segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AS VANTAGENS DE UMA VIDA JUSTA E AS DESVANTAGENS DE UMA VIDA ÍMPIA


“. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” ( Malaquias  3:18)

Temos acompanhado a vida de muitos cristãos que ficam lastimando porque passam por grandes lutas, provações e muitos ímpios vivem uma vida tranquila e sem grandes problemas.  Não só em relação aos ímpios  mais entre irmãos biológicos e  irmãos de fé: O pecado da murmuração.

Um exemplo que marcou a vida  de Asafe  ao escrever o Salmo 73. Veja o que passava no seu coração:  “ Quanto a mim, quase tropecei e caí. Por pouco não abandonei o caminho certo, pois tive inveja dos orgulhosos, vendo o sucesso e a felicidade desses maus” ( vs. 2 e 3)
Para tranquilizar o coração de quem está passando por esse tipo de luta, vamos  ver o que a Bíblia diz sobre as vantagens de uma vida justa e as desvantagens de uma vida ímpia. A Palavra de Deus falará por si mesma:


 
Perspectiva de vida do justo




.   O seu caminho se renova como o raiar de um novo dia
“ O caminho do justo é como a luz ao nascer do sol, que brilha cada vez mais até o dia estar totalmente claro” ( Pv. 4:18).
. A sua semente é preservada
“...  Ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo, mas a semente dos justos escapará” ( Pv. 11:21)
. Anda por fé e não por vista
“... Esta boa nova nos diz que o homem só pode ser justo diante de Deus através da fé, de fato, a justiça de Deus, do principio ao fim é pela fé. Tal como a Escritura afirma: “ O justo viverá por fé” ( Rm. 1:17)
.  Segurança de ser abençoado
“... O justo é coroado de bênçãos, mas na boca do perverso mora a violência”
( Pv. 10:6)


Perspectiva de vida do ímpio


. Não subsistirá no juízo de Deus
“... Por isso no dia do julgamento  preparado por Deus, eles (ímpios) serão condenados. Os maus não terão lugar entre os que obedecem a Deus.( Sl. 1:5)

. Serão arrancados da terra
“... Mas os homens maus serão eliminados da terra, e os infiéis (ímpios) serão arrancados dela” ( Pv. 2:22

. Não tem promessas de segurança e bênçãos
... Mas os homens maus (ímpios) vivem sem direção e sem segurança, como a palha que é levada pelo vento” ( Sl. 1:4)

. Ganham riquezas enganosas
“... O ímpio recebe salário (riqueza) enganoso, mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo” ( Pv. 11: 18)

 Qualidade de vida do justo

. Sua renda resulta em bênção
“... Na família do justo há um grande tesouro, mas os rendimentos dos maus trazem dor e tristeza” ( Pv. 15:6)

. O seu caminho é de Paz
‘... Quando a vida de um homem agrada o Senhor, ele faz com que até seus inimigos vivam em paz com eles” ( P. 16:7).

. Possui um espírito corajoso
“... Os perversos (ímpios), por causa de sua culpa, fogem sem serem perseguidos, mas os justos são corajosos como o leão” ( Pv. 28:1).

. São livres pelas suas atitudes íntegras
“... Os justos são libertados pela sua justiça, mas a maldade dos perversos será  uma armadilha onde eles cairão” ( Pv. 11:6) .

Qualidade de vida do ímpio

. Sua renda trás perturbação
“... Na família do justo há um grande tesouro, mas os rendimentos dos maus trazem dor e tristeza” ( Pv. 15:6).

. Suas palavras não abençoam ninguém
“... O homem mau (ímpio)  usa  suas palavras para destruir o próximo, mas o justo se livra pelo seu conhecimento” ( Pv. 11:9)

. São presos pelos seus próprios atos
"...O perverso (ímpio) é destruído pelos seus próprios pecados, mas os justos diante da morte encontram refúgio” ( Pv. 14:32).

REFLETINDO:
O pouco que apresentamos já é suficiente para sair do muro e ficar namorando o vida do ímpio. Já é suficiente para não ter inveja do ímpio. Que esta reflexão ajude você a fazer diferença como uma pessoa  justificada e que o mundo enxergue essa diferença.  Amem!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário