domingo, 2 de setembro de 2012

AVALIE COMO VAI A SUA SAÚDE RELACIONAL...




“... Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”
( 1 Pedro 3:11)


O homem é um se relacional por criação. Deus ao criar o homem,  disse:  “ Não é bom que o homem viva  só ”.  Significa que a criatura deve relacionar-se com o Criador e com as demais  da mesma espécie. Veja a figura:  é auto aplicativa.

Os relacionamentos interpessoais são tão  importante, que o Senhor Jesus dedicou boa parte dos seus ensinos tratando dessa questão.
 No conhecido “ Sermão do Monte”  relatados  em Mateus: cap. 5 a 7, nos conduz a um auto exame  como anda a nossa saúde relacional,  uma espécie de tomografia computadorizada   do coração.


 Relacionamento e padrões de conduta são interligados. Quando os padrões são saudáveis geram relacionamentos saudáveis. Se você é do tipo de pessoa que não consegue relacionar-se, então, avalie que tipos de padrões você tem adotado, e se precisam se revistos.

FAÇA A SUA PRÓPRIA AVALIÇÃO PESSOAL  DE 0 A 10   QUE NOTA  DARIA PARA A SUA SAUDE RELACIONAL?:
1º-  Tenho concentrado minhas atenções nas minhas próprias falhas, antes de fazer qualquer tipo de julgamento a outra pessoa?

“... Não julgueis, para que vocês  não sejam julgados (...) porque  você repara no cisco que está no olho do seu irmão,e não se dá conta da trave que está em seu próprio olho? Como você pode dizer a seu próprio irmão: “ Deixe-me tirar o cisco do seu olho” quando há uma trave no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” ( 7:1-5)

Se  o  princípio da "trave " e do "cisco ",  na forma que a Bíblia ensina, for aplicado em sua vida, certamente você desfrutará de uma boa saúde relacional.  Se  o seu padrão de conduta é querer mudar o outro,  a qualquer custo;  o princípio aqui, é:  concentre-se  em mudar você mesmo. Quem sabe o que está em você é maior do que está no outro. ( Nota:.......)

2º-    O  meu padrão de conduta é focado  com atitudes  em servir?

“... Jesus disse aos seus discípulos “ quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e  quem quiser ser o primeiro deverá ser o servo de todos”  ( Marcos 10:42-45)
Se o seu  padrão de conduta é de  só querer receber  e não de  compartilhar a vida, então, repense e revise esse padrão.  O princípio de servir habilitará  você a conquistas de liderança saudável.  ( Nota:......)

3º-   O  meu padrão de conduta respeita os sentimentos, os pensamentos e as opiniões das pessoas?

“ ...Se vós, contudo, observais a lei  régia segundo as  Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado...” ( Tiago 2:8,9)

Os sentimentos, os pensamentos e as opiniões são valores invioláveis.  Para um relacionamento saudável,  esses valores individuais devem ser preservados e respeitados  – por exemplo:

. Não julgue,  ninguém ,  por não pensar como você pensa; cada pessoa tem o direito de ter opinião própria.

.  Não despreze, ninguém, pelo fato de crer de maneira diferente de você: apenas,  ame-o.

. Não transfira seus erros para outros. Não justifique os seus erros, corrige-os.
( Nota: .......)

4º-  Tenho assumido as minhas próprias responsabilidades?

“... Cada um examine os próprios atos,  e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga”
 ( Tiago 6.4,5).
Relacionamento pautado nesse principio, evitará muitas discussões tolas, separações conjugais e divisões. O princípio é simples: cada indivíduo, com a ajuda de Deus, é responsável por sua própria  felicidade. A felicidade é o resultado de padrões  saudáveis, sempre visando o bem do próximo.

Princípio intransferivel,  cada pessoa responderá, não a você, mas a Deus. Assim, como você, todos compareceremos diante do julgamento de Deus, de modo que não há espaço para a prática de justiça própria. ( Nota: .......)

Como foi o seu teste? ( Some as quatro notas e divida por 4  = Nota:..........)

-  Detectou algum tipo de padrão que precisa de ajustes para melhorar a sua saúde relacional?  
- Se precisar de ajuda, busque-a. A sua inclusão nesse processo, só acrescentará benefícios. Você contribuirá por um mundo melhor.   Amem!

Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário