sábado, 10 de agosto de 2013

OS DESAFIOS DO PAI MODERNO!

 O dia dos pais deve ser de comemoração mais de muita reflexão. Reflexão para entender nosso verdadeiro papel de pais.  O que de fato  é mais importante, como  colocar as prioridades no seu devido lugar. A história narrada abaixo é real, de um  pai que experimentou perdas irreparáveis,  ´não se trata de um fato isolado  é uma  representação da história de muitos pais. Confesso que a minha própria  história de vida  pela misericórdia de Deus não chegou a um desfecho angustiante  como desse pai.
 
(... se você é pai  leia refletindo sobre a sua própria vida).

 “ O pai moderno, muitas vezes perplexo e angustiado, passa a vida inteira correndo como um louco em busca do futuro e esquecendo-se do agora. Nessa luta, renuncia ao presente. Com prazer e orgulho, a cada ano preenche sua declaração de bens para imposto de renda. Cada nova linha acrescida foi produto de muito trabalho. Lotes, casas, apartamentos, sítio, casa de praia, automóvel do ano, tudo isso custou dias, semanas, meses de luta, mas ele está sedimentando o futuro de sua família. Se partir de repente, já cumpriu sua missão e não vai deixá-la desamparada.
 
Para ir escrevendo, cada vez mais linhas na sua relação de bens, ele não se contenta com um emprego. É preciso ter dois ou três, vender parte das férias, levar serviço para casa. É um tal de viajar, almoçar fora, fazer reuniões, preencher a agenda, etc..., afinal, um executivo dinâmico não pode fraquejar.
 
Esse homem se esquece de que a verdadeira declaração de bens, o valor que efetivamente conta, está em outra página do formulário do Imposto de Renda – naquelas modestas linhas, quase escondidas, onde se lê: relação de dependentes. São os filhos que colocou no mundo, aquém deve dedicar o melhor do seu tempo.
 
Os filhos, novos demais, não estão interessados em propriedades e no aumento da renda. Eles só querem um pai para conviver, dialogar, brincar. Os anos passam, os meninos crescem, e o pai nem percebe, porque se entregou de tal forma à construção do futuro, que não participou de suas pequenas alegrias; não os levou ou os buscou no colégio; nunca foi a uma festa infantil; não teve tempo para assistir a coroação de sua filha como Rainha da Primavera. Um executivo não deve desviar sua atenção para essas bobagens. São coisas para desocupados.
 
Há filhos órfãos de pais vivos porque estão “entregues” – o pai, para um lado a mãe, para outro e a família desintegrada, sem amor, sem diálogo, sem convivência. É esta convivência que solidifica a fraternidade entre irmãos, abre caminho no coração, elimina problemas e resolve as coisas na base do entendimento. Há irmãos crescendo como verdadeiros estranhos, que só se encontram de passagem em casa. E para ver os pais, é quase preciso marcar hora.
 
Depois de uma dramática experiência pessoal e familiar vivida, a mensagem que tenho para dar é: não há tempo melhor aplicado do que aquele destinado aos filhos.
 
Dos 18 anos de casados, passei 15 absorvido por muitas tarefas, envolvido em várias
ocupações e totalmente entregue a um objetivo único e prioritário: construir o futuro para três filhos e minha mulher. Isso me custou longos afastamentos de casa; viagens, estágios, cursos, plantões no jornal, madrugadas no estúdio da televisão...
Uma vida sempre agitada, tormentosa e apaixonante, na dedicação à profissão – que foi, na verdade, mais do que minha família.
 
Agora, estou aqui com o resultado de tanto esforço: construí o futuro penosamente, e não sei o que fazer com ele, depois da perda de Luiz Otávio e Priscila.
 
De que vale tudo que juntei, se esses filhos não estão mais aqui, para aproveitar isso com a gente? Se o resultado de 30 anos de trabalho fosse consumido agora por um incêndio e, desses bens todos, não restasse mais do que cinzas, isso não teria a menor importância; não ia provocar o menor abalo em nossa vida, porque a escala de valores mudou e o dinheiro passou a ter peso mínimo e relativo em tudo.
 
Se o dinheiro não foi capaz de comprar a cura do meu filho que se drogou e     morreu; não foi capaz de evitar que minha filhinha, saísse de casa e se prostituísse, e dela não tenho notícias, para que serve? Para que ser escravo dele?
 
Eu trocaria – explodindo de felicidade – todas as linhas de declaração de bens por duas únicas que tive que retirar da relação de dependentes: os nomes de Luiz Otávio e de Priscila. E como doeu retirar essas linhas na declaração de 1986, no ano base de 1985. Luiz Otávio morreu aos 14 anos e Priscila fugiu um mês antes de completar 15 Anos “   (Extraído do Atuação nº 118, pág. 4 de nov/dez 2002  Hélio Fraga - Jornalista em Belo Horizonte – MG)

REFLETINDO:                                       
Sensibilizamos com a dor desse pai.  Congratulamos com a sua coragem em compartilhar sua história de vida. Sem dúvida, trata-se de  uma contribuição de valor inestimável para todos nós pais.  A  Você pai,  se sua história é marcada por angustias e perdas,  o nosso  Pai do Céu é fiel para ajudar você a superar as adversidades. 
Como pais busquemos sabedoria divina para cumprir nossa sublime tarefa. Deus abençoe a todos os pais. Deixo com vocês o Salmo 128. O Salmo do homem que anda com Deus.
Por amor a Cristo! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário