domingo, 11 de novembro de 2012

SOU UM CRISTÃO, O QUE TUDO SE FEZ NOVO EM MIM?



“... Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo



É bem mais confortável desenvolver um tema onde a nossa opinião tende a conduzir onde queremos chegar.  A  questão a refletir não se trata de uma opinião pessoal, mas à luz da Bíblia, dar a você a oportunidade de pensar: Sou um cristão, o  que tudo se fez novo em mim?

Não se trata de uma pergunta qualquer. Uma indagação  chave para entendermos sobre o que fazer com a vida quando nos tornamos cristãos.  Também não se trata apenas de mudar padrões espirituais, éticos e morais. Poderemos mudar costumes, hábitos e práticas religiosas sem  sermos transformados em uma nova criatura.

A Bíblia assegura,  que “ ... se alguém está em Cristo, nova criatura  é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” ( 2 Co 5:17).  O que você  entende  quando a Bíblia diz   eis que tudo se fez novo”?  .

1-    Você  crê  que “tudo se fez novo  porque você   não vive mais para si mesmo?

“... Ele (Jesus) morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas por aquele que por eles morreu e ressuscitou”
 ( 2 Co 5:15)
O “tudo se fez  novo”  é crer que quando vivemos para Cristo, novas perspectivas renascem na vida.  Embora  a velha  natureza ainda persista,   deixou de ter importância. Um novo horizonte renasce. Nasce uma nova identidade.
 Você  tem entendido  assim, o “ novo”  tem sido real na sua vida ?

2-    Você crê que  “ tudo se fez novo” porque a sua confissão de fé não se dá  apenas  por  palavras,  mas com um testemunho autêntico e eficaz?

“... nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus” ( Mateus 7:21)

O  “tudo se fez Novo”  nos conduz a uma confissão de fé genuína, de obediência e fidelidade a Deus.  Significa Deixar de praticar religião,  para viver uma   firmada em Cristo.  A exemplo de Paulo que ousava em testemunhar  “ para mim o viver é Cristo”.

. Sua confissão de fé testifica  que Jesus é Senhor da sua vida?

3-    Você  crê que  “ tudo se fez novo”  exclui  da sua vida   todo tipo de práticas  que Deus não aprova?  Vamos dar alguns exemplos:

3.1 -    Como você  lida com o seu   dinheiro e  nos seus  negócios?

Você se encaixa com o  sistema  financeiro do mundo  ou  no modelo de Deus? O que a bíblia  diz sobre esta questão?

“... Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas....” ( 1 Ts.4:6)

Para você “ tudo se fez novo”  significa que a natureza carnal, consumista e  materialista não faz parte mais da sua prática de vida? A palavra empenhada, nos negócios  e nos relacionamentos glorificam a Deus?
. Como você se avalia nesta área de sua vida?

3.2-  Se você é casado ou casada como  lida  com os conflitos no seu casamento?

Enquanto o sistema do mundo tem banalizado o casamento, a Bíblia é enfática em afirmar:
“.... ... Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o divórcio...” ( Mal. 2:15b – 16)
Você crê que Deus não errou ao criar o casamento?  Que as escolhas  inconsequentes  dos parceiros,  a imaturidade e o despreparo, são alguns  motivos que causam conflitos e levam ao divórcio?

Você crê que o  “ tudo se fez novo”, mesmo em situações conflitantes, sempre haverá uma saída para restaurar os relacionamentos? Que a exemplo do primeiro milagre de Jesus,  deu-se  num casamento,   evidenciando com isso, que o seu poder sempre estará  a disposição  para novos milagres?

. Você crê e confia nesta providência divina?

3.3-   Você crê que Deus não aprova  práticas sexuais ilícitas?
Você Crê que  “ o tudo se fez novo”   inclui  o abandono de práticas e padrões que o mundo pratica?  A prática sexual deve ser no padrão de Deus. O sexo é uma celebração no casamento, fora dele, estará totalmente na contra mão do padrão de Deus. Voce concorda com este princípio?
. Como você tem se posicionado com este tipo de prática?

Para a sua reflexão:

"...eis que tudo se fez novo", é um estilo de vida que só começa com o novo nascimento. Renascer para uma nova  vida nos conduz a novos desafios que o mundo não conhece e não pode proporcionar.
Como  cristão voce entende que somos agentes de transformação e que   o mundo precisa ver, em cada um de  nós,  estas marcas  do “ eis que tudo se fez novo”. 
Você tem pago esse preço? Pense nissso!...

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário