quinta-feira, 24 de março de 2016

A PÁSCOA CRISTÃ, O QUE MUDOU NA SUA VIDA?


".... E, por cima de sua cabeça, puseram escrita a sua acusação: 
"ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS" ( Mt.  27:37)


O Senhor Jesus é o único personagem da história da humanidade que em tão pouco tempo que aqui esteve dividiu  a história em antes e depois, Passou por um Tribunal que nada acharam que pudesse acusá-Lo de morte. A acusação que acharam  nEle  por se apresentar   "REI DOS JUDEUS". Os próprios Judeus não O reconheceram e pediram a sua morte.  O Senhor Jesus é o único personagem da história da humanidade que mudou o destino do homem. A Sua morte trouxe absolvição da condenação eterna.  O Seu sangue purifica de todo o pecado. A Sua ressurreição  é a vitória sobre a morte.  Quem é esse  Jesus?

O incrível que esse Jesus que mudou a história da humanidade, que mudou o destino do homem, multidões nada sabe sobre Ele. Muitos dos que sabem ignoram o Seu feito na Cruz. Muitos dos que O seguem  o fazem sem muito comprometimento. 

A vida e história de Jesus foi marcada por um  estilo de vida de total simplicidade.

"... E deu a luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos,
 e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem".
Esse foi o cenário que Deus escolheu para o Seu filho nascer. A simplicidade marcou a vida de Jesus desde o seu nascimento. Utilizou um jumentinho para seu transporte. O sepulcro onde foi sepultado não era seu. Não deixou nenhum bem material. Sua simplicidade atraía multidões  de pessoas simples que buscavam curas e alívio para os seus sofrimentos. Jesus veio para buscar e salvar os humildes de coração. A simplicidade deve ser a marca do cristão. 

A vida e história de Jesus foi marcada por perseguição.

:... Levanta-te,  toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, ... porque Herodes há de procurar o menino para o matar"(Mt. 2:13.b)

O Senhor Jesus não veio ao mundo para conquistas de glória terrena, nem fazer qualquer tipo de acordo com o mundo dominado por Satanás. Satanás até que tentou persuadir Jesus na tentação no deserto. Todo ministério de Jesus foi marcado por perseguição. Não foi polpado nem pelos lideres religiosos. O cristão comprometido com os valores eternos será marcado nesta vida por perseguição. 

A vida e história de Jesus foi marcada pela compaixão
.
".... Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças..." (Mt. 8:17.b)
Só quem possui um coração compassivo é capaz de assumir as enfermidades e doenças alheias. Jesus fez isso por você e por mim. Jesus literalmente era movido por compaixão. Ninguém que gritou por socorro, que tocou em suas vestes ficou sem receber a benção que buscava. Esse deve ser o coração do cristão. Um crente sem compaixão, insensível a dor do próximo precisa repensar a sua fé.

A vida e história de Jesus foi marcada de  fidelidade pela sua missão.

 "... Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo 6:38)
Fidelidade é a marca de um caráter refinado.  A fidelidade que torna uma missão viável, comprometida e inegociável.  Esse é o padrão de fidelidade de Jesus para com a sua missão. O cristão que fugir desse padrão, desceu da cruz, ou em pior análise traiu o Senhor Jesus, como Judas.

A vida e história de Jesus foi marcada por um amor eterno.

"....Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" ( Rm 5: 8 ).

Esse é o amor que levou Jesus para Cruz. Um amor que passou do Pai para o Filho. Um amor que passou para o Espírito Santo, que passa para os filhos de Deus. É um amor eterno, não se apaga. É o amor de Jesus para com sua Igreja. Esse deve ser o mesmo amor do marido para com a sua esposa.  O cristão não tem outra escolha, a não ser amar. O amor gera perdão, o perdão gera amor..

REFLETINDO: 
"Ele não está aqui, porque já ressuscitou como tinha dito..." ( Mt. 28:6).

Faça dessa páscoa um tempo de reflexão. Pergunte para você mesmo: O que há na vida e história de 
Jesus que ainda não está em mim como Cristão. Se algo está em falta, sua vida está incompleta. Peça ao Espírito Santo que  aponte suas falhas. Peça perdão ao Senhor Jesus. Assuma um compromisso de carregar a sua cruz, da submissão, da cumplicidade e do amor eterno.
Feliz Páscoa pra você!

Por amor a Cristo!