domingo, 26 de agosto de 2012

SEJA UM CORREDOR MEDALHISTA PARA DEUS




“... Todo atleta que está treinando suporta exercícios duros porque quer receber uma coroa “medalha” de folhas de ouro, uma medalha, que  aliás não dura muito. Mais nós queremos receber uma coroa “medalha” que dura para sempre” ( I Co.9:25)


Acabamos de assistir um dos eventos mais importantes e empolgantes  do planeta, as olimpíadas em Londres. São muitas as lições que podemos aprender numa competição desse nível.  Duas dessas lições são marcantes: dedicação e perseverança.  Sem exceção, todos os medalhistas vencedores, deram exemplos de dedicação e persistência.

Como cristãos não somos diferentes. A vida cristã é comparada a uma corrida de uma maratona ou se preferir de obstáculos. Há um percurso longo a ser  percorrido, que exige também,  dedicação e perseverança. 

Em todas as modalidades esportivas, há regras ou fundamentos que são vitais na preparação de um atleta.  Na maratona cristã,  há pelos menos cinco fundamentos bíblicos, também vitais para a vida do cristão:

1º-  Fundamento: Misericórdia
 “.... Assim, pois não depende de quem quer ou de quem corre,  mas de usar Deus a sua misericórdia” ( Rm. 9:16).
Na corrida cristã o mérito não está em quem está correndo, mas em Quem o escolheu para a corrida.  Fracassará o corredor que se achar auto-suficiente. O orgulho precede a queda. 
. O fundamento misericórdia vai  gerar  no coração  do  cristão  a humildade. A humildade precede a vitória.

2º-  Fundamento: Obediência
 “ Subi em obediência a uma revelação e lhes expus o evangelho que prega entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para de algum modo, não correr outra corrida em vão”
 ( Gl. 2:2)
Não se tem registros  de um atleta que chegou ao pódio, conquistando uma medalha de ouro, sendo rebelde aos treinamentos e as ordens do seu técnico.  Esse  fundamento obediência não é diferente para os corredores da maratona cristã. Paulo, com seu próprio exemplo de vida,  entendeu que não obedecendo uma revelação divina, transformaria sua corrida em vão.

. O  fundamento  “ obediência”  vai gerar no coração do cristão  eficácia.

 -  Fundamento:  Preservar
 “...  Preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente”  ( Fp. 2:16).

Preservar é um dos exercícios da obediência. O vencedor não inventa, preserva; não cria atalhos, segue em frente;  não queima etapas, enfrenta a vida.
. O fundamento  “ preservar”  vai gerar no coração do cristão qualidade.

4º - Fundamento: Perseverar
 “ ... Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (  I Co 9:24).
Desistir não faz parte da vida de um vencedor. Para o vencedor, perder não é o fim de uma carreira, mas sim a oportunidade para melhorar a sua performance. O corredor cristão não corre para si mesmo, corre para Jesus.  Quem levará o prêmio é o Senhor Jesus.  Persistir na corrida cristã motivará outros a não desistirem.

Paulo nos dá uma grande lição de corrida cristã, quando diz:
 “... Não que eu tenha recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também Fui conquistado por Cristo Jesus” ( Fp. 3:12-14)

. O fundamento  “perseverar”  vai gerar  motivação nas pessoas. 

5º-  Fundamento: Fidelidade
“.... Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” ( 2 Tm. 4:7,8)
Fidelidade é o fundamento que levará o cristão a chegar ao seu destino final: cruzar a linha de chegada.  Nesta longa maratona da vida: contou com a misericórdia do Senhor;  foi obediente a missão e a Palavra de Deus;  preservou os valores cristãos;  e,  perseverou nos momentos de grandes dificuldades.

. O fundamento “ fidelidade”  vai gerar no coração um sentimento de dever cumprido -  gerando também resultados definitivos. A medalha estará garantida.

Refletindo:
. Como cristão, como está a sua corrida?
. Você tem entendido que sua vida é movida pela misericórdia do Senhor, que se renova a cada manhã?
. Você tem sido obediente ao chamado do Senhor? Preservado os valores cristãos? Perseverado diante das tribulações? Fidelidade tem sido sua marca registrada.

Deus o abençoe e o faça um medalhista vencedor.  Amem!

Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário