sábado, 15 de novembro de 2014

TEMPO FAVORÁVEL PARA PROCLAMAR AS BOAS NOVAS!

 
 
".... digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! " ( 2 Co 6:2)
 

 
 
Vamos dedicar essa reflexão para proclamar boas novas ao nosso país, quando nesta data 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República. Segundo o dicionários proclamar" é:     "Aclamar, anunciar pública e solenemente a ocorrência de um fato importante.2) Conferir ( a alguém) um título importante ou grande dignidade". Oportuno para nós brasileiros cristãos  registrar nossa gratidão pelos heróis do passado que bravamente lutaram por um pais independente, republicano e democrático.
 
O maior ato de heroísmo em toda a história da humanidade, deu-se a dois mil anos atrás, na pessoa de Jesus Cristo. Ele veio para proclamar: " boas novas aos quebrantados, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade aos algemados; a proclamar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do  nosso Deus..." ( Isaías 61:1-3).
 O nosso país, tão promissor e de riquezas imensuráveis, está carente de uma mensagem de boas novas. São nesses momentos desfavoráveis, quando há  falta de paz, de credibilidade moral, desajustes sociais, descrença nos governantes, que descortina  o tempo favorável de Deus para proclamar as boas novas de salvação.

Momento favorável para  proclamar:
 
1- Boas novas aos quebrantados
O quebrantamento deve começar pelo povo de Deus: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter  dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" ( 2 Cro 7:14).  Quebrantar  é: " quebrar; abater; prostrar; prostração...". Se você como cristãos não está contente com o rumo que está indo nosso país, esse momento é favorável para um profundo e sincero quebrantamento.
 
2- Libertação aos cativos
Infelizmente ainda há muitos crentes vivendo em cativeiro. Cativeiro emocional preso ao passado. Não conseguem  perdoar a si próprio e nem os ofensores. Cativeiro financeiro preso ao espírito de mamom. Cativeiro religioso presos a dogmas e tradicionalismo. Se você vive algum tipo de cativeiro em sua vida esse é o momento favorável para você proclamar libertação. O maior  engano é não crer que Jesus Cristo já proclamou libertação completa  em sua vida.
 
3- Libertação aos algemados
Os algemados são todos aqueles cristãos e não cristãos que vivem acreditando  nas mentiras de Satanás. Deixam de viver  a sua própria identidade. Não acreditam mais em si mesmas, são conduzidas  por pessoas que são dominadas por Satanás. O encontro de Jesus com uma mulher samaritana devolveu  a ela a sua verdadeira identidade. Por ser samaritana era desprezada pelos Judeus, por ser uma mulher de vida moral duvidosa era desprezada pelo seu  próprio povo. Não tinha perspectiva de viver uma vida normal. O momento favorável de sua vida foi quando ela teve um encontro pessoal com Jesus. Se você vive esse drama em sua vida, o Senhor Jesus já  proclamou libertação para você, creia e tome posse de sua verdadeira identidade em Cristo.
 
4- Proclamar o ano aceitável

Estamos proclamando que esse é o seu dia e o ano aceitável para a sua vida. Se você está vivendo um tipo de cativeiro, algemado pelas mentiras  de Satanás, faça essa oração:
" Senhor Deus, tenho vivido uma vida de cativeiro, emocional, físico e espiritual. Tenho acreditado em mentiras de Satanás, que eu não pertenço, não tenho nenhum valor.  Tenho sido conduzido por pessoas e por circunstâncias, e não pelo Senhor. Peço perdão, por me render a essas coisas e não me render aos pés de Jesus Cristo. Proclamo para a minha vida, em nome de Jesus Cristo, o Meu libertador, a posse de que sou livre para amar e ser amado, livre para perdoar e ser perdoado e livre para ser  um proclamador(a) de boas novas. Estou Liberto/a) em Cristo. Amem!


 
5- Agora em liberdade, praticar o patriotismo de verdade.
"... Neemias disse ao povo: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante" ( Neemias 1.1-7)
 
Neemias é um exemplo  de um patriota que vai além da inconformação.  Todo patriota exemplar procura saber a  condição do seu povo e coloca a mão na massa. Um bom exemplo de ser um proclamador de boas novas.


Refletindo:
".... Agora, pois, eu Nabucodonozor, louvo, exalço e glorifico ao rei do céu,
porque todas as sus obras são verdadeiras, e os seus caminhos,
justos, e pode humilhar aos que andam na soberba" ( Daniel 4:37)

 Para os quebrantados, o método de Deus é Jesus Cristo. Para os arrogantes, a exemplo de Nabucodonozor,  o método  de Deus é o " dia da vingança". Nem todos terão a chance que teve o arrogante Nabucodonozor". Esse é o tempo favorável para quebrantamento e proclamar boas novas de salvação. Amem!
Por amor a cristo!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário