sábado, 6 de dezembro de 2014

VOCÊ É ATRAÍDO PELA FÉ OU PELO MEDO?

                                                         "... Sem fé ninguém  pode gradar a Deus,  
            porque quem vai a ele precisa crer que ele existe
 e que recompensa os que procuram conhece-lo melhor" ( Hebreus 11:6)
 
A  Fé e o Medo são duas forças poderosas que atuam na vida de cada um de nós.  Uma pessoa  de grande  fé pode passar por momentos de grande medo.  O profeta Elias viveu os dois momentos em sua vida, quando destruiu os 450 profetas de Baal e fugiu  de medo da ameaça de  Jezabel ( I Reis 18 e 19).
Tanto a fé quanto o medo tem a capacidade de atração. A fé é crer que aquilo que não podemos ver virá acontecer. O medo é acreditar no que não estamos vendo nos sobrevirá.


I -  Quando uma pessoa é atraída pela Fé?

1-   Quando é atraída sempre por coisas positivas ( Hebreus 11:1)
Uma pessoa que vive, por fé , nutre de uma esperança viva e positiva. A fé atrai coisas positivas para a vida de uma pessoa.  A fé leva enxergar o que está por vir. Por mais que as circunstâncias não recomendam um cenário positivo, a fé nos leva a ver além e enxergar um outro cenário que nos é propício.  As coisas aparentemente negativas, passam a ser trampolim para  alcançar as positivas.

 Você já passou   por essa experiência de fé? Que palavras positivas você daria a alguém que não está enxergando um futuro promissor?

2- Não se atemoriza com a demora das coisas não acontecerem ( Hebreus11:39)

Os grandes heróis da bíblia tiveram que trabalhar com a paciência  e esperar no Senhor, veja algumas exemplos:

Noé - esperou cento e vinte anos antes que a profecia do dilúvio chegasse.

Abraão -  esperou vinte e cinco anos por um filho da promessa.

José -  esperou quatorze anos na prisão por causa de um crime de sedução  que não cometera.

– esperou décadas em sofrimento, pela justiça divina

 Você já passou por alguma experiência que teve que esperar? O que ocupou o seu coração a fé ou o medo?

3-  Uma pessoa atraída pela Fé  é tomada por uma grande convicção e atrai as pessoas para Deus.
“...  Então, Elias, disse a todo o povo: “ Aproximem-se de mim”. O povo aproximou-se , e Elias reparou o altar do  SENHOR, que estava em ruínas” ( I Reis 18.30)
Temos muito que aprender com esse profeta:
Sua coragem: não se intimidou e dispôs-se a defender  sozinho o nome do Senhor.
Sua convicção:  tinha paixão por aquilo que acreditava, a ponto de arriscar a sua própria vida.
Sua credibilidade: acabou  atraindo o povo de Israel de volta para Deus. Naquela altura o povo de Israel estava sem um referencial de fé para lutar pelas causas do Senhor, encontraram  na pessoa do profeta Elias.
Se você é uma pessoa de fé, atrairá muitas pessoas para Deus.

IIQuando a pessoa é atraída pelo medo?
 
4-  É  sempre atraída por coisas negativas.
“... Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós”  ( Nm. 13:31)
O medo age no negativo.  Leva a pessoa a ter uma auto imagem baixa e ver  o mundo numa perspectiva sombria. As circunstâncias passam a ter um peso maior na vida e na decisão das pessoas. Outro exemplo bíblico: os doze espiões que foram ver a terra prometida. Dez dos espiões trouxeram um relatório tomado pelo medo.  A opinião negativa dos dez espias causou uma grande rebelião entre o povo. Por causa disso, os dez espiões foram   mortos, apenas entraram na terra prometida,  Josué e Calebe, porque não foram atraídos pelo medo . ( relatos em  Numeros 13,14)

Você já teve alguma experiência própria  ou foi atraído pelo medo de outro? Que prejuízos causou a sua vida?

5- Atemoriza com a demora e age por impulsos
“....E disse Sarai e Abraão: eis que o Senhor me tem impedido de erar; entra, pois, a minha serva; porventura, terei filhos dela...” ( Gn. 16:2)
O tempo tem sido um grande aliado do medo. Muitas pessoas se precipitam em tomar decisões importantes por não esperar o tempo certo. Casamentos precipitados, negócios realizados por impulsos e muitas outras decisões que fazemos de forma precipitada.

Sara, outro exemplo bíblico que se atemorizou com a demora de Deus em lhe dar um filho que havia prometido a ela e Abraão. Agiu pelo medo e atraiu problemas para humanidade. A sua falta de fé causou-lhe uma série de problemas o que invariavelmente ocorre quando alguém tenta passar à  frente  de Deus.

Você alguma vez agiu por impulso e por temor,  temendo algo não acontecesse em sua vida?

6-  Desagrega as pessoas do grupo
“... E todos os filhos de  Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão...” ( Nm. 14:2)
A opinião negativa dos dez espias causou uma comoção entre todo o povo.
Um líder medroso pode levar  uma comunidade toda  ao fracasso. O Medo leva a murmurar contra Deus, coloca em riscos as  conquistas do passado e as perspectiva de conquistas que estão por vir.
Você já sofreu algum tipo de desagregação por conta de uma pessoa tomada pelo medo?

7. É o roubador da paz
“... Deixo-vos a paz; a minha paz lhes dou. Não dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” ( Jo 14:27)
Uma vida perturbada tem ausência de paz , vazia de fé e cheia de medo.  Desde que a humanidade desobedeceu e se rebelou contra Deus, as pessoas procuram por paz, mas não a encontram fora de Jesus.  Satanás é o grande amedrontador, lança pavor e medo nas pessoas.  E as pessoas vão buscar proteção em muitas coisas e não encontrarão, só encontrarão em Jesus.
Você em algum momento se viu com sua paz roubada?

Refletindo:
Como você se sente atraído pela fé ou atraído pelo medo? A Bíblia diz que  “ O  perfeito amor lança fora o medo”.  Se você está vivendo um momento de medo, receba o amor e a paz de Deus. Busque ajuda e viva uma vida atraída pela fé. Amem!

Por amor a cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário