sábado, 10 de setembro de 2016

FORNO - LUGAR ONDE DEUS PROVA OS SEUS HERÓIS!


"... O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro;
 mas o Senhor prova os corações" ( Pv. 17:3)

A bíblia trata  com muita firmeza a maneira como Deus prova os seus heróis.  Os heróis da bíblia passaram pelos diversos tipos de fornos. Todos tiveram que passar pelo escaldante forno de lenha  e não pelo forno instantâneo do micro-ondas. Para entender essa analogia do forno, reporto-me  a minha infância, onde o pão era assado em forno de lenha. Entre aquecer bem o forno e assar o pão demorava muito tempo. Em compensação o pão era muito delicioso. A tecnologia substituiu os fornos de lenha por fornos elétricos e micro-ondas. Tudo facilitou, mas o pão não é o mesmo.  O mundo prepara os seus heróis em  micro-ondas. Deus prepara os seus heróis em forno aquecido à lenha. 

Vamos conhecer a vida de alguns desses heróis e refletirmos sobre a seguinte pergunta: Estou sendo provado pelo forno de um  deserto escaldante ou de  uns poucos segundos em um micro ondas?

1.      O Herói Noé – Pregoeiro  da Justiça
"... E Edificou Noé um um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar"  ( Gn. 8:20) 
Noé é o campeão de forno chamado paciência. Deus o convocou para um projeto que levou 120 anos. Construir uma grande arca, cheia de detalhes e com compartimentos para abrigar dezenas de espécies de animais (Gn.6). Fazendo uma conta rápida  foram cerca de 430 mil dias de sol a sol. Somados as dificuldades de conseguir todo o material e transportar para o local onde estava sendo construída. Não contou com nenhuma ajuda de ninguém a não ser de sua família.  Recebeu por 120 anos todo tipo de zombaria, era tido como um homem desequilibrado. Noé não foi provado por um forno micro-ondas, sim, por um forno de um sol escaldante  por mais de um século de vida. Esse é o tipo de herói que Deus prepara para grandes projetos. Noé não conseguiu salvar a humanidade do dilúvio. Conseguiu dois grandes feitos: primeiro salvar a sua família; segundo grande feito foi salvar a semente humana; por isso você eu estamos aqui para contar história.
Os  Noé’s, de hoje, estão construindo uma grande arca, chamada igreja; para abrigar, os salvos, em Cristo Jesus. Nessa construção exige um longo incessante trabalho de muita paciência; enfrentando todo tipo de fornos como incredulidade, oposição, depravação moral, zombaria. Você é um desses Noés? A sua família participa dessa construção? 

2-  O Herói Moisés -  O libertador 
"...E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O Senhor é a minha bandeira"  (Ex.17:15)
Moisés é o campeão de forno chamado deserto. Passou dos 40 aos 80 anos fugindo de Faraó no deserto de Midiã. Dos 80 aos 120 anos no deserto conduzindo o povo hebreu ( cf. Atos 7:20-30).   Deus no seu plano de tirar o povo de Israel da escravidão do Egito precisaria de um homem especialista em deserto. Moises se ficasse nas mordomias  do palácio de Faraó, protegido do sol, da chuva, da fome, das dificuldades,  jamais seria esse homem. O calor escaldante do deserto o preparou ser o grande líder que conduziria o povo de Israel para a Canaã prometida por Deus.  
O grande projeto de Deus, para nossos dias, é levantar homens e mulheres forjados pelo fogo das provações, submetidos a todo tipo de intemperes, para conduzir nações e povos escravizados no pecado. Esses sãos os Moisés, de hoje. Você é um desses Moisés? Você está  no palácio chamado conforto, ou está se submetendo a ordem de Jesus “Ide por todo mundo e fazei discípulos a todas as Nações”?. 

3- O Herói Paulo – Apóstolo dos Gentios
"... Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior,  a saber, a minha preocupação com todas as igrejas "   (2 Co 11:28). 
Na era Cristianismo o  apóstolo Paulo é seguramente o campeão do forno chamado perseguição por amor ao Evangelho.  Conquistou o reconhecimento, de apóstolo dos gentios, a custa de muita perseguição. Alguns exemplos: Em Damasco teve que fugir descendo num cesto por uma janela da muralha ( 2  Co 11:33); Em Antioquia da Psidia foi expulso pelos próprios religiosos  judeus ( Atos 13:50); Apedrejado quase até a  morte ( Atos 14:19); Em Macedônia açoitado, preso e amarrado no tronco ( Atos 16:23,24); Prisioneiro e enviado a Roma, sofrendo naufrágio ( Atos 27:13-20).
O forno da perseguição não é uma exclusividade de Paulo. É extensivo a todo cristão. A jornada do crente é marcada por provações, a perseguição é inevitável. O forno da perseguição é o crisol onde a fé do cristão é provada. Uma fé inconsistente, superficial e oculta está sendo forjada por um forno micro ondas. Uma  fé que não gera frutos para o Reino de Deus.  Não suporta o calor das provações. Geram obras que se  transformam em cinzas. 

Refletindo:


"... Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sortes  que não deixará nem raiz nem ramo:  
( Malaquias 4:1).

O profeta Malaquias fala de um forno  que queimará como se fosse palha  todas as pessoas soberbas e quem cometem impiedade. O Apóstolo Paulo escrevendo aos crentes em Corinto  I Co 3:13), fala  de um outro forno que provará as obras do crente:  "A obra de cada um se manifestará (...) o fogo provará qual será a obra de cada um"( I Co 3:13).   
Noé, Moisés e Paulo foram os personagens que elegemos para nossa reflexão. Acrescente, a esta lista, um personagem  que você elege como referencia de vida cristã para os dias de hoje. Essa pessoa você coloca  no time daquelas que passaram pelo forno das provações ou por provas superficiais tipo forno micro-ondas? Você entra qual lista? É capaz de afirmar com sua vida de fé: “Sei está abatido, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas , estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidades. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” ( Fp 4:12,13). 

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário