domingo, 12 de janeiro de 2014

COMO DISTINGUIR UMA PESSOA SÁBIA DE UMA PESSOA INSENSATA?

"... é como  aquele que constrói a sua casa sobre a rocha...




O Senhor Jesus tornando-se um de nós, prescreveu  ensinos e princípios preciosos para serem praticados em qualquer época e cultura. É a única autoridade  que aqui viveu  isenta de qualquer  suspeita para falar sobre  assuntos que envolvem a natureza, o caráter e a personalidade de um ser  humano.


O  Filho de Deus esteve presente  no momento da criação do homem, presenciou a queda de nossos pais, Adão e Eva, e,  na cruz, colocou-se  como mediador reconciliando o homem com Deus. 

No ensino denominado “Sermão do Monte”, o Senhor Jesus  classificou dois grupos de pessoas e dois tipos de construção
 (Mateus 7:24-29 :   “ ...  24.  Quem ouve esses meus ensinos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25. Caiu a chuva vieram as enchentes, e o vento soprou e com força contra aquela casa. Porém ela não caiu  porque havia sido construída na rocha. 26. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída... “    
1-   Os  dois grupos  de pessoas são: " sábias ou prudentes”     e   “ sem juízo ou  insensatas”. 
Como Distinguir uma pessoa prudente de uma insensata?  Ouvir é uma qualidade inerente de uma pessoa prudente;  colocar em prática aquilo que aprendeu é outra qualidade do sábio.  E quando se trata de ouvir e aprender princípios que vão definir a construção do nosso próprio caráter e projeto de vida, precisamos estar atentos, de onde vem, qual é  a fonte.  Se  a fonte for a Palavra de Deus, esteja certo que você está construindo um caráter excelente e um belo projeto de vida.
      2-  Os dois tipo de construção são: sobre a rocha e sobre a areia.
O Senhor Jesus compara a vida com dois tipos de construção: a casa construída sobre uma rocha e a construída sobre areia. Na prática, o Senhor Jesus está nos ensinando que  é uma questão de escolha pessoal. Estamos livres para escolher o que queremos construir na vida.   Uma pessoa sábia não vai investir na sua própria vida adquirindo conhecimento de fontes duvidosas. Um projeto de vida é tão importante quanto um projeto de uma casa, onde nela, vamos abrigar nossa família por gerações.  O bom senso diz  que uma casa  precisa ser bem construída e com material de primeira qualidade. 
Assim é o seu projeto de vida.   Como você vem construindo sua vida profissional,  alicerçado na  sabedoria humana ou na  divina? O seu projeto de casamento e familiar,   está firmado na rocha, que é Jesus Cristo?

      3- A pessoa do “sábio” e do  “sem juízo" é distinguida pelo
           tipo de vida que leva.
Já mencionamos que ouvir é uma qualidade do sábio.  O “sem juízo” ou insensato não pensa a mesma coisa, considera irrelevante e perca de tempo.  No sentido grotesco da palavra “ quebra a cara”  a todo instante. As quedas são constantes em todas as áreas da vida: moral, espiritual, profissional , no casamento, etc. Torna-se uma pessoa vazia de si mesma.  As armas para lutar pelos nobres ideias  não são, o  conhecimento, a experiência ou a  coerência.  Usa a chantagem,  a arrogância, a rebeldia como  armas de manipulação,  para conseguir o que quer. Muito triste! O sábio é facilmente  distinguido pela sua conduta.
A obediência é outra qualidade do sábio. Muitos projetos de vida dos "sem juízos", são mal acabados ou mesmo nem se quer  iniciados, por falta de disciplina e obediência.  Os atalhos tem levado a ruína muitos sonhos legítimos e importantes, na  profissão, no  casamento, na igreja, por apenas ouvir e não colocar em prática.
    A pessoa do " sábio" encara a vida com determinação e sabe
    que  tem um custo a pagar e não desistirá nunca.
Não há vida fácil pra ninguém.  Para ser construída nos moldes do projeto de Deus, leva tempo e um alto custo a investir. As provações são inevitáveis a todos nós. Como suportá-la,  vai depender se estamos edificando nossa vida como uma pessoa sábia ou sem juízo. A construção da vida é uma responsabilidade pessoal. Faça você mesmo! Ouça a voz do arquiteto que planejou a sua vida, coloque em prática as instruções, e o mais,  Ele fará por você! Amem.
Refletindo em oração
“ Pai, O Senhor me planejou antes que eu nascesse. Tem um projeto lindo para a minha vida. Peço que corrija as distorções do teu projeto original para a minha vida. Refaça o que precisa  ser feito e dê forma  a minha existência”. Teu servo (a).

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário