sábado, 30 de julho de 2016

CINCO " T ''s " - O PADRÃO BÍBLICO PARA TRIUNFAR.



...Tempo
                   ...Talento
                                         ...Trabalho
                                                              ...Tesouro 
                                                                                     ...Triunfo

Seguramente essa reflexão não ficará ninguém de fora. Todo projeto de vida necessariamente terá que entender a importância dos cinco "T's":  Tempo, Talentos, Trabalho, Tesouro, Triunfo. Cabem na palama da mão. Perguntas chaves da vida: O que tenho feito do tempo? Dos Talentos? Dos Recursos? Das Conquistas?  Faça a sua própria  introspecção que  importância  tem em minha vida? 




 TEMPO.....

“... Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para 
 todo propósito debaixo do céu...” ( Ecl. 3:1)
O tempo é um bem precioso dado por Deus. Está disponível igualmente a todas as pessoas. O tempo não acaba quando termina o tempo de vida na terra.   Faça o seguinte  exercício:
                               
 ( Expectativa de vida  <.....>   Trace uma linha reta infinita
                                   ........../.............../....................... >.
Considere cada bolinha 5 anos.  Coloque um pontinho na linha marcando sua idade hoje. Pense na expectativa de vida que terá pela frente. Coloque um outro pontinho, indicando o fim de seus dias.  Quantos anos você calculou que  pode ainda viver na Terra? Compare essa conta de dias com a eternidade.  Infinitamente menor, não é mesmo?
Eclesiastes 3:1, diz:   “ há tempo para todo propósito debaixo do céu .  O tempo que Deus lhe deu é para ser bem utilizado naquilo que for útil.  Precisamos entender o que é útil e o que é fútil. O útil abençoa, constrói, vai além das expectativas humanas. O fútil é exatamente o contrário. Não abençoa, não constrói, a vida é banalizada.    Nunca devemos  tirar os olhos da eternidade.  Os atrativos do mundo bloqueiam a visão de olharmos a vida além dos muros terrenos.  O tempo perde o seu verdadeiro propósito. Deixa de ser um bem precioso de Deus.  O tempo  desperdiçado jamais se recupera.  O tempo denuncia o quanto  estamos em relação à nossa vida com Deus: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a sua cabeça" ( Ecl. 9:8). 

TALENTOS
“... e  a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, 
a cada um segundo a sua capacidade"( Mateus 25:15a. ) 
Há pessoas que perdem boa parte do tempo de suas vidas, por não conhecerem os talentos e aptidões pessoais. As habilidades pessoais  são dádivas de Deus. O texto bíblico de Mateus 25:15a. deixa clado que Deus deu a cada pessoa pelo menos um talento.  Não cobrará de você aquilo que não delegou fazer. Os  talentos são  proporcionais  a capacidade de cada um. Prestaremos contas a Deus apenas as tarefas  que nossas forças e habilidades podem  executar. Ainda adolescente uma palavra que abriu o meu entendimento sobre o que Deus requeria de mim,  está em  Ecl. 9:10:  " Tudo quanto te viver à mão para fazer, faze-a conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais , não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma". Hoje na terceira idade posso afirmar o quanto essa palavra fez diferença para o desenvolvimento de minhas habilidades e aptidões.  Deus não cobrará além daquilo que colocou em nossas mãos.

TRABALHO
“... Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem ( Salmos 128:2
O tempo e as habilidades são favores de Deus para serem muito bem utilizados através do trabalho. O trabalho faz parte da vida. Desde as pequenas tarefas que os pequenos fazem já precisam entender que é um trabalho. Muitos pais não entendem isso. Os filhos trazem uma cultura que vão começar a trabalhar após se formarem. A cultura que o trabalho começa no primeiro emprego. Errado!Um dos propósitos do trabalho é desenvolver o caráter desde cedo. Enquanto o carpinteiro está construindo  uma casa, a casa está construindo o carpinteiro. O trabalho aperfeiçoa as habilidades, constrói  riquezas. Tentar fazer algo sem as habilidades e ferramentas necessárias é como tentar cortar madeira com um machado sem corte. Uma vida profissional desprovida de conhecimento e aperfeiçoamento é como um machado sem cortes. O trabalho não combina com a preguiça. A preguiça age na direção oposta  dos conquistadores de sonhos.

TESOURO

“... Onde tiver o vosso tesouro,  aí estará também o vosso coração  ” ( Mt. 6:21)

O tesouro é a contabilização positiva de todos os investimentos que fazemos com o tempo, com os talentos e com o trabalho. Inclui: a saúde, a família, os bens materiais, os bens espirituais,  os relacionamentos, etc. O tesouro mais precioso é o temor do Senhor.  O Salmo 128:1-2, descreve as recompensas de quem teme a Deus:  “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem...." O maior tesouro que deixamos na terra não sãos os bens materiais adquiridos;  mas um legado de uma vida comprometida com os valores de Deus. O maior legado que Abraão deixou para  multidão de gerações foi a sua fé. A sua lealdade a Deus. O seu legado povoa os céus. Esse é o maior tesouro!

TRIUNFO
.. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento”( 2 Co 2:14).
Triunfar é superar as adversidades da vida. Não se deixar abater com as momentâneas derrotas.  É seguir  à risca  essa palavra de Jesus  "lançar mão do arado e não olhar para trás". Seguir em frente. O Senhor deu o maior exemplo de  triunfo. Nosso troféu de vitoria. O Senhor usou o pouco tempo que teve para formar uma equipe imbatível. Usou as suas habilidades e poder para curar, salvar e libertar multidões. Trabalhou incessantemente para o bem das pessoas, Deixou um tesouro imensurável: Sua vida por amor ao pecador. Triunfou! Retornou aos céus com todo poder e gloria.

REFLEXÃO:

“... Tema a Deus e guarda os seus mandamentos; 
porque isto é o dever de todo homem” ( Ecl. 12:13)

Temor! Necessariamente o sexto  "T " dessa reflexão.   Os cinco 
"T's "  só terá sentido se a  vida for conduzida   pelo Temor a Deus. 
Pare! Pense! Pergunte: O que tenho feito do meu tempo, talentos,  trabalho, riquezas? Tenho triunfado diante dos desafios e lutas? Se há algo que precisa de concerto com Deus, receba esse momento como uma oportunidade. Amem!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário