sábado, 27 de fevereiro de 2016

RESILIÊNCIA INTEGRAL : NO ESPIRITO, NA ALMA E NO CORPO!



Resiliência é a capacidade que um individuo ou uma comunidade reagir positivamente diante de circunstâncias adversas. Trazendo para o  nosso contexto cristão: Como viver  Resiliência de forma integral – no espirito, na alma e  no  Corpo?
Grande tem sido a contribuição da ciência para o desenvolvimento do ser humano. Como cristãos precisamos filtrar as teorias formuladas através de um confronto com a Palavra de Deus.  A nossa referencia de conduta e fé é baseada nas Escrituras Sagradas.  João 5:39 -  Disse Jesus: “Examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim”Pelo fato de sermos cristãos, não nos impedem agregar conhecimentos que nos fazem melhores cidadãos.   
O ponto de partida  para que o individuo alcance um nível de superação e de sucesso desejável, é conhecer a sua  verdadeira Identidade. Conhecer a sua origem e  compreender  para qual propósito foi criado. Entender que Deus o fez um ser único, com personalidade e aptidões próprias, e de  um senso moral capaz de construir os seus próprios valores. Todo experimento que contribui para que o individuo  descubra essas verdades sobre si mesmo  é sempre bem vindo. A Bíblia é o mais completo experimento,  contém respostas para todas essas demandas humanas.


Como Alcançar Resiliência Integral: Espírito, Alma e Corpo?

Esse é o grande desafio de cada pessoa, considerando receber fortes  influências de  um mundo onde o sistema  anda na contra mão de Deus. A Bíblia define o homem como um ser que possui espírito, alma e corpo. Vamos conferir em I Ts. 5:23, que diz:  “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e  o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 
A resiliência no sentido bíblico deve ser compreendida na sua  forma integral. Há  proposito para isso: “preservados irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”. O mundo odeia os padrões que Jesus viveu e ensinou. Os valores de Deus são opostos aos valores do mundo. 

1.  Resiliência  no Espírito.
“  O mesmo  Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”  ( Rm. 8:16)
Por ser um Ser Espiritual o homem  anseia desesperadamente pelo Deus que o criou. Mesmo buscando de forma equivocada, anseia por Deus. Para o cristão essa necessidade foi plenamente suprida, através de Jesus Cristo. O Espírito  Santo de Deus, nos foi dado para abrir nosso coração, para  nos regenerar, convencer do  pecado original  e de pecados que praticamos;  nos selar para o dia da redenção, nos habilitar com dons espirituais,  nos santificar,  e,  nos aperfeiçoar à  práticas de boas obras ( confira em sua Bíblia >  I Co cap. 12; Rom. Cap.8;  Gl. 5:16-26). O mundo está carente de pessoas que sejam solidarias com o próximo, que pratique justiça justa. O Espírito Santo nos capacita a viver esse padrão.  A Bíblia dá essa garantida, Gálatas 5:16, diz: “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”.     

2.  Resiliência na Alma.
“ E formou o Senhor Deus  o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o folego da vida; e o homem foi feito alma vivente” ( Gn. 2:7 )
Uma definição  simples é que a alma abriga a mente, a vontade e as emoções.  A mente, a parte cognitiva que armazena imagens, informações e conhecimento. É o centro das decisões,  o cerne da existência. A vontade que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos, ânimo, determinação, firmeza. O sentimento, "aptidão para sentir, disposição para se comover, se impressionar, perceber e apreciar algo etc.; sensibilidade”( dicionário livre).
Na prática ser resiliente na alma é buscar a força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a capacidade  de se adaptar as circunstâncias, contribuir com  ações que valorizem a si e as pessoas. Tornando o mundo menos competitivo e mais cooperativo. 
No contexto cristão ser resiliente na alma é ser uma pessoa conectada com o Espírito Santo e  desconectada com o que o mundo pensa.  É o que a Bíblia diz: “ Não se moldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” ( Romanos 12,2).
O rei Saul alimentou um mau desejo em seu coração. Sua alma estava perturbada  dominada por ciúmes e egoísmo.  Não se tornou um exemplo de resiliência nesse quesito alma. 

3. Resiliência  no Corpo.
“Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6.18).

Para viver todo o potencial de forma integral o cuidado com o corpo é fundamental. O corpo do cristão é moradia do Espírito Santo. 1 Coríntios 6:19-20, diz:  "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.".  O sentido aqui não é ter corpo perfeito, alimentado pela indústria da vaidade.  Mas sim, um corpo oferecido a Deus como sacrifício vivo. O corpo não é uma vitrine para atraí cobiça, desejos sensuais. É habitação de Deus. Vamos dar o exemplo de Sansão. Possuía um corpo invejável. Não ofereceu como sacrifício vivo a Deus, foi tomado pelo desejo  carnal foi vencido pelo pecado.
Sempre que sua alma e corpo estiverem em fraqueza, cedendo ao pecado, lembre-se dessa palavra de Asafe, em Salmos 73:26, que diz: " O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração, e a minha herança porção para sempre".

REFLEXÃO:


“Porque Deus há de trazer  a juízo toda obra 
e até tudo o que está encoberto, 
quer seja bom, quer seja mau”( Ecl. 12:14).

O crente tem tudo para alcançar uma  resiliência integral. Uma pessoa de superação. Vitoriosa!  Por quê? Possui a vida de Deus. Possui o Espírito Santo. Possui a mente de Cristo. Participa de uma comunidade cristã, que oportuniza desenvolver os seus  dons e talentos. Praticar atos de boas obras.
É possível, viver uma vida saudável, mesmo diante de adversidades, das tensões da vida. Impulsionado por um propósito definido de vida: saber quem é;  saber  para onde vai. Ser um Vencedor em Cristo Jesus! Isso é Resiliência Integral. 

Por  amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário