segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A IGREJA ESTÁ SUJEITA A ENFERMIDADE? POR SER UM CORPO ESPIRITUAL PRECISA DO PERDÃO E DA CURA DE DEUS?


“...  E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”
( 2  Crônicas 7:14)
O texto em referencia  está sendo dirigido  ao povo de Israel como nação. Aplicando esta palavra para o contexto de nossos dias certamente o destino seria  à nação santa, que  o apóstolo Pedro se refere em  1 Pedro 2:9:  “ geração eleita, o povo adquirido”.
A  nação santa a que Pedro se refere  é a Igreja de Jesus Cristo. O mesmo zelo e critério que Deus usou para com o povo de Israel usará  para com a sua Igreja. A Igreja de Jesus como corpo espiritual está sujeita a enfermidades?  Precisa do perdão e da cura de Deus? 
Para a nação de Israel o Senhor Deus apresentou quatro condições para receber o seu perdão e a  cura:
 
1ª-   Se humilhar:  admitir os pecados cometidos  
“....  se humilhar....”
Humilhar é um ato de submissão. Esdras liderou a reconstrução de Jerusalém começando pela confissão dos pecados, faz a seguinte oração de súplica:
“ .... levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus, e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus...” ( Esdras 9:5,6).
Se Esdras vivesse nos dias atuais, teria motivos para humilhar-se diante de Deus como o fez no passado?  Há alguma semelhança com a  igreja de Jesus  Cristo  na sua conduta moral e espiritual?  Então,  este é o primeiro passo para receber  o perdão de Deus a cura.

2ª-  Oração e suplica de perdão
 “... ... e orar...”
A oração é um instrumento poderoso de adoração, de proteção e de cura. Não se trata de um tipo de oração mecânica, repetitiva, sem quebrantamento.  Paulo faz  a seguinte exortação aos crentes em Éfeso:   “ Com toda oração e súplica em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”( Efésios 6:18).
A saúde espiritual da igreja está ligada a saúde espiritual dos seus membros.  Tiago fala do perdão de Deus dos pecados e da cura de enfermidades,  através da confissão e da oração da fé  ( Tiago 5:15,16).
Se na igreja de Jesus Cristo encontramos crentes enfermos espirituais, emocionais e físicos, não são evidências que este  principio bíblico pode  estar sendo negligenciado pela Igreja?  Então, este é o segundo passo para receber o perdão e a cura de Deus.

3- Busca contínua de Deus
“... buscar a minha face....”
Buscar a Deus é um ato contínuo, um estilo de vida. A Igreja de Jesus não precisa de nenhum recurso adicional para cumprir a sua missão na terra.  O apóstolo Paulo faz a seguinte exortação a igreja em Colossos: “ Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscais as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra ”
( Col. 3: 1,2)
Quando a igreja de Jesus não busca o poder do alto e não se submete ao controle absoluto do Espírito Santo, deixa de ensinar e viver  a Palavra de Deus, terá mesmo que buscar socorro dos recursos da terra. São sintomas de uma  igreja doente e  que precisa do perdão e da cura de Deus.
 
4ª -  Abandonar o comportamento pecaminoso
“... Se converter dos  seus maus caminhos...”
Esse  texto  é muito  praticado no convencimento do pecador para entregar a sua vida a Cristo.  No entanto, esta palavra foi dirigida ao povo de Israel, como nação. Extensivamente aplicada  ao povo de Deus da Nova Aliança.

As sete igrejas do Apocalipse  é uma radiografia das igrejas locais de nossos dias.  Com qual delas a sua igreja se identifica?

. A Igreja em Éfeso          ( 2:1-7)        Perdeu a paixão do primeiro amor”
. A Igreja em Esmirna      ( 2.8-11)      Fiel –  aprovada “
. A Igreja em Pérgamo    ( 2:12-17)  “ Tolera Imoralidade, Idolatria, heresia”
. A Igreja em Tiatira        ( 2:18-29)   “ Tolera culto idólatra e imoralidade”
. A Igreja em Sárdis         ( 3:1-6)       “ Uma Igreja morta “
. A Igreja em Filadélfia    ( 3:7-13)     “ Fiel – aprovada “
. A Igreja em Laodicéia   (3:7-13)      “ Indiferente “
 
Importante ressaltar que essas igrejas não tinham muito tempo de organização e já estavam doentes. Apenas duas igrejas eram fiéis e saudáveis.  

Refletindo:
Você sendo um cristão comprometido com a Igreja do Senhor Jesus Cristo, o  que pensa a respeito?  Refletindo sinceramente como está a saúde da igreja que você faz parte? Quanto a você como está  a sua  saúde espiritual?

Por amor a Cristo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário