domingo, 8 de dezembro de 2013

O LIDER QUE VALE MAIS: AQUELE QUE LUTA POR UMA CAUSA OU O QUE ESTÁ DISPOSTO A MORRER POR ELA?





“ Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus” ( Romanos 14:11)


O mundo está reverenciando um homem que tinha tudo para não ser   lembrado na sua morte,  o líder africano  Nelson Mandela.  Passou pela humilhação por ser negro, de origem Sul  Africana,  condenado a prisão perpétua e, por fim, permanecendo preso por 26 anos. Um vulto da história  contemporânea que  não só merece as honras do mundo,  mas nos remete à uma profunda reflexão sobre dois tipos de lideranças que operam no mundo.
a)      O primeiro tipo de  liderança, infelizmente a maioria,   é  daqueles que lutam não por uma causa, mas para  perpetuar-se  no poder.
 
b)      O segundo tipo de  liderança, é  daqueles que lutam por uma causa e está disposto a morrer por ela, e são bem poucos.

O primeiro grupo de liderança busca seguidores, não aceita concorrência e aniquila todo aquele que entra no seu caminho.
O segundo grupo de liderança deixa influenciadores que decidem  lutar pela mesma causa a ponto de sacrificar a própria vida. São referencias para as gerações.
 
Trazendo a memória  alguns  vultos do passado e dos atuais,  vamos  diferenciar com muita facilidade  o trigo do joio.  Ou seja, os lideres que compõem o primeiro e o segundo grupo.

       SAUL 
          X 
       DAVI   



Estamos diante de dois tipos de liderança.  A história  registra as ações de dois reis de Israel,  que viveram um verdadeiro duelo: Saul,  buscava a todo custo o poder, enquanto Davi lutava pela causa de um povo.

 Quem foi Saul?
Um grande guerreiro, mas preferia perder uma guerra a perder o seu posto de rei. Via em Davi uma ameaça, não media esforços para matá-lo.  Terminou os seus dias como um derrotado e todos os filhos mortos, exceto um filho paralítico,  poupado  por Davi pela  amizade que tinha com Jônatas. Na sua morte não teve honras militares, colocou uma nação inteira em humilhação. Pertenceu ao primeiro grupo,  lutou pelo poder e pela fama.

Quem foi Davi? 
Ao contrario de Saul, Davi tinha uma causa por lutar,  não buscou fama nem poder.  Temia a Deus que o tinha como seu amigo.   Morreu em boa velhice e deixou no seu lugar o seu  filho Salomão, considerado o mais sábio da história do seu tempo. Sua vida influenciou muitos descendentes que o tinham como referência.

 

   
Dois personagens  que marcaram a história  da humanidade de forma diferente.
 
 
ADOLF HITLER
                                                        X
                                                                 NELSON MANDELA
 
Quem foi  Adolf Hitler?
Um chefe de estado poderoso.  Buscou a fama e lutou por uma causa egoísta e preconceituosa. Provocou uma guerra e vitimou povos inteiros.  Pertenceu ao primeiro grupo, deixou  marcas profundas de dor e separação.

 

Quem foi  Nelson Mandela?
Um homem que lutou por seus ideais e em prol do seu povo. Não se deu por vencido pelas humilhações que passou. Lutou pelo fim do Apartheid, que separava a minoria branca da maioria negra Sul Africana. 
Morre  os 95 anos, atraindo autoridades de todo o  mundo para  honrá-lo pelo legado que deixou para humanidade.
Com louvor faz parte do seleto grupo de lideres  que  lutou por uma justa causa.  Conseguiu!  Um vitorioso!

 
 
  SATANÁS
 X
 JESUS
Esses dois personagens mudaram a história da humanidade. Não se deve compará-los aos personagens anteriores.  Mas, suas historias marcaram o mundo.  

 

SATANÁS
Um ser que foi criado por Deus. Rebelou-se com o Criador e  criou o seu próprio  império de poder e fama.  Não faz outra coisa a não  ser intimidar as pessoas a  segui-lo.  O seu “ DNA” de poder e fama tem persuadido muitos lideres  a buscarem a todo custo essa fama e esse poder. É o símbolo do mau. Sua missão: matar, roubar e
destruir.
                               


   JESUS
Não se trata de um ser criado por Deus, é Deus. Uniu a história e os povos Judeus e Gentios.
 Nasceu em uma manjedoura e viveu entre os pobres. Lutou por uma causa a ponto de dar a sua própria vida por ela . O seu “DNA” não é de poder e fama.  Mas de atrair  influenciadores  que escolheram morrer para si mesmo e lutar pela causa da reconciliação. 
Jesus rompeu   o véu que separava a humanidade de Deus.  O maior rompimento de todos os  Apartheid  de todos os tempos.  Uniu a minoria de Judeus com a maioria de Gentios.
A Bíblia diz que  todo joelho e toda  a língua, de todos os povos e raças, se dobrarão e confessarão que Jesus Cristo é o Senhor. Isso acontecerá! Sua missão: amar, perdoar e reconciliar.

Reflexão:
Voltando a pergunta do tema: Qual o poder que vale mais: o Líder que luta por uma causa,   ou,  aquele que dar a sua própria vida  por uma causa ?
Aquele que Luta por uma boa causa, seja em favor da família, da empresa, da igreja , do Poder Público,   deve ser  honrado e reverenciado pelos seus atos.
Mas Lutar por uma causa a ponto de dar a sua própria vida por ela,  esse é digno de segui-lo.  O Senhor Jesus fez isso por você e por mim. A melhor maneira de você honrar o Senhor Jesus, neste Natal,  é seguir o seu exemplo de vida e fazer parte do seleto grupo: lutar pela causa do Evangelho e estar disposto a morrer por ela.  Ser um  influenciador!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário