sábado, 25 de maio de 2013

OS CINCO "Ts" IMPORTANTES DA VIDA

 
 
 
“... Tema a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” ( Ecl. 12:13 )
 
 
 
Abra a sua mão e coloque em  cada dedo os cinco “Ts”  importantes da sua vida,  que são:  Tempo;  Talentos;  Trabalho;  Tesouro;  Triunfo.  O que você tem feito  deles?  Reflita conosco o valor que cada um desses valores representa em nossa vida:

1º-  TEMPO
“... Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para  todo propósito debaixo do céu...” ( Ecl. 3:1)
O tempo é um bem precioso disponível igualmente a todas as pessoas.   O tempo não acaba quando termina o tempo de vida na terra.   Faça o seguinte  exercício:
Trace uma linha reta infinita    < ................................................................ >. 

Coloque um pontinho na linha marcando sua idade hoje. Pense na expectativa de vida que terá pela frente. Coloque um outro pontinho, indicando o fim de seus dias.  Quantos anos você calculou que  pode ainda viver na Terra? Compare essa conta de dias com a eternidade? Infinitamente menor não é mesmo?

Eclesiastes diz, que  há tempo para todo propósito debaixo do céu .  O tempo que Deus lhe deu é para ser bem utilizado naquilo que for útil.  Nunca devemos  tirar os olhos da eternidade.  Os atrativos do mundo bloqueiam a visão de olharmos a vida além dos muros terrenos.  O tempo perde o seu verdadeiro propósito.

2º- TALENTOS
“... e  a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade...” ( Mt. 25:15ª)
Os  talentos são dádivas de Deus. São habilidades  naturais que fazem da vida   útil e produtiva.  Não se preocupe, Deus  não  cobrará de você aquilo que não delegou fazer.  Os  talentos são  proporcionais  a capacidade de cada um. Prestaremos contas a Deus apenas as tarefas  que nossas forças e habilidades podem  executar.  

3º- TRABALHO
“... Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem ( Salmos 128:2

O trabalho é tão importante que Deus ao criar os mandamentos ordenou:    Seis dias trabalharás...”. O apóstolo Paulo Escreveu: “ Se alguém não quer trabalhar; também não coma” ( 2 Tes. 3.10).
Um dos propósitos do trabalho é desenvolver o caráter. Enquanto o carpinteiro está construindo uma casa,  a casa está construindo o carpinteiro.  O  trabalho não é meramente uma tarefa projetada para se ganhar dinheiro; é também, a maneia que Deus utiliza para produzir um caráter santo na vida do trabalhador.

4º-  TESOURO
“... Onde tiver o vosso tesouro,  aí estará também o vosso coração 
( Mt. 6:21)
É a contabilização positiva de todos os investimentos que fazemos com a nossa vida. Inclui: a saúde, a família, os bens materiais, os bens espirituais,  os relacionamentos, etc.    O tesouro mais precioso é o temor do Senhor.  O Salmo128:1-2, descreve as recompensas de quem teme a Deus:  “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem....”  

5º TRIUNFO
“.. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento”

( 2 Co 2:14)
Triunfar é superar as adversidades da vida, não se deixar abater com as momentâneas derrotas. Cristo é o nosso triunfo, nosso troféu de vitória.

  Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, e triunfando deles na cruz” ( Col. 2:1,15). 

Quem está em Cristo triunfará. Mesmo que esteja contabilizando grandes perdas na vida.  O triunfo é medido pela fé, nAquele que tudo pode.  Triunfar é viver uma fé capaz de ver o invisível : 
 “ Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” ( Jó 19:25).

Reflita
Pare! Pense!Pergunte:  O que tenho feito do meu tempo, talentos,  trabalho, riquezas?
Tenho triunfado diante dos desafios e lutas?
 Se há algo que precisa de concerto com Deus, receba esse momento como uma oportunidade. Amem!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário