domingo, 10 de fevereiro de 2013

O TESTE DAS ÁGUAS - CONHEÇA A PROFUNDIDADE DA SUA FÉ





“... e me fez passar pelas águas....” 
( Ezequiel 47:b)




Extraordinária a visão de Ezequiel narrada no cap. 47, ao mesmo tempo desafiadora  para nós cristãos.  Conduz-nos  a uma  profunda reflexão sobre o nível  em que estamos de  comprometimento com a Causa do Evangelho.

Os níveis da nossa fé, do nosso crescimento espiritual e do comprometimento com a causa do Evangelho,  estão  sendo medidos a cada dia da nossa vida:  Esse , “... e me fez passar pelas águas.....”,  não é uma opção do cristão é um teste importante se estamos nos preparando adequadamente  para o exercício da fé cristã.

Faça você mesmo o seu próprio teste das águas -  conheça a profundidade de sua fé:

 Teste:  Uma fé que não vai além da experiência da conversão

( v, 3c )....    “... Águas até os tornozelos”

Uma profundidade ideal para uma criança tomar o seu banho tranqüilo, sem correr nenhum risco. Na prática cristã significa  um cristianismo que se contenta com o batismo e a salvação. São crentes que permanecem no ponto que nasceram espiritualmente.  Não se interessam em aprofundar-se no estudo da Bíblia, na Oração e no Serviço Cristão.  Gostam só de leite como as criancinhas. Tornam-se crentes imaturos, dependentes e que estão sempre precisando  da ajuda espiritual de outras pessoas por situações até insignificantes. Todos iniciamos neste nível de fé, somos encorajados  a crescer e experimentar águas mais  profundas.

2º Teste: Uma fé que anda na dependência de Deus

( v. 4).... “ Águas até os joelhos”

Os crentes desta medida, dobram os seus joelhos frequentemente diante de Deus.  Começam todos os seus trabalhos com oração.  São assíduos aos cultos de oração.  Firmam os seus pés, para andarem no  caminho de Jesus.  Humilham-se diante da potente mão de Deus. São cristãos convictos, com suas orações, sustentam os ministérios da Igreja , as famílias dos crentes, os enfermos são curados, os enfraquecidos sustentados.

3º Teste: Uma fé capaz  de ser colunas no  corpo de Cristo        

(v. 4)....  Águas até ao lombos

A região  lombar que dá sustentação a todo o corpo. Os crentes neste estágio de profundidade cristã,  aprendem, pela oração, pela  fé, carregar e suportar as responsabilidades do corpo de Cristo. Executam fielmente e com alegria,  as tarefas que lhes delegaram .  São como colunas de firmeza no trabalho espiritual.  São fervorosos na evangelização e no trabalho pessoal. Não acham pesado o jugo do Senhor.

4º Teste:  Uma fé que produz permanentemente   o fruto do Espírito

(v.5)  ...  Águas para nadar

 Os cristãos dessa medida, são os que procuram avançar. Desejam um cristianismo mais profundo. Flutuam sobre as águas do Espírito.  Desejam uma comunhão mais íntima com Deus, pois sabe: “ Ele revela o profundo e escondido: conhece o que está em trevas, e com ele mora a Luz” ( Dn 2:22). 

Meditam e examinam as Escrituras  com humildade e sinceridade.  São moderados, pacíficos e  humildes de espírito.  Dependem e confiam inteiramente na graça de Cristo.  Estão nadando para a praia celestial.   Não são atraídos pelas glórias da política, ou da ciência, nem pelas riquezas deste mundo.  São investidores das riquezas  celestiais.

5º Teste: Uma fé que produz muitos frutos para o Reino de Deus

         ( v. 7,12) ...  Águas e muitas árvores...”

Tais crentes, são como árvores plantadas às margens do rio, produzem frutos abundantes. São abençoados e abençoadores. Vivem um bom exemplo de vida em todas circunstâncias e lugares.  São reprodutores de novos discípulos.  São como raios solares, que trazem vida á igreja. “ Tudo quando fizer prosperará” ( Sal. 1º. 3b)

6º Teste: Uma fé que atrai muitas vidas pelo testemunho irrepreensível

(v. 9,10)...   “... Águas boas, muitos peixes

São cristãos que vivem o quinto evangelho, através de um testemunho intocável.  Pelos testemunhos e amor a Cristo, levam muitas almas ao caminho da salvação. Entenderam a missão dada por Jesus: “ e eu vos farei pescadores de homens”.     As águas do espírito que correm, através das vidas destes crentes, criam um ambiente salutar na igreja.   São amáveis, cuidam e zelam do testemunho para não escandalizar os pequenos irmãos.  Não querem dominar, mas obedecer.  Entristecem-se pela vaidade e orgulho mundanos.  Caminham de força em força.  Não correm atrás das  “novidades” são perseverantes.

Aplicação:   Como você se saiu neste teste das águas?

 É uma oportunidade ímpar  para você rever o  nível de profundidade de  sua fé, de seu

 crescimento espiritual  e do seu   comprometimento com a Obra do Senhor.

Uma palavra de encorajamento para você purificar-se  mais e mais  qualificando-se melhor    a ser um pescador de almas.   Amem!

Por amor a Cristo!

Um comentário:

  1. Queridos Arão e Elzi, vc são realmente muitos usados por Deus, obrigada pela palavra abençoadora, tocou direto em meu coração.

    ResponderExcluir