domingo, 24 de novembro de 2013

O ENGANO E UMA DAS EXPERENCIAS MAIS FRUSTRANTES DA VIDA


 
 
“ Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
(João 8:32)
 
Iniciamos  esta reflexão  com uma notícia não muito boa:  “ TODOS NÓS SOMOS  DESCENDENTES  DE PAIS ENGANADOS”.  Gênesis 3:13  “ E disse o Senhor Deus à mulher: Por  que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi ”.  O significado da palavra engano:  “ Erro em que se  cai por descuido ou por astúcia de outro; ilusão; equívoco;”.
Mas temos uma boa notícia:  a  verdade de Deus nos liberta de todo tipo de engano. João 8:32: “ Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”   O Espírito Santo de Deus ajudará você  a entender e viver o verdadeiro propósito que Deus tem pra a sua vida.

1.         O QUE PODERIA SER MENOS FRUSTRANTE PARA UMA PESSOA?
Aquela  pessoa  que  está perdida e  desfocada da sua verdadeira identidade, mas procura ajuda e se reencontra na vida?  Ou, aquela pessoa que   está  enganada, mas convicta que está no caminho certo e não busca ajuda de ninguém?
A Bíblia diz:  “ QUEM PODE ENTENDER O CORAÇÃO HUMANO? NÃO HÁ NADA QUE ENGANE TANTO COMO ELE; ESTÁ DOENTE DEMAIS PRA SER CURADO”   ( JER 17:9).   Outra versão, diz:  “ ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAIS DO QUE TODAS S COISAS, E PERVERSO; QUEM O CONHECERÁ?”
. Você já teve uma experiência frustrante? Como se saiu?

     2-  COMO SABER SE ESTOU SENDO ENGANADO EM ALGUMA ÁREA DE MINHA  VIDA?
a)        Cheque os seus atos com a sua consciência.
Pergunte pra você mesmo:  o que faço em oculto, se trazido a público,  trás algum tipo de constrangimento para mim  ou para outra pessoa? Se o que fazemos em oculto não pode ser revelado há uma força do engano agindo em nossas ações.  A definição de consciência é: “ a capacidade de julgar a moralidade das próprias ações...”.
Não tenha medo nem vergonha em compartilhar os seus erros e enganos. Faça isso com pessoas piedosas que tem o Espírito de Deus e exerce o ministério de misericórdia.  O maior engano é esconder o pecado de Deus. Todo pecado oculto, um dia virá a luz,  e quando não será mais possível o arrependimento. É julgamento e ponto final. Não espere isso acontecer.

b)      Cheque os seus atos com a Palavra de Deus
A palavra de Deus  é o  filtro   que age em nosso favor para não sermos surpreendidos pelo espírito do engano.  Salmos 119:6, diz:  “ Se eu der atenção a todos os teus mandamentos,  não passarei vergonha”. “  Outra versão confundido”.
Ao examinar as suas frustrações à luz da Bíblia, o Senhor Deus  é fiel e justo para aceitar o seu arrependimento, perdoar os seus pecados ,  e dar a você novo rumo à sua vida. Faça isso agora.  Coloque-se diante de Deus os erros que geram fracassos em sua vida. Confesse-os com espírito de arrependimento profundo, tudo mudará em sua vida. Conheça a verdade que liberta.

c)       Cheque seus atos com as pessoas que tem responsabilidade ou compartilha a vida com
            você.
A nossa vida é um permanente compartilhar. Impossível viver isolado das pessoas o tempo todo.  O compartilhamento torna-se positivo quando aprendemos com os erros e acertos das outras pessoas que passaram por experiências frustrantes ou não.  
Os pais, o cônjuge, os filhos, o  pastor,  o chefe, os  colega de trabalho, nossos irmãos de fé,  os vizinhos, são pessoas importantes  que  estão mais  próximos nós, com quem podemos contar.   É um tremendo engano pensar que não há pessoas piedosas perto de você.  Esteja certo disso, Deus colocará perto de você pessoas tementes a Ele e  que amam verdadeiramente as pessoas.

3- NÃO PERMITA QUE AS FRUSTRAÇÕES E OS ENGANOS DA VIDA PARALISE A SUA  VIDA?
Ficar estagnado na vida é o pior dos enganos.  Recomeçar a vida e olhar pra frente é o maior dos acertos.  Você pode se sentir pouco qualificado para servir a Deus por causa de erros cometidos no passado. Mas servir a Deus não é uma posição que se ganha. Ninguém está qualificado para servir a Deus. Ainda assim, Deus nos chama para fazer parte do seu plano de redenção.
Quando você estiver diante de uma tarefa muito difícil, faça o que for possível e peça a Deus para fazer a parte que não cosegue realizar. Deus terá enorme prazer de completar essa obra.
Refletindo:
Se você foi vitima de enganador, libere perdão. Se você vive engano em alguma área de sua vida, peça ao Espírito Santo que lhe  mostre e receba libertação.  Cheque os seus atos, arrependa-se,  e viva as verdades do Senhor sobre a sua vida. Amem!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário