domingo, 13 de julho de 2014

IGREJA X MUNDO: QUEM ESTÁ EM DESVANTAGEM NO PLACAR?

" O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra gloria e louvor"



Como brasileiros ainda estamos digerindo  o placar vexatório de  7 a 1  de nossa seleção contra a Alemanha. A festa acabou, fica a lição! Não é motivo para chorar por ser tratar de um esporte, mesmo sabendo que por trás de tudo isso  sempre houve outros interesses  em jogo. Como cristãos se tivermos que chorar temos outros motivos mais relevantes. Não  se trata de uma simples partida de futebol ou mesmo de um título de campeonato mundial,  mas de vida ou morte. Estamos falando da grande batalha travada entre a Igreja de Jesus e o mundo.

 Olhando a história da igreja, o placar não nos é favorável. Vamos conhecer o placar das Sete Igrejas, do Apocalipse. Você sabe qual é o placar? 1 a 6 para o mundo. Vamos conferir?


IGREJA DE ÉFESO   X   MUNDO
“ Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio” (Ap 2:4)
A igreja  está no mundo para viver o amor de Cristo. Quando ela  perde a essência desse amor, o seu placar é totalmente  desfavorável.  As pessoas entram pela porta da frente e saem pela porta do fundo, sem serem notadas. Esta igreja está  perdendo de goleada para o mundo. Há mais crentes fora da igreja que dentro dela.

IGREJA DE ESMIRNA  X  MUNDO
“... eles são um grupo que pertence a Satanás” ( Ap.2:9.b)
Uma igreja dividida em seus propósitos  e  que aceita todo tipo de pessoas, que tem mais compromisso com as coisas do mundo do que do Reino de Deus.  Nessa disputa  o mundo  ganha de goleada com um time reserva.

IGREJA DE PÉRGAMO   X   MUNDO
“....  estão entre vocês alguns que seguem os ensinamentos dos Nicolaitas...”
 ( Ap. 2:15.b)
Uma igreja que não  protege   os fundamentos apostólicos  e que permite ensinamentos de heresias e de valores não cristãos, está sendo goleada pelo mundo. Os Nicolaítas estão infestando as igrejas cristãs.

IGREJA DE TIATIRA   X   MUNDO
“...   tenho contra vocês uma coisa: é que toleram a Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus serviços para o mau caminho ensinando-os a cometer imoralidade sexual ....”
 ( Ap. 2: 20)
Uma igreja que tolera ou faz vistas grossas para todo tipo imoralidade, não trata com seriedade a prática do divórcio, e que não corrige os imorais, essa igreja está levando uma goleada do mundo.

IGREJA DE SARDES   X   MUNDO
“... eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” ( Ap. 3:1.b)
Uma igreja de obras mortas não é páreo para enfrentar o mundo. Essa igreja sofrerá uma goleada vexatória e humilhante.

IGREJA DE FILADÉLFIA  X  MUNDO
“.... eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar...”
( Ap 3:8)
Finalmente eis uma igreja vencedora! Uma igreja que o mundo treme. Um igreja que ganha de goleada. Uma igreja que sofre, mas suporta. Uma igreja de poucas forças, mas fiel aos princípios. Uma igreja determinada a vencer! E a golear o  mundo!

IGREJA DE LAODICÉIA   X   MUNDO
“.... eu sei as tuas obras, que nem és nem frio nem quente...”  ( Ap. 3:15)
Esse é o  tipo de igreja que nem Deus nem o mundo acredita. Deus vomita e o mundo goleia impiedosamente.

IGREJA DE CORINTO   X   MUNDO
".... Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Pelo contrário, vocês devem ficar tristes e expulsar do meio de vocês quem está fazendo uma coisa dessas" ( I Co 5:2 )
Com a Igreja de Corinto contabilizamos um vexatório placa de 1 a 7, a favor do mundo. Uma igreja que não disciplina, que não corrige os excessos e o pecado de seus membros, não está preparada pra vencer o mundo. Essa igreja envergonha o Evangelho de Jesus Cristo. Perde de goleada!  

UMA REFLEXÃO PARA O MOMENTO QUE O BRASIL VIVE:
Usando as palavras de Paulo, deixando para trás a derrota de 7 a 1, é hora da Igreja de Jesus olhar para o alto,  realinhar e rever  os seus propósitos.

É hora de refletirmos juntos:  A Igreja de Jesus, neste presente século, mudou? Se mudou: para melhor ou para pior? Qual seria o placar de sua igreja, hoje?

Vamos usar nossa sensatez  e pesarmos um pouquinho mais profundo:
Nas eleições que se avizinham em nosso País, se o nosso futuro presidente ou presidenta, sair do rebanho  de uma igreja parecida com a Igreja de Sardes, melhoraria  o País? O Senhor Jesus  governaria a nossa  Nação? Os crentes iriam dar de goleada? Se nossos futuros parlamentares saírem do rebanho de uma igreja parecida com a igreja de Filadélfia, como seria o nosso País? Teríamos leis justas e confiáveis?
Você percebe que as coisas não são tão fáceis como imaginamos?  Quantas igrejas parecidas com a igreja de Filadélfia temos operando no mundo, hoje? São suficientes para mudar o mundo? Ou vamos continuar levando uma goleada pelo mundo a fora?

Oração pela igreja:
 
Você pode se unir a nós e formarmos uma  grande corrente de intercessão?
 “ Senhor Deus, temos  que reconhecer que placar não tem sido nada favorável na batalha da Igreja contra o mundo. Se olharmos para a  área financeira, o espírito de Mamom está ganhando de goleada: Crentes ricos e igrejas pobres.  Se olharmos para os casamentos, o divorcio tem dado de goleada. Se olharmos para os relacionamentos, de pais e filhos cristãos, o mundo com suas ardis atrações  tem dado de goleada. Se olharmos para prostituição, drogas e abandono, temos  perdido de goleada. Pai, precisamos voltar à prática do primeiro amor. Precisamos purificar à tua Igreja. Precisamos praticar II Crônicas 7:14.  Precisamos ser uma igreja parecida com  a igreja vencedora de Filadélfia. No nome de Jesus, clamamos,  Amem”.

. Leve a sua igreja a clamar!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário