sábado, 27 de dezembro de 2014

CONECTADO COM A FONTE DA GRAÇA!


 
 
“.... A minha graça é tudo de que você precisa....”
( 2 Coríntios 12:9.a)
 
Pouco se ensina sobre o verdadeiro valor da Graça de Deus. Temos aprendido que graça é favor imerecido. Graça portanto é uma  dádiva de Deus, disponibilizada ao pecador para resgatá-lo da escravidão do pecado  para  viver uma vida plena em Deus. Isso,já é maravilhoso. Mas há o outro lado da Graça de Deus.  Conectamo-nos nessa maravilhosa Graça para  frutificação da vida cristã. Siga conectado....
 Conectado com a Graça de Deus é o tema dessa reflexão, tomando como exemplo um extraordinário personagem do Novo Testamento,  Barnabé. Um cristão que soube diante de tantas adversidades e perseguições,  nos passar lições de vida  como viver conectado com a Graça de Deus.

1- Conectado com a fonte da Graça
“.... e em todos eles havia abundante graça” ( Atos 4.33b.)
Estar conectado com a fonte da Graça não deve ser um privilégio de poucos da igreja. O texto em referencia diz “ todos eles” estavam conectados com a fonte da Graça, Deus.  A graça nos dota de valores importantes para promover o Reino de Deus. Barnabé teve essa consciência, conectado com a Graça estava sempre atento as necessidades tanto  coletiva envolvendo a comunidade cristã,  quanto as necessidades  individuais das pessoas em relação ao crescimento espiritual.

2. Conectado com a Graça de dar
“.... vendeu um campo que possuía e trouxe aos pés dos apóstolos”
( Atos 4:36.b)
Esse foi um gesto  voluntário de Barnabé. Para ele os valores materiais não ocupavam  destaque em sua vida. Os seus valores  mudaram. Conectado com a Graça de dar, não só entregou os seus bens materiais, mas também ofertou o seu melhor: sua vida à obra missionária.  A Graça de dar nos faz entender que o nosso melhor é de Deus e para Deus. O importante  não é o que estamos dando nem onde estamos servindo,  mas quem está lucrando com tudo isso?

3. Conectado com a Graça de ajudar o novo discípulo
“....Então Barnabé levou  Saulo  aos apóstolos e contou como ele tinha visto o Senhor no caminho de Damasco, o que o Senhor tinha dito e tudo a respeito da sua poderosa pregação no nome de Jesus” ( Atos 9:27)
Não é um papel fácil ir na defesa de um furioso perseguir dos cristãos. Barnabé, conectado com a Graça de ajudar Paulo, o novo covertido, correu todos os riscos. Só a Graça pode realizar tamanho gesto. Provavelmente Barnabé ao defender Paulo,  teve que enfrentar a família de Estevão, que sofria pela morte  do ente querido que morreu cruelmente com o consentimento de Paulo.  Só a Graça nos faz ver horizontes distantes que em situação natural não vemos. A Graça mostrou para Barnabé, que estava diante de um novo convertido que seria o maior pregador do evangelho para os povos gentios.
4.  Conectado com a Graça para encorajar
“... Quando chegou ali ( Antioquia) e viu as maravilhosas coisas que Deus estava fazendo, ficou cheio de ânimo e de alegria, e animava os crentes a continuar firmes no Senhor” ( Atos 11:23)
Barnabé nos dá um belo exemplo como encorajar os crentes novos  na fé. Ao chegar em Antioquia, com uma missão de corrigir distorções doutrinárias, se alegrou com o que viu e encorajou aquela comunidade a continuar firmes no Senhor.   Quando estamos conectados com a Graça vemos algo que está além do que está aparente. Barnabé viu uma comunidade apaixonada por Jesus, que seria capaz de se entregar a Obra missionária, enviando os seus melhores lideres para a expansão do Evangelho.
Deus precisa de muitos “Barnabés”. Homens e mulheres conectados com a Graça do encorajamento. Crentes com visão espiritual, que veem o que os crentes com olhos  naturais não enxergam.

5.  Conectado com a Graça de compartilhar
“... Então Barnabé foi a Tarso em busca de Paulo. Quando o encontrou, levou  o amigo para Antioquia. Assim, Barnabé e Paulo ficaram lá um ano inteiro, reunido-se com a igreja e ensinando um grande numero de novos convertidos” ( Atos 11:25)
Barnabé poderia se empolgar e ser pastor titular de uma mega igreja em Antioquia. Quem está conectado com a Graça compartilha ministério.  Foi buscar o novato Paulo para fazer parte de sua equipe. Barnabé viu o que muitos pastores e lideres  não conseguem ver. Ministério compartilhado é o que mais cresce: “  reunindo-se com a igreja e ensinando um grande numero de novos convertidos”.  O que acontece em muitos ministérios? Igrejas centenárias que não passam de cem membros. Por que? Pastores que não estão conectados com a Graça do compartilhamento ministerial.

6. Conectado com a Graça do  chamado
“...  Enquanto estes homens estavam em adoração ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “ Separem-me Barnabé  e Paulo para realizar trabalho para o qual os chamei”
( Atos 13:2)
É importante deixar claro que a Igreja é do Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo quem administra as ações da Igreja, no mundo. As igrejas locais são agencias que operam em favor do Reino, como as agencias bancárias que se espalham pelo mundo ligadas a uma única direção. As agencias permanecem, mas os titulares não permanecem. Assim aconteceu com a agência do Reino de Deus em Antioquia.  Aprouve ao Espírito Santo enviar os seus titulares Barnabé e Paulo para assumirem outros papeis no Seu Reino, expansão de novas agencias no mundo. Para você pensar: O  Espírito Santo mudou sua estratégia ou muitas igrejas  não estão  conectadas com a Graça do chamado?

7. Conectado com a Graça para os desafios de hoje
Sua vida...  escrevendo uma nova história... >  Atos 29...  
Assim como a Igreja cristã no princípio  precisou de homens e mulheres que vivessem  conectados com a  Graça de Deus, a igreja cristã, deste presente século, precisa  de homens e mulheres que estejam conectados com a mesma Graça.  Encorajamos  você a ampliar esta lista “ Conectado com a Graça  e promovendo uma grande revolução em sua comunida de cristã.  Sua vida e sua igreja  escrevendo Atos 29. Amem!

Refletindo em oração:

“ Deus Pai, obrigado porque somos frutos da Tua maravilhosa Graça. Graça do perdão dos pecados e  de nos tornar novas criaturas em Cristo Jesus. Nos ajude a permanecermos conectados com a Tua Graça. Graça do dar, do ajudar, do encorajar, do compartilhar  e do atender o Teu chamado e aceitar os novos desafios. Queremos fazer parte de uma geração de “Barnabés”. Em nome de Jesus Cristo, Senhor da Igreja. Amem”.

Feliz 2015! Conectados com a  Fonte da  Graça!

Obrigado por ser nosso parceiro e parceira desse ministério. Renovamos   o convite em continuar conosco nessa parceria, em 2015.

Por amor a cristo!