domingo, 30 de novembro de 2014

CHECK-UP – CUIDANDO DA SAÚDE ESPIRITUAL!


“.... Examine-se cada um a si mesmo...” ( I Co. 11:28.a)
Cuidar da saúde é o melhor bem que uma pessoa faz para si mesma. O preventivo ainda é a melhor receita médica. Você concorda e pratica?

Final de mais um abençoado ano, que tal você fazer um Check-up bem  cuidadoso  para averiguar como anda a sua saúde espiritual?  Algumas dicas para você considerar:

1-  Uma atitude pessoal 
Trata-se de  uma recomendação bíblica: “ Examine-se cada um a si mesmo”.  Tome essa atitude por sua própria vontade, como sendo uma  necessidade inadiável.  Não use artifício como:  está tudo bem; estou me cuidando; Deus cuida de mim, etc. Ou partir para o outro extremo: Deus me abandonou; minha vida não tem mais jeito. Por trás de atitudes assim, pode estar operando o orgulho. O Orgulho é uma enfermidade espiritual relevante, que afasta a pessoa de Deus e das pessoas.

2- Uma atitude prática
O examinar a si mesmo é julgar a si próprio e não a outros. É outra recomendação bíblica: “ Porque, se nós nos julgássemos  a nós mesmos, não seríamos julgados” ( I Co 11:31).  Muitas vezes estamos tão enfermos espiritualmente  que provoca nos outros o pecado do julgamento. A atitude prática é confrontar nossa vida à luz da Palavra de Deus. Davi  foi direto a Deus, que o trouxe a existência,  e se expôs: “ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” ( Sl.. 139:23,24).  A nossa mente pode estar tão cauterizada  que não conseguimos discernir o mal que está agindo em nossa vida. A  atitude prática a tomar é pedir a ajuda do alto.

3- Uma atitude de concerto
Atitude de desejar um concerto é estar disposto a abandonar tudo que está gerando enfermidade na alma e no espírito. Deus não planejou que nenhum filho seu vivesse em estado de enfermidade permanente. Davi tomou outra atitude ousada de concerto: “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto” ( Sal. 51:10).  Davi reconheceu o seu estado de enfermidade que precisava de uma cirurgia de Deus. Pediu a Deus um coração novo e uma mente renovada. Deus atendeu e fez dele um  homem especial  e referência para todos nós.

4- Uma atitude de viver uma vida plena com Deus
“.... assim coma  deste pão, e beba deste cálice” ( I Cor.11:28.b)
Ao participarmos da mesa santa do Senhor estamos comprometidos em viver uma vida plena com Cristo.  Quando nossa saúde espiritual não anda bem, refletirá diretamente no relacionamento com Deus, com as pessoas e na saúde da igreja, como corpo de Cristo. Significa que como cristão sou responsável pela saúde da minha igreja. Crentes sarados espiritualmente vivem em plena comunhão com Deus, com seus irmãos e  cooperam com a saúde espiritual da igreja de Jesus Cristo.

Quando o crente participa da ceia do Senhor, está demonstrando que sua vida espiritual está saudável, que vive em plena comunhão com os seus irmãos e em comunhão na igreja que congrega.

Refletindo:
                       
Mês de dezembro chegou, provavelmente você participará de duas importantes  ceias: a ceia mensal em sua Igreja, em memória a morte e ressurreição de Jesus Cristo;
E a ceia de natal em família ,  comemorando o nascimento de Jesus.

As duas ceias se completam. Mas terão efeitos especiais em sua vida, se você fizer esse check-up de como anda a sua saúde espiritual. Se algo precisa ser corrigido em sua vida e tomar as atitudes que a Bíblia recomenda,  valerá a pena fazer parte das ceias do Senhor!. Deus abençoe a sua vida, tenha uma ótima saúde espiritual.    Amem!

 Por amor a Cristo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário