quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FEEDBAK - JEITO INTELIGENTE DE ENXERGAR A VIDA!




“...Você é o meu filho, hoje eu me tornei o seu Pai”...  
“Eu Vou dar a você as bênçãos sagradas e
certas que prometi a Davi” ( Atos 13:33.b , 34.b)

Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. No contexto da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada ( fonte: www.significado.com.br)

Feedbak – Jeito Inteligente de Enxergar a Vida, responde cinco perguntas chaves da vida,  através de diferentes canais de comunicação, condicionadas a interpretação por parte do receptor.  Agora, você é o receptor, faça  o seu Feedbak:

1 -  Qual a avaliação que faço  da minha  perspectiva de vida?
2 -  Que Áreas Preciso de Revisão de Rota?
3 -  O que Preciso Fazer Para Expandir o Meu Potencial?
4 -  Que Recursos ( humanos, intelectual, financeiros, motivacional, espiritual...) preciso  agregar?
5 -  Que Farei dos recursos e prosperidade que Deus colocará em minhas mãos?

.  TRÊS CANAIS RECEPTORES E  EMISSORES  QUE NÃO PODEM FALTAR  EM UM
    FEEDBAK INTELIGENTE:

.  Da parte de  Deus!
. Da parte  do Outro!
. Do parte de  si mesmo!

 Da Parte de Deus – Enxergar a vida do ponto de vista de Deus.

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?; Para que não aconteça
que, depois de haver posto os alicerces  e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: este homem começou a edificar e não pode acabar "( Lucas 14:28-30)

A torre é uma representação da  nossa vida.  Que  nos remete a pensar como temos planejado o nosso projeto de vida. Qual é a parte de Deus nesse projeto? Por ser o criador do homem, a sua imagem e semelhança, Deus é o principal interessado no sucesso do "ser" que criou. Deus não deseja fracasso de ninguém. Um projeto bem elaborado e executado com sucesso passa pelas recomendações do idealizador do projeto,  A Bíblia é o manual da vida.  A obra de sua vida tem que ter a marca de Deus!

Da Parte do Outro -  Enxergar a vida do ponto de vista do outro.


"Rute porém respondeu: - não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu  morrerei também e ali também serei sepultada"( Rute 1:16,17) 



O  projeto de vida de cada pessoa tem tudo a ver com Deus e com o  outro. A nossa concepção passou por essa regra áurea da vida. Ninguém vive de si para si mesmo.  A  história de Noemi e Rute, sogra e nora ( ambas viúvas)  é um exemplo extraordinário de compartilhar a vida, nos momentos bons e adversos.  Rute não teria um final de vida tão promissor se não tivesse sido uma boa receptora  das  mensagens emitidas por parte  de Noemi.

Do Parte de Si Mesmo – Enxergar a  vida do ponto de vista de si mesmo.

"... Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda, afaste os seus pés da maldade"( Pv.4:26,27)

Essa é a  parte que cabe a cada pessoa. Deus não fará, nem o outro. Não siga tudo do que você vê, nem tudo que você ouve, nem tudo que sua vontade quer.  Tenha o seu olhar fixo na sua identidade  e destino. Cada indivíduo é único e  possui um designo único a cumprir.  Não pegue atalhos.  Decida não compactuar com práticas que levem a injustiça, imoralidade, egocentrismo e a avareza. Calcule o custo de sua vida e potencialize o que Deus lhe deu. Não desperdice tempo, energia e dinheiro naquilo que não contribui para o seu sucesso. 

Considere que a sua vida é um campo de semeadura. Você pode se transformar em um desses campos: ( parábola do semeador)    
                  
1º -   Fazer da vida um campo de consumo.

"... Semente que caíram à beira do caminho, os passarinhos comeram..."

Esse é um perfil de encarar a vida com superficialidade, sem nenhuma preocupação com o futuro. O indivíduo torna-se um auto-consumo   de si mesmo. Consome suas energias, seu tempo, suas oportunidades, em troca de prazeres momentâneos. Não alimenta sonhos, Em razão disso não  tem metas a cumprir, nem a médio nem a longo prazo. Vive do outro e não para o outro.

2ª -   Fazer da vida um campo de  impossibilidades.

            “... São sementes que caíram num lugar onde havia muitas pedras, pouca terra”

A vida é encarada como um peso. As dificuldades normais da vida representam pedras enormes e intransponíveis.  Pouca visibilidade de enxergar o futuro. Falta de coragem para encarar as   oportunidades com otimismo. Ao invés de dizer: "Vou lutar!",   “vou vencer!”, diz: "Não posso", "Não consigio". Um campo de pedras! Não gerará uma perspectiva de futuro consistente.

3ª – Fazer da vida um campo de pragas.



".... São sementes que caíram no meio de espinho e foram sufocadas.... "

O coração é o centro de nossas vontades, de nossas emoções, um campo receptor que  absolve coisas boas e coisas ruins. A Bíblia diz que devemos guardar o nosso coração; porque dele depende toda a nossa vida ( Pv. 4:23).  Somos emissores de mensagens que são geradas no coração: “ Pois a boca fala o que está cheio o nosso coração”. (Mt. 12:34.b).  Pragas como corrupção, infidelidade conjugal, mentira, falsos testemunho, são consequências de uma  vida que se tornou um  campo de pragas.

4ª  - Tornar a vida cem por cento produtiva


"... São sementes que caíram em boa terra, e produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos, por um..."

Tornar a vida produtiva  é o  verdadeiro  sentido da nossa existência. É uma ordenança do Criador, desde a criação do primeiro homem: “ Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem –se! Encham e subjuguem a terra!” ( Gn. 1:28).  Uma promessa feita a Abraão, Deus disse-lhe:  “ Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” ( Gn. 12:2). Essa é uma grande ideia de Deus! Não a  desperdice.

Reflexão: Meu Ponto de Vista.

De forma simples e objetiva, tentamos passar  para você:
Feedbak – O Jeito Inteligente de enxergar a Vida. Aproveite os dias finais desse ano de 2015.   Faça  um Feedbak de sua própria vida. Considere  os tópicos  que foram colocados,  retenha aquilo que for útil a você. Se considerar importante compartilhe com alguém que precisa do seu Feedbak.
O seu ponto de vista pode não ser o do outro!
Na verdade há ocasiões que ambos podem estar certo ou errado,  depende do  modo como está enxergando.


Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário