domingo, 1 de setembro de 2013

SÓ FAZ DIFERENÇA NO MUNDO QUEM POSSUI "VIDA CRISTÃ EXCELENTE"





“... Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro,
o persa ( Dn. 6:28)


A história da humanidade é marcada por personagens que FIZERAM a história  e por outras que Destruíram a história.  Apenas homens e mulheres de “espírito excelente”  são capazes de contribuir positivamente para a história de um povo.
Daniel é uma dessas personagens.  Vivendo em exílio Babilônico, no momento difícil da história do povo Hebreu,  faz a diferença  promovendo uma  revolução que muda a história de um reinado.

Quatro virtudes de “ Espírito Excelente “ aprendemos com Daniel:

1ª- “ Espírito Excelente” distingue-se dos demais
“ Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente” ( Dn.6:3)

Por ser um exilado seria tarefa difícil para  Daniel competir com os demais presidentes e  cidadãos do seu próprio país. Entretanto, nomeado um dos três presidentes distinguiu-se  entre todos. O texto faz uma distinção ao declarar  “ porque nele havia um espírito excelente”.  Uma virtude que só aqueles que caminham com Deus possuem.

2ª – “ Espírito Excelente” cumpre o seu papel com fidelidade
“... não puderam achar culpa alguma; porque ele era fiel” ( Dn. 6:4)

Uma das virtudes dos que possuem “espírito excelente” é  ser fiel.  A fidelidade é um atributo inegociável  daquele que deseja  marcar  positivamente com sua vida e influência. Daniel desempenhava suas funções com excelência e fidelidade ao seu rei. Não compactuava com corrupção, trapaças, tudo que fazia era com transparência. Os invejosos e oposicionistas até que tentaram encontrar algo que o desabonasse,   “ não puderam achar culpa alguma; porque ele era fiel’.

3ª -  “ Espírito Excelente” torna público a fé que professa,mesmo em ventos contrários
” ... entrou em sua casa, em cima no seu quarto, onde havia janelas abertas  do lado de Jerusalém, e orava e dava graças, diante do seu Deus, como  costumava fazer” ( Dn. 6:10)
Seguramente  esta é a virtude mais difícil do  “ espírito excelente” na vida de Daniel.  Estava em jogo o seu cargo de presidente. Daniel não se preocupou em perder sua posição ou sofrer as consequências do seu ato de afrontar o decreto do rei.  Não mudou sua rotina de um adorador. Publicamente professava sua fé prostrando-se de joelhos , num ato solene e de humildade,  mesmo com os ventos contrários.

4ª- “ Espírito Excelente “  vive no sobrenatural de Deus
“... O meus  Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões” ( Dn. 6:22)
 
O livramento de Daniel foi cem por cento sobrenatural.  Do ponto de vista natural nenhuma chance para Daniel sair vivo numa jaula com leões famintos.  Mesmo que fosse um domador de leões.  O próprio rei declarou que só Deus poderia livrá-lo da boca dos leões : “ O teu Deus,  a quem tu continuamente serves que ele te livre”.

O sobrenatural de Deus entra em ação em favor daquele que continuamente serve a Deus.  Daniel cooperou com Deus de tal forma que provocou uma revolução de tal ordem que o rei baixou um decreto , mudando a historia do seu povo: “ em todo domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre” ( Dn.4:26).

Refletindo:
Você concorda que Deus continua usando pessoas de “Espírito Excelente” para mudar a história de nosso país? Que não serão os “  Lobbys    evangélicos, as passeatas, os protestos, que vão mover o coração de Deus?  Se em cada lugar, público ou privado, houver um homem ,  uma mulher com as  virtudes  de um Daniel, vamos começar uma revolução neste país.

 Por amor a Cristo!
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário