domingo, 6 de março de 2016

A MULHER CONTINUA SENDO CRIAÇÃO ESPECIAL DE DEUS!

  
“.. Mulher virtuosa, quem a achará?  seu
valor excede ao  de finas joias” (Provérbios 31:10)

No dia  08 de março comemora-se o  “ Dia  Internacional da  Mulher”. Uma data importante para homenagear pessoas especiais em nossa vida, e, refletir o valor e o papel da mulher na família e na sociedade.
Permitam-me começar homenageando seis  mulheres especiais na minha vida, minha esposa Elzi, minha mãe Anatil, minha sogra Ana, minha filha Anna Caroline, minhas noras Juliana e Melina. São mulheres virtuosas que excedem o valor de finas joias.  Ao homenageá-las, estendo a lista a todas as mulheres que terão acesso a essa meditação.
Mulher virtuosa é uma designação bíblica que denota uma pessoa cheia de virtudes. Para preencher os quesitos de uma mulher virtuosa,  a mulher  passa pelo desafiante caminho de filha, esposa, nora, mãe, sogra, avó, bisavó, tataravó.  São  papéis, que vão se incorporando na trajetória da vida.

Deus não mudou o seu projeto original. A mulher continua sendo única, singular obra prima da criação de Deus. Com a mesma sutileza ao criar a primeira mulher, fechando com chave de ouro toda obra de sua criação, continua com o mesmo requinte e sutileza  ao trazer à vida cada mulher para cumprir um destino maravilhoso.
A mulher possui habilidades especiais. O Criador não teve o propósito de fazer, dela, uma máquina humana para executar tarefas ou um objeto sexual. Mas sim, para ser amada, honrada e valorizada. Essas habilidades  podem produzir resultados astronômicos, tanto para o bem quanto para o mal.
O livro de  Provérbios descreve, no capítulo 31,  qualidades  de uma  mulher virtuosa. Uma mulher de força e polivalente. Destacaremos algumas dessas qualidades:
.  Desenvolve atitudes positivas.
"Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” ( Pv. 31:12)
Fazer o bem são qualidades inerentes de uma mulher virtuosa. É incansável em promover a paz e o bem  estar da sua família
. Proativa nas suas ações.
“ É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas” ( Pv. 31:15)
Possui uma energia e uma disposição  sobrenatural.  Ocupa-se em  muitas tarefas ao mesmo tempo sem perder a qualidade. Suas ações são proativas e ágeis.
.Encorajadora numero um do seu marido.
Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra” ( Pv. 31:23 )
Preciso dar o meu depoimento de marido .Sou o que sou, graças a minha esposa. Ao longo dos  nossos 40 anos de casados, tem exercido esse papel fundamental em minha vida. 
.Fala com sabedoria e age com bondade.
“ Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”(Pv. 31:26)
Sempre quando solicitada  tem uma palavra de sabedoria e suas ações são compassivas recheadas de bondade.
.  É sábia na aplicação do  tempo e dos recursos.
“ Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho” ( Pv.31.16)
Nem  todas as mulheres que exercem esse papel diretamente como  empreendedoras, mas todas possuem a  intuição de enxergar quando um negócio não dará certo. Os maridos precisam dar ouvidos a esse radar feminino.   No ambiente da família o seu papel é insubstituível. Provérbio diz,:   "A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua"( Pv. 14:1).  Edificar uma família exige trabalho árduo sem nenhuma expectativa de recompensa. E trabalho árduo requer um alto preço e renuncia,  que só as   mulheres virtuosas  estão dispostas a pagar esse preço.
Na Bíblia, encontramos exemplos extraordinários de mulheres que brilharam. Mulheres que alcançaram grandes sucessos, sem abandonarem suas funções femininas, de esposa, mãe e administradora do lar.  Alguns exemplos:
- Rute serviu a sua sogra, Noemi, em  circunstâncias das mais difíceis para ambas. O resultado de sua dedicação a sua sogra,  rendeu-lhe dividendos que  não ambicionava,  ser a avó do rei  mais importante de Israel.
- Ester, órfã e exilada, chegou ao posto de rainha, serviu o seu povo numa das horas mais difíceis de sua história.
- Débora,  dona de casa , não recusou  em servir o seu povo,  como juíza,   foi chamada  “´mãe em Israel”.
- Maria, mãe de Jesus, abdicou-se  de uma vida normal  e pagou um alto preço, para ser  a mãe do Salvador do mundo.
- Muitas outras mulheres serviram Jesus com seus bens e suas casas. Entraram para a  história, através de suas vidas e ações.
.  Deus continua no seu projeto original.  Você  é uma mulher  virtuosa, valorosa e vitoriosa. É assim que Deus a fez e  a vê!  Creia  e desfrute desta vida abundante e abençoada que Deus tem pra você!
Nossa homenagem, especialíssima, as mulheres que abdicaram de  seus projetos pessoais para servir a Deus de forma integral. São mulheres virtuosas e especiais; não procriam  filhos biológicos, mas estão povoando os Céus,  com filhos espirituais.  São dignas de ser louvada!
Para você refletir:
“ Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” ( Provérbios 31:30)
A  mulher que honra a Deus, não fracassa - porque  ela...
.   Prioriza o seu relacionamento com Deus;
.   Não abre mão do  comprometimento com seu lar e com a sua  família;
.   Responde com eficácia seus compromissos profissionais e as tarefas  assumidas;
.   Dedica serviços para Deus  através dos ministério da Igreja e na comunidade.
.   Preza a sua feminilidade, porque entende que é um dom de Deus.

Oração de graça:
“ Obrigado Senhor , por  ter criado um ser tão especial e com tantas habilidades. Que cada mulher, se sinta mulher, e tenha  orgulho em ser mulher. Que ela se   veja como o senhor a vê ,  sinta-se amada e honrada. E sinta que ser Mulher é um privilégio e não um fardo. Que o Senhor as abençoe  rica e abundantemente. ” Amem!

Por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário