quinta-feira, 16 de maio de 2013

O HOMEM MODERNO E OS SEUS DESAFIOS


“... e vos revistais do Novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedente da verdade” ( Ef. 4:24)

A vida moderna tem consumido o sono de muitos homens. A competição de mercado em todas as áreas, o estimulo de conquistar sonhos e a ênfase em ter riquezas para ser alguém, são alguns ingredientes que contribuem para que o  homem moderno viva em permanente estado de estresse.
Basicamente dois tipos de pressões o homem moderno sofre: do tempo e do dinheiro.  Precisa correr contra o tempo para formar uma boa base profissional ou empresarial.  Por conta disso, dedica-se intensamente  no trabalho,  consumindo quase toda  sua energia pouco  sobrando para dividir   com  a esposa, filhos e consigo mesmo.

Dois pensamentos passam pela  mente do homem moderno:
1)  Se optar por dar mais tempo à família, aos amigos, atividades religiosa e a comunidade, em alguns anos será uma pessoa melhor, casamento e filhos estruturados, bons amigos; mas,  com  sérios problemas financeiros, com sua vida profissional “sucateada”por falta de treinamentos, reciclagens, viagens, encontros, etc;
2)  Se resolve optar pela carreira ou empreendedorismo, deixa de lado outras coisas que poderiam fazer sua vida mais prazerosa.  Chega aos 40 anos, com uma boa situação financeira, um maravilhoso sucesso profissional; no entanto, o casamento a beira de um divórcio, filhos revoltados,  saúde abalada, irritabilidade anormal,  poucos amigos.

Como saber se estou fazendo a melhor opção? Algumas ideias que a Bíblia nos aponta: 

1º-  Semeie sementes de boa qualidade nas áreas importantes da vida
“... Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado” ( I Cor 15:38)
Não semeie qualquer semente. Uma boa semente lançada num solo produtivo é a base de uma boa colheita.  Na lei da semeadura o seu resultado é proporcional a quantidade que se plantou. Mas na lei da vida, não é a quantidade que colhemos que nos torna mais felizes e realizados; mas a qualidade das sementes que semeamos.  A qualidade do tempo, da dedicação, do amor, da persistência, são alguma das sementes que precisam de boa qualidade.  Semeie boas sementes no campo profissional, no casamento, amizades sólidas e você colherá bons resultados.

2º-   Semeie no que você tem de  melhor
“... não despreze o dom que há em ti....”
Todo indivíduo nasce com habilidades próprias.  A questão é descobri-las desde cedo na vida e desenvolve-las, eficazmente.   É melhor fazer uma só coisa,  com habilidade e  excelência, que muitas outras  coisas  ao mesmo tempo sem qualidade e propósito.  Concentre-se em algo que lhe torne um realizador.  Não desperdice o seu melhor, potencialize o máximo que puder.

3º-  Estabeleça as prioridades mais importantes da vida
“... Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas as coisas” ( Mt. 6:33)
Você já decidiu quais são as prioridades mais importantes da sua vida?  Qual o grau de importância cada uma delas tem para sua vida?  Você já fez essa pergunta a Deus: Senhor, qual é o propósito que tens para a minha vida? Onde o Senhor quer me levar?  São perguntas que somente Deus tem as respostas.  Qualquer  resposta que não venha de Deus não é verdadeira.

4º - Faça um bom planejamento de vida
“.... Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida” ( Pv. 24:27)
Conhecendo as prioridades o passo seguinte um bom planejamento. Estabeleça metas. Calcule os custos, financeiros, físico, emocional, intelectual e espiritual que você terá que investir. Peça ajuda de pessoas  que tenham bons exemplos de vida e com larga  experiências na área que você está abraçando.  Seja um homem com decisões  modernas, sem desprezar os princípios  antigos de  boa conduta, fidelidade, honestidade e caráter aprovado.
 
Refletindo:
Reflita sobre as questões abordadas.  Se há algo a fazer,  seja corretivamente ou radicalmente,  não deixe para depois. Tome decisões firmes, modernas,  sem negociar os valores antigos, jamais antiquados. Veja a bicicleta, nosso exemplo,  nunca será antiquada,  continua sendo uma solução de transportes em grandes centros urbanos. Sem contar com a performance para nossa saúde.  É Isso!

Precisamos de você:
Comemoramos neste dia 15  de maio, 37 anos  de  abençoado casamento. Estaremos comemorando visitando um dos nossos campos missionários, Porto Alegre, e um passeio nas Serras Gaúchas. Momento de celebração e gratidão. Ore por nós, para esta viagem e  pelo nosso ministério em
"  Lutar por familiar Fortes e Abençoadas."    "e de    Homens comprometidos no seu casamento e com sua família."

 Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário