sábado, 4 de junho de 2016

CRISES - A CRISE DE IDENTIDADE É A MATRIZ DAS CRISES!



A palavra crise é a que mais se houve no dia a dia das pessoas.  As crises vem e vão como as estações do ano.  Os estudos  mostram que a  principal crise do ser humano é a crise de identidade. Para nós cristãos entendemos que a crise de identidade acompanha o ser humano desde a sua queda em consequência do pecado.


A crise não surge de um ato isolado, do nada; é um processo de sucessivos fatos que precisa de intervenção.  A crise de Identidade não é diferente.

Dentre outras causas, vamos distinguir cinco fatos importantes:

Cristo Fora do Centro Vida.
O Salmo 139 descreve de maneira singular, única e criativa, como Deus formou  cada pessoa.  O caráter de Deus faz parte desse complexo e formidável ser. Cristo é o resgate dessa identidade, trazendo de volta o caráter de Deus, em nós. Uma vida sem Cristo gera crise existencial permanente. Perguntas como: Quem sou eu? Qual propósito da vida? Qual o meu destino? Ficam sem respostas.
Rebelião Contra Deus
Rebelião significa culto a demônios. Quando rebelamos contra Deus há um propósito intencional de confrontar a autoridade divina. Satanás fez isso, nos céus e foi expulso e despojado. Perdeu a sua  verdadeira identidade de um ser criado para adoração a Deus.
Inversão de Valores
Os valores são a base da construção da  vida. Devem ser institucionalizados e invioláveis.  Dar valor ao valor é a garantia de um caráter consistente, de tomadas de decisões seguras e responder as prioridades da vida. Propósitos como: servir a Deus, servir ao próximo, empreender, cuidar do corpo, ocupam intencionalmente o seu devido lugar  
Subestimar o Pecado
O pecado é o  principal causador  da crise de identidade. Satanás é o protagonista de todo o descaminho do homem. Sua missão é convencer a pessoa que não precisa de Deus.  Convencer a pessoa que é capaz  de formar os seus próprios valores e traçar o seu próprio destino. O pecado tem se tornado tão parceiro do homem que não provoca nenhum medo de suas consequências. Muitos estão sucumbindo na vida por não levar o pecado a sério.  Nesta batalha contra as ciladas e artimanhas do Diabo não existe pecadinho nem coitadinho.
Escolhas Erradas
As escolhas determinam os resultados. O livre arbítrio aponta uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem que temos livre acesso as escolhas. A desvantagem é que não podemos escolher as consequências das escolhas. O fato é que erramos mais do que acertamos. Adão e Eva escolheram ouvir o conselho do Diabo, uma escolha errada que  custou muitíssimo caro para eles e para a sua semente. O líder, Josué, teve que levar o povo de Israel a tomar uma decisão. “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir...... Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” ( Josué 24:15).  Pequenas concessões vão abrindo caminho para desvios de rota. Um desvio de rota pode levar no portão de entrada do inimigo.

Crise de Identidade e os efeitos colaterais.
“Efeito colateral” define como um efeito indesejado daquele considerado como principal. Os efeitos colaterais originados de uma crise identidade refletem numa outra crise a existencial. A crise de identidade está relacionada ao ser; a crise existencial está ligada ao sentido de  viver.

Os efeitos colaterais, atingem áreas importantes da vida, como por exemplo:

Na Constituição Familiar
Constituir uma família é um projeto dos mais importantes da vida.  Muitos jovens se lançam a uma aventura de casamento com suas vidas emocionais desestruturadas. Um projeto que seria para ser bem sucedido torna-se fracasso.
Nas Relações Interpessoais       
Nenhuma pessoa é capaz de viver isoladamente. Os relacionamentos interpessoais podem se tornar indigestos com pessoas que vivem crise de identidade. Uma pessoa marcada por uma crise existencial não confiará em outra. Um efeito  colateral que atinge ambientes de trabalho, de entretenimento e na comunhão no Corpo de Cristo.
No Planejamento da Vida
A vida não vem pronta. Há um potencial a ser explorado não pode se negligenciado nem receber interferências negativas. A crise de identidade gera crise existencial, que afetará todo o projeto original de Deus. Os valores são invertidos desviando a rota  de um destino que foi traçado para ser bem sucedido. Que pena! Muitos jovens enveredam por esse caminho sem  volta. O poder, a fama e o dinheiro passam ser valores mais importantes da  vida.

REFLETINDO:
A crise interior é de responsabilidade pessoal.  A crise exterior é de responsabilidade de todos. Em qualquer situação, deverá ser diagnosticada e enfrentada.
Nesta pesquisa, onde você se enquadra?:
- 50% das pessoas não dão a menor atenção para onde estão indo;
- 40% das pessoas estão indecisas e são capazes de seguir para qualquer direção.
- 10% sabem o que querem, e mesmo assim, nem  todas  seguem em direção ao que desejam.
(fonte:  escritora  Anne Porter, vencedora do prêmio Pulitzer Katherine- Liderança John Maxwell).

 Para quem está vivendo uma crise de identidade, saiba que o Senhor Jesus é a resposta para remover todo engano do coração. Devolver o sentido á vida. Amem!


Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário