sábado, 16 de agosto de 2014

TESTE DE OBEDIÊNCIA: COMO SABER SE ESTÁ OU NÃO COMPROMETIDO COM DEUS?

“.... Todos os mandamentos que hoje vos ordeno  guardareis para os fazer, para que vivais, e vos multipliqueis,  e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossa pais” ( Dt. 8.1)
A obediência a Deus é um dos testes desafiadores da vida.  Não se trata em avaliarmos uma ou outra área da vida, ou num determinado tempo. Deus não quer apenas uma parte do que somos, do que temos e do nosso tempo. É uma entrega incondicional e completa. Passa pelo teste da Cruz!

Faça você mesmo o seu teste de obediência, em pelo menos seis áreas importantes de sua vida:

 1ª- O seu coração ama a Deus mais do que qualquer coisa ou pessoa?
“... Amarás, pois, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”
 ( Marcos 12:30)
É difícil amar uma pessoa com quem não simpatizamos ou não nos ama. O amor de Deus é diferenciado  pelo fato ter nos amado primeiro. A amplitude do mandamento de amar a Deus envolve corpo, alma e espírito. Esse é o principal teste da obediência:   Apresentar a Deus o corpo, a  mente e as   vontades, como sacrifício vivo e agradável ( Rm. l12:2). Você passou tranquilo nesse teste? Então vamos para o  segundo seguinte.

2ª-  Você está completamente comprometido com a Obra de Deus?
“... Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As  obras que eu faço em nome do meu Pai, essas testificam de mim” ( Jo 10:25)
Teste das obras  são os resultados práticos da fé cristã. O Senhor Jesus Cristo é o nosso padrão de comprometimento com a Obra do Senhor. Ao ser nossa referência, deixou-nos a responsabilidade em dar sequencia o que havia iniciado. “ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o meu Pai”  (Jo 1412) . Sem dúvida outro grande teste de obediência. Você tem realizado grandes Obras para Deus? Vamos para o terceiro teste?

3ª-  Os seus princípios e valores estão alinhados com  a ética cristã?
“... mas o que para mim era ganho reputei-o por perda por Cristo” ( Fp. 3:7)
Todos sabemos que a ética cristã  segue o caminho oposto a do  mundo. Paulo entendeu ao se converter à Cristo. O que teria ganho de conquistas, como títulos, posição e tudo mais,  renunciou por amor a Cristo.  A ética cristã tem a ver com as pequenas coisas. Princípios éticos não são flexíveis. Contar uma mentirinha é faltar com a verdade. Roubo é roubo, seja de um real ou de um milhão. O compromisso com os princípios da ética cristã prima pelo caráter antes do ganho pessoal, pelas pessoas antes das coisas, pelo serviço antes do poder, pela visão de longo prazo antes do  imediatismo.  Como está se saindo neste item? Podemos prosseguir com o nosso teste!

4ª-  O seu corpo é santificado para Deus, habitação do Espírito Santo?
“... ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? ”  ( I Co 6:19)
Nenhum cristão tem o direito de fazer o que quer do seu corpo. É habitação de Deus, comprado com o sangue de Jesus Cristo!  O corpo regenerado está destinado à glorificar a Deus ( v.20). O corpo é destinado a ser santuário do Espírito Santo e não  objeto de adoração de si mesmo, ou um instrumento provocador para instigar  desejos impuros na outra pessoa.  Que teste desafiador! Como você tem utilizado o seu corpo? Não desanime, vamos prosseguir com o nosso teste.

5ª-  Deus tem sido o seu provedor  e você tem administrado com fidelidade o que Deus tem colocado em suas mãos?
“... Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o Senhor confiará os seus recursos para dar-lhes o sustento a seu tempo? ( Lucas 12:42)
A ansiedade é um forte indício que não confiamos totalmente  em Deus como nosso provedor. O indevidamente é outro indício que podemos não estar administrando bem as nossas finanças. Esse é uma área da vida que coloca muitos crentes em sinal de alerta quanto ao teste da obediência. Como você está  se saindo neste item? Tem fôlego para continuar? Vamos em frente!

6ª-  O seu propósito de vida tem a ver em servir a Deus e as pessoas?
“... porque vós irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então,  da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” ( Gálatas 5:13).
É muito certa a expressão que diz: “ quem não serve para servir não serve para viver”.  Para o cristão deve ser mais que uma expressão de vida é um mandamento de Deus.  O principio  proposto da fé cristã é adorar a Deus através do servir.  As pessoas precisam de Deus e precisam de pessoas. O amor ao servir só faz sentido quando inclui Deus e pessoas. É um teste de obediência desafiador! Como você se saiu neste teste   do servir? 

Refletindo:
“... prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. ( Fp.3:14).
Seja qual for o resultado que você obteve, encorajamos você a prosseguir. A vida cristã se renova a cada dia, a cada oportunidade. Faça desse momento uma nova oportunidade para ver o horizonte distante. Uma promessa te aguardando!  Em Cristo, eis que tudo se faz novo. Tome posse! Deus te abençoe.

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário