domingo, 6 de janeiro de 2013

ESTILO DE VIDA DE UM DISCIPULO DE JESUS


"E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos , disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me” ( Marcos 8:34)

 

O estilo de vida  de um discípulo de Jesus passa por vários níveis de experiência.  Vamos  destacar alguns desses níveis,  desejando que você  comece bem a jornada de 2013.   
 
O  DIS CIP ULO  em  três níveis de experiência.  

1º- NÍVEL ( DIS )  –   UM ESTILO DE VIDA  DE PURA FÉ

Dependência de Deus    ( Eclesiastes  3:14 )   
Depender de Deus em tudo é a decisão mais sensata que uma pessoa deve tomar na vida. Essa dependência só terá sentido, quando conhecemos o  propósito que Deus traçou para nossa vida e cumpri-lo fielmente.  Qual o seu nível de dependência de Deus?

Instruído na palavra de Deus   ( 2 Timóteo 3:16,17  )
A Bíblia é o manual do fabricante.  A sua aplicação:   a) moldar o nosso caráter ; b) estabelecer um padrão único de conduta; c) proteger-nos da falsificação; d)  capacitar-nos para os embates da jornada.  Quem não está instruído na Palavra de Deus, não está apto  para  ensinar, para repreender e instruir em justiça.
Como você se avalia, ouvinte ou praticante?

Sacrifício de cruz   ( Marcos 8:34-37 ;  Gál. 2:20)
O Senhor  Jesus cita três requisitos para aqueles que querem ser seus discípulos:
1) Devem negar a si mesmo;  2) devem tomar a sua cruz; 3) devem segui-lo.
O discípulo não é  apenas um seguidor de Cristo ele pertence a Cristo ( Gal. 2:20).  Ele morre e vive por Cristo.  Está disposto a pagar o preço  em seu lar, onde  estuda, onde trabalha, na sua vida amorosa e em seus relacionamentos familiares.  É um estilo de vida  de sacrifício de cruz.
Para você o que significa  “ tomar sua  Cruz” ?

 
2º- NÍVEL ( CIP ) -   UM ESTILO DE VIDA   COMPARTILHADA

Compartilha a vida com o  outro  ( Provérbios  27:17 )
Compartilhar a vida um com o outro    traz  benefícios.  Compartilhar ideias, desenvolver projetos, faz parte da vida de cada um de nós. Todos ganham.
Ferramenta sem uso enferruja. Quando  é muito usada o seu corte fica “cego",  precisa “afiar o corte”.  Se as ferramentas que o Senhor nos dá ( que são nossas habilidades, dons) estiverem enferrujadas, ou com pouco corte, é preciso afiá-las.  Quando compartilhamos nossa vida, um com outro, estamos nos tornando mais habilitados a praticar a  vida cristã.  
 Você considera importante compartilhar a vida?

Investe  em novos discípulo    (Mateus 28.19,20)
Investir em novos discípulos é prioridade n. 01  da Igreja.   Não é uma atividade,  é uma missão.  Não é uma opção,  é uma obrigação. Não é uma designação apenas para lideres,  mas para todos os crentes. Nem todos recebemos  o dom de evangelista,  mas todos recebemos os dons necessários para engajarmos na tarefa da grande comissão .
 Você crê que investir em novos discípulos é prioridade de cada crente?

Promove a pacificação    (Mateus 5:9)   
Filhos de Deus promovem a paz.  A discórdia e  a divisão são promoções  do inferno.    O pacificador antecipa os problemas e lida  com eles antes que  aconteçam os conflitos.  Hebreus 12:14  diz: 
“ Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual,  ninguém verá  o Senhor”.  A santidade anda lado a lado com uma vida de paz. Um relacionamento correto com Deus nos leva a relacionamentos corretos com os nossos irmãos. 
Você se vê uma pessoa pacificadora?
 
3º-  NIVEL ( ULO )  -   UM ESTILO DE VIDA  DE  DECISÃO PESSOAL

Ultrapassa  suas limitações       ( Salmos 145:14,16)
Podemos ir além do ponto em que  já chegamos.  Os medalhistas  nunca param na sua última marca.  Sempre acha força para superá-la na competição seguinte.  O Senhor sustenta a  todos os que caem e levanta a todos os abatidos. O medo de fracassar novamente ou  será se consigo? São  algumas armas, de Satanás, para neutralizar as forças, as habilidades  para não  gerarmos  frutos para Deus. 
Você pode Compartilhar  um exemplo de superação?

Lucra com as perdas      (Filipenses 3: 7,8)
Paulo estava perdendo a sua patente militar, sua reputação de um fariseu, todo sucesso adquirido, para obter um outro tipo de lucro: “pela experiência do conhecimento de Cristo Jesus”.  Esse tipo de decisão é loucura para o mundo que é ávido por lucros 
Considere os seus valores. Alguns deles você tem colocado acima do seu relacionamento com Cristo?

Organiza  o seu crescimento  pessoal       ( Filipenses 3:12-14))
Uma vida desorganizada é como andar no escuro. Não  sabe onde está pisando e se está no rumo certo. A desorganização pode gerar dois tipos de pessoas: 1) Negligente; 2) Desperdiçador. Os dois são  irmãos.  “ O negligente  na sua obra é irmão do desperdiçador” ( Pv. 18:9).  
Na sua  opinião  uma vida desorganizada  pode prejudicar áreas importantes da vida? Por que?

Reflexão:
Comece 2013 refletindo sobre o seu estilo de vida.  É parecido com um discípulo de Jesus?
O que precisa ser mudado? Organize a sua vida e o seu crescimento pessoal. Vença as suas limitações.  Pela fé, pense em coisas grandes para Deus.  Amem!
                             Tudo  por amor a Cristo!


NOTA DE LOUVOR!
ESTAMOS DE ANIVERSÁRIO!   NOSSO BLOG MEDITAÇÕES COMPLETA, HOJE, SEU PRIMEIRO ANO. LOUVAMOS A DEUS PELA SUA PARCERIA NESTE MINISTÉRIO.  UM BALANÇO POSITIVO: FORAM  10.010 ACESSOS , 61 MENSAGENS PUBLICADAS E DEZENAS DE SEGUIDORES.
GLORIAS A DEUS!!!!!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário