domingo, 22 de setembro de 2013

TIRANDO PROVEITO DAS PROVAÇÕES




“...Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes por todo tipo de aflições”
 ( Tiago 1:2)

 
Uma das questões difíceis da vida é entender o sofrimento e tirar proveito dos momentos difíceis que enfrentamos.  Tiago encoraja o crente a ter grande gozo quando enfrentar situações difíceis; porque as provações nos ensinam  lições importantes na vida, das quais destacaremos:

1ª-  As  provações são oportunidades de crescimento da fé
 “... Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o outro que perece, e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus cristo” ( I Pe 1:7)
As provações exercem um papel importante de refinar a nossa fé, tornando-a mais preciosa  que o ouro refinado. Não se trata de provações provocadas por desastres naturais, nem resultados de colheitas desastrosas por mal semeaduras e escolhas feitas na vida. Mas em  resposta de um mundo ímpio que se opõe aos princípios de Deus,  que não abrimos mão e defendemos a todo custo.  Quando agimos em defesa desses princípios, estamos crescendo na fé e no conceito de Deus.
. Você consegue  identificar uma situação difícil  em que sua fé foi importante?

2ª-  As provações são oportunidades de desenvolver a perseverança
“... Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada” ( Tiago 1:3,4)
A perseverança é uma grande aliada da fé. A fé vê o que estar por acontecer, a perseverança espera acontecer.  Para os cristãos do  primeiro século, desenvolver a perseverança era fundamental.  Para esses cristãos, sofrer era a regra, não a exceção. Neste presente século têm se pregado uma teologia que  o sofrimento deve ser uma exceção e não uma regra.
O apóstolo Paulo encoraja os  cristãos   a continuarem firmes na graça e se  alegrarem na esperança de participar da glória de Deus, alegrando nos sofrimentos, sabendo que os sofrimentos produzem a paciência, e a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. (confira você mesmo  Romanos 5:2-4).

A perseverança é uma  aliada  importante na  caminhada da vida.  Sem ela será quase impossível você  enfrentar as estações da vida, sem queimar etapas e projetos importantes.  Quando chegar ao ciclo da maturidade ou da melhor idade, você poderá dizer como Paulo: “ Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé” ( 2 Tm. 4:7).

. Procure lembrar de uma experiência em que a perseverança foi fundamental para superar uma aprovação  que enfrentou e venceu.

3º-  As provações são oportunidades de aperfeiçoar o caráter
“...  Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros, e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem,violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus...”
( 2 Tm. 3:1-4)
Você está diante  de uma lista grande de comportamentos  irreprováveis. São atitudes  opostas de um caráter aperfeiçoado e aprovado por Deus.  O caráter é o  maior bem de uma pessoa.   Estamos vivendo esses “ últimos dias”  que Paulo se refere.  O texto é uma descrição literal de nossa atual sociedade.

As provações são oportunidades para o aperfeiçoamento do caráter cristão. Oportunidade para desenvolver uma fé piedosa e comprometida com a causa do evangelho. É uma escola teológica que ensina o  cristão aprender servir e não a ser servido.   As provações  moldam o  coração do cristão  a ser mais sensível ao sofrimento do próximo.  E,  quanto aos novos na fé,  posiciona-se  como pai espiritual, encorajando-os a seguir fielmente a Cristo.

.  Você ao  venceu determinada  batalha pessoal  pode perceber que o  seu caráter foi aperfeiçoado?
 
Refletindo:
Tire suas próprias conclusões, tire bom proveito daquilo que for útil para a sua vida.  Sua vida é preciosa para Deus. Seja perseverante na sua fé. As promessas de Deus não se restringe a esta vida terrena.  As maiores e melhores promessas estão reservadas para plano celestial.  Pense nisso!
 Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário