sábado, 13 de agosto de 2016

HOMENS DA VERDADE, GERAM HOMENS DE VERDADE!




Esse tema está sendo dedicado para os homens cristãos. Sou um deles, coloco-me como primeiro da lista. Se você não é um homem cristão fique tranquilo não é para você. Uma semana propícia para refletir sobre esse tema culminando com a data dia dos pais. 
Por quê dirijo-me a homens cristãos? Porque nós homens cristãos assumimos diante de Deus e de um mundo ímpio  o compromisso de sermos homens que vestem a camisa da  verdade. Vestir a “camisa” é uma expressão usada para alguém que coloca a alma e  o coração em algo que acredita.
Esse tipo de homens que Deus conta para governar, para legislar, para aplicar justiça num mundo injusto. O Brasil está precisando de homens que tem o compromisso com a verdade. As  mulheres não estão excluídas dessa responsabilidade. As estatísticas apontam que as mulheres são mais autênticas no  quesito verdade.
Homens verdadeiros  são homens que vamos chamá-los  “ homens de peito”, íntegros, corajosos e destemidos. C.S. Lew’s  dá o nome de “homens de peito” a homens que possuem essas qualidades. Segundo Lew’s, o peito é a conexão indispensável entre a razão e apetites. Sem um “peito forte”, os homens sucumbiriam aos pretextos, ao relativismo e à possibilidade de pôr tudo a perder. Lew’s chamava esse tipo de homens sem nenhum caráter ou integridade, homens “sem peito”.  Homens “ de peito fortes", são conhecidos pela sua integridade. Nesta data tão significativa do dia dos pais, lamentavelmente muitos homens não podem bater no peito e dizerem eu sou esse "homem de peito". Abandonaram o barco da paternidade cono algo comum e normal.

Os homens da verdade, de verdade - são confiáveis em suas lideranças pelas seguintes qualidades:

1-     Transmitem Confiança
A confiança  não é um dom,  é um processo  de vida  gerado por um caráter capaz de entender suas próprias fraquezas e não se deixar dominar por elas. Não se trata de um conceito apenas literário, mas de um estilo de vida que vale para todas as esferas da vida, como: na família, nos negócios, na profissão, nos relacionamentos de forma geral. Davi foi um grande líder politico em seu tempo, entretanto, teve momentos que teve que encarar os seus pontos fracos, reconhecer seus erros e aceitar a correção de Deus. O homem de "peito forte" é forjado pela coerência em viver e praticar a verdade. Esse homem, é homem de verdade. Esse homem transmite confiança.

2-     Possui  Uma Consciência Limpa
Consciência limpa não significa nunca ter errado. Reconhecer os erros, corrigi-los, assumir o que tiver que ser retratado, restituir o que for apropriado indevidamente. Ser proativo na busca de soluções amigáveis não esperar uma  ação  imposta pela justiça. Deve ser um ato espontâneo da consciência. Ter a mesma concepção  de justiça, para si,  quando submeter uma pessoa à uma pena que julgue ser justa. Só homens com consciência limpa contribuem  na formação de jovens cidadãos em adultos cidadãos responsáveis. Se os nossos atos como cidadãos adultos, forem filtrados por uma prática de consciência limpa, vamos construir uma sociedade saudável.  Essa prática vale para nossa conduta  em todos os sentidos e áreas da vida, no trânsito, nos negócios, na palavra empenhada.

3-    Deixam Legados e Não Conquistas
Em pronunciamento recente, chamou a atenção do  mundo  uma expressão muito forte da primeira dama dos Estados Unidos, Sra Michelle Obama. Visivelmente emocionada fez menção que a cada dia ao acordar, com tristeza relembra  que aquele luxuoso palácio onde  reside o presidente - Casa Branca-  fora construído por negros e escravos. Por ser negra se colocava no lugar deles.  Não exaltou os feitos dos conquistadores do passado, fez menção de exemplos negativos deixados por eles.
Homens de “peito fortes"  não são conhecidos pelas suas conquistas, mas sim, pela regularidade de sua integridade.  A vida, de Jó,  foi marcada por conquistas e tragédias; entretanto, o que fez dele um homem que vestiu a camisa da verdade foi a constância de sua integridade; mesmo diante de sofrimentos e acusações indevidas. A presente geração é estimulada a conquistas, não importa os métodos e meios, pouco ensinada, a construir  legados para  a geração que seguirá. 

4-    Comprometidos em fazer as Coisas Certas
Homens que vestem a camisa da verdade não estão a serviço da platéia.  Estão comprometidos com a ideia de fazer a coisa certa a qualquer custo. Sua marca é a consistência. Firmada num caráter consolidado. São visionários, não apenas vê  apenas inicio das coisas, mas o seu fim. Não mudam o curso da vida por conta de conveniências ou circunstâncias.  Não são atores que mudam o enredo de uma trama para agradar os fãs. Esse comprometimento vale para nossa conduta no casamento, nos negócios, na carreira, no compromisso com o chamado de  Deus. 

Para construir esse homem “ de peito forte" que veste  a Camisa da verdade - três coisas precisam acontecer:

1ª-  DEIXE QUE DEUS SE PREOCUPE COM SUA PROMOÇÃO.
Faz parte da vida ansiar por  conquistas. Deus colocou isso dentro de cada um de nós. Fazer as coisas certas, com as motivações certas, no tempo certo, sendo coerentes nas atitudes, essas conquistas virão no tempo de Deus. A auto promoção interrompe o melhor de Deus. Os refletores podem ser uma falsa luz no caminho. Provérbios  25:6,7, diz: “ É  melhor ser promovido a um lugar de honra do que enfrentar a humilhação de ser rebaixado”.  O grande engano da vida é pensar que Deus não se preocupa com  desenvolvimento e o progresso de cada indivíduo que gerou ( leia o Salmo  139) . 

2ª-  DEIXE O SENHOR USAR O POTENCIAL  QUE VOCÊ TEM.
Davi se deixou ser usado, por Deus, venceu o Golias. Sansão não se deixou ser usado, por Deus, foi  vencido por uma prostituta. O Apóstolo Paulo é um exemplo de um grande  vencedor.  Crucificou o seu ”EU” na cruz de Cristo, Cristo fez dele um gigante da fé.  Deixar ser usado pelo Senhor é vestir a camisa da verdade. É um caminho, um estilo de  vida. 

3ª- DEIXE O SENHOR CORRIGIR O CURSO DE SUA VIDA.
Tenho 66 anos e sempre preciso dessa correção. Todo homem cristão comprometido com a  verdade precisa. O rei Davi foi o homem segundo o coração de Deus, passou por várias correções. Não importa a sua idade ou a sua ocupação, deixe o Senhor fazer as correções. Temos assistido em nosso país uma avalanche de prisões, de homens que não se curvam a verdade.  São homens mergulhados no orgulho, ostentando uma falsa imagem de si mesmos.

REFLETINDO:
De tudo que foi dito uma coisa é certa: prestaremos contas a Deus dos nossos atos. Deus não medirá a performance do homem cristão pelos resultados obtidos, sobretudo, pela consistência de ser verdadeiro. O relevante de tudo isso, que qualquer homem cristão, independente de sua nacionalidade, posição social, cultural, de sua  cor da pele,  pode alcançar esse grau  de reconhecimento  de um  homem  verdadeiro. Basta vestir a camisa de um homem de Deus. Amem!


Aos pais e futuros pais cristãos, que essa reflexão possa nos ajudar a entender o nosso verdadeiro papel de homens pais.  Feliz dia dos pais!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário