sábado, 1 de março de 2014

COMO VOCÊ TEM USADO AS VIRTUDES QUE DEUS LHE DEU?


“ E assim, faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia” ( I Samuel 31:6) .

Como você tem usado  as suas virtudes e habilidades?  Segundo o dicionário, virtude é:   “ Uma  disposição firme para a prática do bem;  força moral; austeridade de vida”.  A Bíblia afirma,  que tudo que Deus criou foi para o nosso bem.  As  habilidades, talentos  e todas as demais qualidades, são ferramentas que Deus nos deu,  para serem bem  utilizadas em nosso favor.  Entretanto, mal utilizadas, podem se tornar armas letais, contra nós mesmos.
Você pode  estar se  perguntando: Como assim?  Acompanhe a vida e trajetória do Rei Saul, primeiro Rei de Israel, relatada no Livro de I Samuel a partir do cap.8.   A história de Saul, é uma representação da vida de milhares de pessoas.  Um homem dotado de virtudes especiais, entretanto, essas virtudes foram letais para a sua própria vida. Não só determina o fim de uma vida, mas de uma dinastia e o fim de um ideal.

As  virtudes de Saul se  transformaram em armas mortais para sua própria vida:
( 1 )  Um escolhido  de Deus  dotado de muitas virtudes ( I Sm. 10.1)
Cada pessoa tem um chamado e uma missão para exercer nesta vida.  Para isso,  Deus  habilita de ferramentas  e virtudes apropriadas  para cumpri a tarefa.  Dotou, Saul,  de uma bela aparência, invejável estatura, de coragem e com habilidades militares.  Essas virtudes, contribuíram positivamente enquanto Saul obedecia  à risca a Deus. Aos poucos,  foram se tornando em armas negativas como veremos nos próximos tópicos.  O afastamento de Deus é início da inversão  dos valores, consequentemente uma porta que se abre para o mal uso das virtudes.
Qual é  o seu chamado e  o que você tem feito das virtudes que Deus lhe  deu?

( 2 )   A sua beleza  física  exterior não refletia o seu sombrio  interior
Muita gente gasta muito dinheiro para obter uma beleza física atraente.  Alguns já nascem com esses dotes, como Saul. A aparência física deixa de ser uma virtude positiva, quando está a serviço do pecado.  Não saber lidar com a beleza, pode se tornar uma  idolatria,  ao corpo.  E,  idolatria,  é  ocupar o lugar de Deus no coração;  um pecado contra a própria vida.
Como você tem usado a sua beleza física?

( 3)   Um forte porte  físico para as guerras , mas a sua falta de fé,  fez dele um   fraco
          para as batalhas espirituais.
As academias estão superlotadas.  De todas as idades, está havendo  uma corrida desenfreada  para moldar o corpo e desenvolver um porte musculoso.  A busca desses recursos  não é errada;  o erro está no abandono do exercício da fé.  Um bom porte físico e uma boa musculatura,  sem desenvolver uma vida de intimidade com  Deus, pode ser tornar numa arma letal,  para si próprio. Saul  ganhou grandes batalhas com sua força e habilidades militares, mas perdeu pequenas batalhas,  no coração.
O que  você tem feito de sua vida de intimidade com Deus?

( 4 )  Adquiriu um  gigantesco patrimônio material, mas espiritualmente falido.
Esse é um dos grandes equívocos da vida: buscar desenfreadamente riquezas materiais, deixando de lado a maior riqueza,  a vida de intimidade com Deus. Ganhar dinheiro, prosperar na vida é uma ideia e promessa de Deus;  contudo, pode se transformar numa arma letal,  na vida espiritual. A Bíblia alerta sobre essa questão, quando diz: “ Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”  ( Marcos 8:26).  As riquezas  que Saul conquistou, vencendo fortes inimigos,  nada puderam fazer pela sua vida. Transformaram-se,  em armas letais,  contra a sua  própria vida.  O que você pensa a esse respeito?

( 5 )  Um comandante de sucesso, mas fracassado em comandar a sua própria vida.
Nem sempre as habilidades de um líder de sucesso,  prevalecem  diante da inabilidade de comandar a própria vida.  Saul lutou constantemente contra,  o ciúme, a insegurança, a arrogância, a impulsividade e com o espírito de inferioridade.  O orgulho que tomava conta do seu coração crescia dentro dele na mesma proporção que crescia o seu poder. Quantos dentre  nós, que a exemplo de Saul,  são   dotados de grandes habilidades para liderar;  no entanto, essas virtudes se transformam em armas letais, contra suas próprias vidas.
Você conhece alguém que já passou por isso?

Refletindo:
As Escrituras  registram esses fatos com os seus heróis,  não para desencorajar os heróis de hoje, mas como uma alerta de que as virtudes mal direcionadas na vida, podem se tornar armas letais contra a própria vida. É uma regra básica da vida, vale para todos.

 

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário