sábado, 12 de dezembro de 2015

A BÍBLIA - O MANUAL DA VIDA!


' Como eu amo a tua lei!
Medito nela o dia inteiro" ( Sl. 119:97 )

Não importa se a data oficial comemorativa do dia da Bíblia seja setembro ou dezembro, o que importa mesmo é que  a Bíblia deve ser lida, praticada e amada todos os dias do ano. Por ser  o livro dos livros,  o mais vendido no mundo em todos os tempos, o mais relevante de tudo a sua mensagem é transformadora e renovadora de esperanças.
É o Livro Sagrado, por ser revelação de Deus para o destino do homem, sua singularidade é unica e inconfundível.  É o manual da vida.  Na vida de cada  pessoa, se propões a  ser o guia, o roteiro, que assinala as rotas seguras, os obstáculos a serem evitados e o nosso destino final.  Não deve ser olhada como um manual para vencer na vida, mas sim, uma presença vivencial para aqueles que desejam ter uma vida amplamente comprometida com Deus.

Depoimento Pessoal:
A minha  experiência de conversão  aconteceu aos onze anos de idade (1961)apesar da pouca idade tomei a decisão do batismo imediatamente. Passados 16 anos, após batismo, não havia lido a  Bíblia toda nenhuma vez. Numa data comemorativa da Bíblia (1976) extremamente impactado com um depoimento, de um crente,  que havia lido a sua bíblia cinquenta vezes. Envergonhado, tomei a decisão de lê-la, ininterruptamente, em todo tempo da minha vida. O tempo se passou, para a gloria do Senhor, comemoro neste segundo domingo de dezembro, a 66ª. Leitura da bíblia, exatamente ao completar 66 anos de idade e 54 anos de batizado.
Posso afirmar com toda segurança, que foi o maior investimento da minha vida. Os dividendos são evidentes em todas as  áreas da minha vida: no casamento, na vida profissional, na criação  dos filhos, na jornada cristã. Não adquiri um status de catedrático da Bíblia, mas uma maturidade cristã que me faz enxergar o quanto a vida é previsível quando vivida na perspectiva de Deus.   

O que a Bíblia tem  me ensinado  ao longo desses anos- algumas pérolas extraídas de um manancial  de abundantes riquezas:  

. A Palavra de Deus  guardada no coração é o antídoto que neutraliza os efeitos do pecado. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” ( Sl. 119:11).

. A Palavra de Deus nos torna  mais sábios do que os ímpios e  aqueles que a ignoram.   “ Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo”; “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres...”   ( Sl. 119:98,99).

. A Palavra de Deus nos conduz a ser verdadeiros. “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre”. ( Sl. 119:160).

. A Palavra de Deus gera uma fé viva na prática das tarefas quotidianas. “Desviei os meus  pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra” ( Sl. 119:101).

.  A Palavra de Deus nos conduz a viver uma paz interior que o mundo não possui. “Muita paz tem os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço” ( Sl. 119:165).

O Caminho da Santificação  Passa em Conhecer a Palavra de Deus
O Salmo 119 é de um valor imensurável, compila com absoluta fidelidade o quão preciosos são os Estatutos e os Mandamentos de Deus. O Salmista não esconde o seu  ardente desejo em aplicar à sua vida cada  valor intrínseco dos preceitos do Senhor.
Não deve ser uma exceção  do Salmista, mas uma regra áurea para a santificação.  O passo seguinte obedecer aos mandamentos de Deus e  decidir viver exatamente como as Escrituras nos ensinam.



A Bíblia autentica a Identidade de cada pessoa.            

Uma cópia  de um documento para se tornar autêntico precisará ser autenticado por um cartório de notas. A vida de uma pessoa vale mais do que qualquer documento; entretanto, o manual do fabricante, a Bíblia Sagrada, autentica a sua origem.  Qualquer pessoa que não se vê única, capaz, singular, pode dar lugar a uma falsa identidade de si mesmo. Nestas circunstâncias, a vida torna-se simplesmente um rascunho, sem autenticidade, sem validade. Muito triste uma pessoa passar pela vida sem deixar a marca da sua autenticidade. Não deixar um  legado a ser seguido.

A Bíblia prevê, em detalhes, como será o fim de todas as coisas.

Se você quer saber, em detalhes o seu destino final consulte a Bíblia. Você quer saber os sinais dos últimos dias? Consulte a Bíblia. Você quer saber o destino de quem coloca Deus à prova? Consulte a Bíblia. Você quer saber o destino de quem vive uma fé viva na pessoa de Jesus Cristo? Consulte a Bíblia. 
A Bíblia tem a resposta definitiva a todas as suas perguntas.

REFLETINDO


A Fé que ouve, a Fé que crê e a Fé prática de boas obras, tem a sua  sustentabilidade  na Palavra de Deus.  É tão real essa ligação, fé e Palavra de Deus, quando o  crente  deixa de lado a meditação sistemática da Palavra de Deus, tudo o mais perece. Vive uma fé fragilizada. Vive uma crença superficial.  Pratica obras mortas, que Tiago chama de  obras da carne. Esse é um depoimento, que nas minhas limitações, a Bíblia tem me ensinado ao longo dos meus anos. 


Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário