sábado, 21 de maio de 2016

VIAGEM NO TEMPO, ERROS E ACERTOS!



".... Assim será abençoado o homem que teme o Senhor...
para que você veja a prosperidade todos os dias da sua vida, 
e veja os filhos dos seus filhos" ( Sl. 128:4,5)

Com a graça de Deus  estamos comemoramos  45  anos de casados (1976-2021). Não fugindo a regra contabilizamos acertos e erros. Como marido, pai, Coach, discipulador  e mentor de homens cristãos, sinto-me no dever de compartilhar  meus erros e acertos ao longo de quatro décadas e meia.  Uma forma de testemunhar a generosidade do amor de Deus na minha jornada.  De certa forma, receba como uma contribuição para  maridos e pais que estão em pleno  curso  de suas jornadas.

Selecionei  dez erros e dez acertos, como marido, pai, profissional e líder cristão. Muitos desses erros, por conta de inexperiência, cultura familiar e insensibilidade masculina. Vamos a eles...:

DEZ ERROS COMETIDOS NO CASAMENTO COMO MARIDO E PAI. 

1- Levar  para o Casamento um  Comportamento  cultural machista.
Sou filho de pais nordestino. Vim de uma cultura  fortemente marcada por um comportamento cultural machista.  Nessa cultura prevalecia que o  homem  saia de casar  para a provisão  da casa e a mulher ficava em casa para as lides domésticas e cuidar dos filhos. Uma cultura tipicamente rural e funcionava.  Quando ficamos noivos a minha esposa era bancária de carreira. Como condição para nos casar teria que deixar o trabalho para ser esposa, administrar a casa e cuidar dos filhos.  Relato isso com tristeza, um comportamento insensível herdado  porque não conhecia outro modelo. Esse comportamento foi rapidamente  corrigido; a minha esposa retornou ao trabalho profissional, implantamos uma nova cultura para os nossos filhos.  Nossas  duas noras e  nossa filha  fazem jornada dupla e com eficiência administram suas casas e cuidam exemplarmente dos filhos. 

2-  Não Priorizar  o  Primeiro Ano do Casamento.
Deus estabeleceu na cultura  Hebreia  a dispensa do homem, do serviço militar, para dedicar a esposa no primeiro ano de casamento (confira Dt.  24:5). Essa percepção divina faz muito sentido para o início de um casamento. O primeiro ano de casamento é o tempo de adaptação em todos os sentidos. No meu caso não interrompi o ritmo de solteiro.  Depois de anos  de casado faço minhas ponderações e concluo que não foi uma boa escolha. Por mais que a carreira seja importante nunca deve ser mais que o casamento. Uma das principais razões dos casamentos não permanecerem no tempo. 

3-  Não ser  um pai presente nos primeiros anos dos filhos.
É sabido que um erro gera outro. O fato de dedicar exageradamente ao trabalho os filhos são os mais  afetados emocionalmente,  pela falta da presença e da atenção do pai. Os estudos mostram que essa inversão de valores, deixará uma lacuna emocional irreparável, nos filhos. São erros culturais que repetimos  e passamos para os nossos filhos.  Felizmente nossos filhos tem corrigido essas distorções de valores sendo pais presentes.  A Bíblia nos ensina  que os filhos não precisam carregar os erros dos pais e reproduzi-los  na vida de seus filhos. 

4- Assumir Muitas Atividades ao Mesmo Tempo.
O trabalho não deve ser o vilão dos nossos erros. Entretanto, acúmulos exagerados de atividades colocarão em risco as prioridades da vida. A família entra no rol das  prioridades. Uma agenda cheia de atividades não nos qualifica ao top  da  excelência. Há muitos homens bem sucedidos em suas carreiras, mas em sucessivos casamentos e filhos naufragando na vida. Um falso conceito de sucesso.

5- Não Compartilhar  Tarefas Domésticas com a esposa.
A cultura machista qualquer  atividade doméstica sinaliza fraqueza. Um comportamento equivocado  e prejudicial no casamento. Confesso que o primeiro café que fiz já estávamos no vigésimo ano de casamento. Uma herança machista que ficou para trás. Os nossos dois filhos são exímios churrasqueiros. Pelo menos hoje sou o fazedor oficial de café. 

6-  Não Comparecer nas Reuniões de Pais na Escola.
Não considerava importante deixar o meu trabalho para comparecer a uma reunião de pais na escola. Totalmente equivocado. O filho ou a filha precisa se sentir importante em eventos onde deve se sentir  o centro das atenções do pai. A minha esposa, virtuosamente e sabiamente,  cobriu essa minha lacuna. Os pais de hoje estão mais participativos.

7-  Não Compartilhar o Controle das Finanças com a  Esposa.
Esse é um dos assuntos dos mais delicados entre casais. Por me "achar" um especialista nessa área, achava desnecessário compartilhar as responsabilidade das finanças com a esposa.  As finanças tem sido motivo de conflitos conjugais e familiares por falta desse compartilhamento. Por mais que não tivemos problemas na área financeira,  o compartilhar  e  a cumplicidade em gerenciar as finanças juntos, é um modelo bíblico que não deve ser negligenciado em família.

8-  Não ouvir a Esposa nos Momentos de Dificuldades.
Dificuldades acontecem. Elas se agravam na vida do casal quando o marido é um cabeça dura, intransigente, dono da verdade. Muitas crises seriam evitadas ou rapidamente solucionadas se ouvisse a minha esposa. Deus deu a esposa uma sensibilidade  singular de enxergar soluções que o  marido não consegue enxergar. Como analista comportamental fica mais claro entender que as diferenças comportamentais entre o casal  é proposital para que ambos se completam e nos tornemos uma só carne.

9-    Não  Tirar Férias Regulares  Com a Família
Férias em família deve ser uma prioridade. Quando preparava-me para aposentadoria constavam nos registros, RH, onze  férias não gozadas. Significa que roubei onze anos de férias da minha família. Para qualquer homem sensato vai concluir como  um erro irreparável. Férias em família é reparador e coloca o valor familiar no seu devido lugar.  

10- Não Amar a Esposa Na Mesma Intensidade Como Cristo Ama a Igreja.
Esse é o padrão de amor bíblico do  marido para com a sua esposa. Quando faço o teste do pilar Conjugal deparo-me  como estou precisando investir muito mais e intencionalmente para ser parecido com Jesus. O homem em geral tem dificuldade de expressar em palavras o quanto ama a sua esposa.  Equívoco Achar que fazer algo por ela substitui gestos intencionais que a ama.  É um mandamento bíblico : "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a sua igreja e entregou-se por ela..." ( Efésios 5:24 ) 

DEZ ACERTOS  NO CASAMENTO COMO MARIDO E PAI:

1- Ter Buscado Orientação de Deus Para Escolha da Esposa.
O casamento não começa no altar. Começa na escolha. O casamento é uma aliança com Deus e com o cônjuge. Essa aliança se consolida na observância que Deus traçou para o casamento.  Essa consciência do valor do casamento, nos padrões de Deus,  as implicações e os desafios, contribuíram positivamente na escolha da minha esposa.

2- Assumir o Casamento Profissionalmente Estabilizado.
Casei-me com  26 anos de idade já estava profissionalmente estabilizado. A  questão profissional 
resolvida contribuiu para uma tranquilidade emocional, proporcionando elaborar um projeto de família
consistente. Não passamos pelo desconforto e tensão de ser surpreendido de não estar no emprego no
dia seguinte. É uma recomendação bíblica importante. "Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto;
deixe pronta a sua lavoura. Depois construa a sua família" ( Provérbios 24:27).
                                                    
3. Colocar o Reino de Deus em Primeiro Lugar.
Minha experiência de conversão deu-se aos onze anos. Desde então, venho construindo uma consciência de que a minha vida pertence ao Senhor em todos os aspectos. Sempre envolvi-me nas atividades da igreja e denominacional. A maturidade cristã foi sendo desenvolvida na medida que fui entendo a importância da mordomia dos dízimos, das ofertas e dos dons. Esse conjunto de atitudes, proporcionaram dividendos positivos na família, carreira profissional e nas finança. Hoje colho  dividendos  de uma família próspera e abençoada. Com novos projetos de vida que denomino de 70 em 10. 

4- Fidelidade no Voto do Casamento.
Posso declarar diante de Deus, e dos homens, que tenho buscado honrar os votos sagrados do casamento. Fidelidade para com a aliança de casamento cem por cento. Por pura graça, têm-me credenciado a ser um destemido defensor da aliança do casamento, indissolúvel, conforme as Escrituras nos cobram. "O Senhor é testemunha  entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a companheira, a mulher do seu acordo matrimonial" ( Malaquias 2:14). Honrarei a aliança de casamento enquanto vida terrena Deus permitir.  

5- Promover os  Filhos para a Vida.
Deus nos abençoou com três filhos. Todos profissionalmente bem encaminhados. Todos casados, com famílias bem estruturadas. Todos tem o temor a Deus. Tivemos que Sacrificar muitas coisas materiais para investir em nossos filhos. Tem valido a pena. A maior recompensa é colher os frutos que sãos os nossos seis netos.

6-  Investir nas Fases do  Casamento.
O casamento é para a vida toda. Não está a  troca, nem a venda.  Por ser tratar de relacionamentos duradouros,  sofre desgastes, precisa de investimento continuo para os reparos físicos, emocionais e espirituais. Temos feito isso ao longo dos 45 anos. Já estamos planejando uma grande Celebração quando completarmos bodas de ouro ( 2026). Ao celebrações pontuais  uma demonstração de gratidão ao Deus da aliança pela provisão e proteção. O que nunca nos faltou nesses 45 anos. 

7-  Honrar a Vida dos Pais na Velhice.
Honrar os pais é o primeiro mandamento com promessa. Foi um tempo gratificante dedicar tempo e atenção aos meus pais nos seus últimos anos de vida. Temos a sogrinha ( tataravó) conosco com seus 89 anos. Dedicamos amor e cuidado. 

8-  Apoiar a Esposa na  Realização Profissional.
Posso comemorar o fim da cultura machista na minha geração.  Passei por uma conversão de crença e para melhor.  Estamos vivendo um tempo promissor. Juntos formamos uma  parceira profissional nos preparamos como Coaching  e Analista Comportamental. Estamos em parceria com ministérios na Igreja como Coordenadores da Escola da Família e da Universidade da Família. Vivemos um tempo de graça crescendo e contribuindo. Aprendemos que o casamento é uma parceira onde não deve haver nenhum extremo, nem a submissão machista nem a liberdade feminista.  Vivemos um tempo  produtivo e com muita vontade em contribuir com o desenvolvimento espiritual e profissional das pessoas. Um grande acerto na vida.

9-  Apoiar os Filhos na Chegada dos Netos.
A chegada de cada neto é uma festa. Já temos seis preciosos netos. Prazeroso é ter disponibilidade de tempo para apoiar os filhos nesses momentos da chegada dos filhos. Nesse sentido,  estamos realmente vivendo a melhor idade. A idade de ouro!

10-  Colhendo  as Promessas dos Salmos  127 e 128.
Os Salmos 127 e 128 são  parâmetros  seguro e confiável para ser um homem bem sucedido na vida. Sempre almejei ser um dos homens dos Salmos 127 e 128. Mesmo reconhecendo os erros cometidos      ( mencionei apenas alguns) com a graça de Deus posso celebrar vida profissional, casamento, família e vida cristã  abençoada.  O créditos dos acertos a Honra para o Senhor; os erros, assumo já sabendo que o Senhor passou uma borracha e não se lembra mais. 


REFLETINDO:
Essa reflexão é muito pessoal, mas de um alcance universal. Para os homens refletirem sobre os seus acertos e erros. Para as mulheres esposas orarem pelos seus maridos, Para os filhos compreenderem as fragilidades de seus pais, horando-dos de qualquer modo.  Expus-me com a pretensão de dizer: os erros são inevitáveis,  mas devem ser reconhecidos e reparados. Muitos dos erros ajudaram-me a enxergar o certo. A sensibilidade é uma grande aliada dos acertos. Os acertos são possíveis quando estamos sensíveis a correção de Deus. 

"Obrigado, Senhor, por ter me dado "n's"oportunidades de corrigir os erros e as rotas. Abrir o entendimento para aquilo que nos faz maridos e pais mais qualificados para tão sublime missão. Que os Salmos 127 e 128, sejam o padrão de todo o homem cristão" Amem!



Por amor a Cristo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário