sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

HONRA - O JEITO MAIS NOBRE DE AMAR E SERVIR!


“... Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10).
Este é o primeiro tema escolhido de 2017. Pedimos ao Espírito Santo que nos desse um tema bem impactante, trazendo uma mensagem encorajadora para enfrentarmos um novo ano. Sem sermos pessimista os analistas  antevêem um ano de grandes desafios no âmbito da politica, na justiça e na economia. Nessa perspectiva o tema honra sobressaltou fortemente. Há várias maneiras em definir honra. Destacamos: um gesto de expressar reconhecimento; honrar pessoas investidas de autoridade; honrar pai e mãe, mandamento bíblico; honrar a Deus com as primícias. Vamos caminhar por uma outra linha de entendimento, inspirado no testo de Romanos 12:10 honra jeito nobre de amar,  honra jeito nobre de servir...

1.     Honra – A Forma Nobre em Amar.
Amar no sentido bíblico não é tarefa para qualquer um. Exige doação de si mesmo. Amar na sua tríplice dimensão:  Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. ( Mateus 22:34-40 ). A forma nobre em amar é dar o outro a preferencia que supostamente seria seu.   
A  Bíblia está recheada de exemplos de pessoas que praticaram a tríplice forma de amar. Vamos reviver episódios de  alguns desses personagens.

. Deus honra a vida de uma pessoa através de outra pessoa. 
2 Reis 4:8-11, relata o gesto nobre de uma mulher rica, uma sunamita. Essa mulher sensibilizou-se com a necessidade do profeta Elizeu, construindo um quarto de hóspede para servir, exclusivamente, de hospedaria ao profeta (leia todo o texto). Deus honrou a vida do profeta Elizeu usando a vida de uma mulher. A  mulher é dotada  de  uma sensibilidade extraordinária em sentir a necessidade do outro. A sunamita percebeu a necessidade  do profeta e logo agiu. Muitas nobres mulheres, sensíveis a necessidade do mestre Jesus, se dispuseram em apoiar o Seu ministério. O numero de mulheres que servem Jesus, nas Igrejas, é algo extraordinário.
Pense nisso! Muitas honras podem estar retidas, nos céus, por falta dessa sensibilidade pela necessidade do outro. Muitas outras honras podem não chegar ao destino pelo qual Deus havia planejado. Missionários perecem nos campos por não chegar provisão e cuidados. Pastores desprovidos de cuidados por negligências  de membros que desviam o destino da  bênção para satisfazerem desejos egoístas.

.  Deus honra a pessoa que honra a vida de outra.
A forma nobre em amar e honrar alguém  toca no coração de Deus. A mulher sunamita jamais pensou em receber algo em troca daquilo que fizera ao profeta.  Acalentava no secreto do seu coração um ardente desejo  em ser mãe.  Deus sonda os corações ( Salmos 139:23,24).  Usou a vida do profeta Eliseu para abençoá-la, sendo agraciada com um filho. Na semeadura de Deus, honra gera honra; bênção gera bênção. A  mulher sunamita, por amar o profeta, amou a Deus. O profeta, por amar a Deus, amou a mulher sunamita. Se  fizermos  um traço  imaginário, na  vertical e na horizontal, verificaremos que a cruz foi formada. Faça o teste: se o  seu gesto em praticar  amor, não formar a cruz, não  aconteceu a tríplice dimensão do amor. Há cristãos que se sentem desamados por Deus, pelo pastor e  pela igreja. Será que não faltou a semeadura da honra?    

2.     Honra – A Forma Nobre em Servir.
Servir no sentido bíblico também não é tarefa para qualquer um. Exige renuncia, uma forte sensibilidade  com a necessidade do outro. O amor tríplice  gera disposição em servir. Quem ama serve..
Marcos 2:1-5 ( leia todo texto), relata um nobre exemplo em servir ao próximo. Uma façanha digna de louvor! Quatro pessoas conduzindo um paralítico até Jesus. O gesto nobre é que superaram os obstáculos que impediam chegar até  onde Jesus se encontrava. Tiveram uma arriscada ideia de conduzir o doente, subindo pelo telhado. Um enorme esforço e correndo sérios riscos de desabar tudo. Esse tremendo esforço em servir o paralítico, valeu a pena.  Jesus não só o curou como perdoou os seus pecados. Certamente esse feito generoso, em servir o próximo, repercutiu  naquela reunião salvando muitas  vidas. Gestos semelhantes  é o que o Senhor Jesus espera de cada um de nós.  Uma forma nobre em  honrar as pessoas, servindo-as.

3.     A Honra –   Gera  benefícios para quem pratica.

. Benefício da cura.
A mulher sunamita pelo seu gesto nobre em honrar o profeta, ao  preparar um dormitório,  teve como benefício a cura da esterilidade. Deus a honrou dando-lhe um filho.  Praticar atos piedosos deve ser à conduta normal do crente. Mesmo que não receba algo específico, trará contentamento, paz  e cura interior. A esterilidade pode acontecer em outras áreas da vida, nas finanças, na carreira, na saúde, nos negócios, nos dons espirituais.... Filhos que desonraram os pais podem estar sofrendo algum tipo de esterilidade ( Ef. 6:2). Lideres espirituais  e crentes que desonram a Deus podem estar sofrendo algum tipo de esterilidade  ( Mal. 1:6 ). 

. Benefício do milagre.
Assim  como a bênção bate à nossa  porta, o mal também bate. O filho da sunamita adoeceu vindo a falecer. A diferença que a mulher conheceu por experiência o Deus da bênção e não somente a bênção. Tomou a atitude certa. Imediatamente foi ao encontro do profeta e teve o seu filho de volta 
( 2 Reis 4:18). Ha muita gente cristã que fica apenas no nível da experiencia da bênção, sem conhecer o Deus da bênção. No momento da perda, bate o desespero. Não sabe a quem recorrer. Muitos batem à porta  de pessoas erradas. A honra com a motivação certa, toca no coração de Deus. O Milagre é apenas consequências.
. Benefício proteção na adversidade.
As adversidades não bate à porta uma vez só na  vida. A mulher sunamita teve que enfrentar mais uma dura prova. Bateu à porta uma grande fome, teve que buscar sobrevivência em outro país. Provavelmente já estivesse  viúva, seguiu com o seu filho sabendo  que contaria com a proteção divina. Os patriarcas  Abraão, Isaque e Jacó não foram poupados das adversidades, tiveram que migrar de uma região a outra para sobreviverem. Em nenhum momento faltou a proteção de Deus. A honra  é um seguro de Deus a nossa favor em meio as adversidades. Cada família tem sua história de adversidade. Cada família encontrará motivos para dizer: sobrevivemos; porque alcançamos o favor de Deus. A nossa família é uma dessas.

. Benefício da restituição.
A sunamita após sete anos vivendo em outro país retorna a sua terra ( 2 Reis 8:3)  Tudo dela foi restituído. O rei levantou a história dessa mulher, e ouviu do  cuidado especial de Deus no  seu passado. O mesmo aconteceu com Ló, Noemi, Jó, Ester, Mardoqueu.... e continua acontecendo, com homens e mulheres,  que decidiram honrar a Deus com suas vidas. Que lição de Vida! Para quem honra a Deus e o próximo, não ficará desapercebido do olhar do Senhor ( 2 Reis 8:3-6 ). Você tem algo a testemunhar, de benefícios recebidos, porque semeou honra na vida de pessoas?

4.      O Mal Uso  da Honra,  Atrai Maldições .
 O crente precisa crer nessa verdade: o mal uso da honra, atrai maldições. A maldição existe, não importa o nome que queira dar.  A honra praticada, com motivações para tirar proveito próprio, abre porta para  maldição. Vamos dar alguns exemplos bíblico: o assistente do profeta, Geazi, participou de todos os milagres ocorridos, com a sunamita, e tantos outros episódios. Participou na cura de Naamã.  Presenciou o  profeta Elizeu recusando o presente que lhe fora oferecido ( 2 Reis 5:15,16 ). Não se conformou com a recusa, no seu coração desejou aqueles presentes. Fantasiou uma história, apropriou-se de parte  dos presentes que o profeta havia rejeitado. O profeta de Deus, tocado pelo Espírito Santo, descobriu a improbidade e amaldiçoou o rapaz, com lepra. O profeta Malaquias, censurou os sacerdotes por desonrarem a Deus com suas práticas corruptas ( Mal. 1:6 ). Ananias e Safira, foram mortos ao entregarem uma oferta, no templo, com a sinuosa  motivação em receber reconhecimento por uma falsa generosidade (Atos 5;1-10). Ofertas supostamente generosas podem ter origens desonestas. As consequências,  como  ingerir algo envenenado na melhor das intenções.

       “... E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao                                 Senhor e não aos homens” ( Colossenses.3:23).


Desde a criação Deus criou o trabalho como um ato de adoração ou  serviço a  Ele. Olhando por essa perspectiva, desejamos que você comece o ano de 2017, honrando a Deus com sua vida. Praticando atos nobres, movidos pelo amar e pelo servir. O Brasil precisa de homens e mulheres, que vivam o Evangelho da graça, nessa dimensão.  Que não busquem, honras, para si mesmos; mas, amando e servindo, pessoas e instituições,  com espirito de altivez. Seja um daqueles, que digam: “tenho a honra em servir você”. Tenho a honra em servir o  meu país”. Tenho a honra em servir na Igreja de Jesus cristo.  2017 será um ano melhor; porque eu serei melhor!   "Operando Deus, quem impedirá".Amem!

Por amor a Cristo!
..... A Bíblia  nos ensina ser um crente nobre.....

Preparamos  duas apostilas que ajudarão você a ser um crente nobre....

>   Planejando Minha  Família a Maneira de Deus.

>   Finanças & Vida - Uma Combinação de Sucesso.

Se deseja adquirir uma, ou as duas,  entre em contato conosco, através do  e-mail        
(    araosalgado@gmail,com  ). 

Enviaremos via: e-mail ou  correio > informaremos o vr. do investimento.