o último Adão, em espírito vivificante”
(I Coríntios 15:45).
Chegamos na semana do Natal! Historicamente todos concordamos: trata-se do natal de Jesus. Na prática o foco muda a motivação da comemoração. Deixou de ser o aniversário de Jesus Cristo para atender interesses comerciais. O natal comercial não nasceu por acaso, há uma raiz histórica. Baseado no texto (acima) vamos pensar em dois tipos de natal: o natal do Adão que caiu, e o natal do Adão que
triunfou. A Bíblia apresenta Adão como
o primeiro homem, e dá ao Senhor Jesus Cristo, como último Adão. A diferença, que o primeiro Adão representa a humanidade decaída. Cristo representa uma geração espiritual, que triunfará. Discirna você mesmo o paralelo desses dois personagens que marcaram a história da humanidade:
A origem...
O último Adão, o Senhor Jesus Cristo, igualmente gerado de uma forma singular e única (Lucas 1.35). Gerado do céu, para o céu retornou. Nasceu bebezinho, passou por todo processo de crescimento de uma criança. Aos 30 anos alcançou a maturidade, um corpo perfeito, vigoroso, pronto para assumir a sua missão.
Não é uma afirmação, mas quero crer que a aparência física de Jesus, aos 30 anos, assemelhava-se com a aparência do primeiro Adão, no momento da sua criação. Ambos perfeitos em tudo. Jesus assumiu completamente a Sua humanidade, sem, contudo, perder a sua divindade. Sujeitou-se, sem reservas, à vontade do Pai na missão em favor da humanidade decaída.
A
missão do primeiro Adão: ser pai de uma descendência humana que mantivesse
plena relação com o criador. A vida na terra seria insuscetível a dor, pragas, enfermidades e morte. Sua missão
fracassou! Por conta desse fracasso, está em curso uma humanidade decaída, afastada de Deus, condenada a morte eterna.
A
missão do último Adão, Jesus Cristo: gerar uma nova geração, espiritual, com as mesmas características da vida do Adão, antes do pecado. Sua missão triunfou! Com a ressurreição de Jesus, a vitória sobre o pecado e a morte, a operação de Sua igreja na terra, está em pleno curso o crescimento de uma geração eleita, que reinará com Cristo, no novo
céu e na nova terra. Para quem vive uma humanidade decaída, encontra, neste tempo da graça, vida eterna em Jesus Cristo. Esta é a mensagem central, do natal! Cada natal de Jesus, comemora-se a inclusão de novos eleitos que vão triunfar com Cristo. Aleluia!
O
primeiro Adão, foi tentado por Satanás, que o convenceu que seria igual a Deus (Gênesis 3:5). Adão preferiu acreditar em Satanás e desobedecer o Criador. Cedeu a tentação comendo do
fruto do bem e do mal. Adão possuía autoridade, do Pai, para repreender, Satanás, não o fez. O que pareceu um triunfo se transformou numa queda irreversível.
O último Adão, Jesus Cristo, logo após o seu batismo foi conduzido ao deserto; assim como Adão, foi tentado por Satanás. Fiel ao Pai, não cedeu a tentação; repreendeu Satanás, ao declarar: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”. ( Mateus 4:10). O triunfo começa quando a tentação é convictamente rechaçada. Todo crente, possui autoridade espiritual para repreender o mal quando bater à porta do coração. Adão foi tentado quando materialmente nada lhe faltava. Jesus foi tentado quando materialmente tudo lhe faltava. Pense nisso! Satanás não escolhe ocasião, nem condição social.
O último Adão, Jesus Cristo, logo após o seu batismo foi conduzido ao deserto; assim como Adão, foi tentado por Satanás. Fiel ao Pai, não cedeu a tentação; repreendeu Satanás, ao declarar: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”. ( Mateus 4:10). O triunfo começa quando a tentação é convictamente rechaçada. Todo crente, possui autoridade espiritual para repreender o mal quando bater à porta do coração. Adão foi tentado quando materialmente nada lhe faltava. Jesus foi tentado quando materialmente tudo lhe faltava. Pense nisso! Satanás não escolhe ocasião, nem condição social.
Vamos criar um cenário imaginário. Dia do aniversário do Adão! Eva decidiu fazer uma surpresa para o marido; preparando uma festa. Com o seu toque feminino preparou uma linda mesa, com muita fartura de frutos, castanhas e assados de vários tipos de animais. Expectativa! Ao cair da tarde, receberiam a visita especial, do Criador. Em meio aos preparativos, aparece uma visita inesperada - a serpente enganadora. Dá o seu palpite, a Eva, dizendo-lhe: está faltando, à mesa, o melhor fruto do jardim. Aponta para árvore, do bem e do mal, e diz: Com certeza você agradará o coração do seu marido Adão, é muito saboroso. Além de tudo, essa data marcará a vida de vocês; ao comer do fruto, ficarão famosos, com muito poder e autoridade. Eva se empolgou da ideia, pegou do fruto e colocou-o à mesa. Enquanto comiam, de tudo à mesa, o Criador chega. Percebe algo estranho acontecendo. Um absoluto silêncio tomou conta do ambiente. A alegria da festa desaparece dando lugar a um clima de tristeza. Adão tentou se justificar; até tentou jogar a culpa na mulher. E a mulher também tentou justificar jogou a culpa na serpente. O Criador não se sentiu um convidado especial naquela festa. Adão e Eva sofreram as consequências da desobediência. Foi a última festa de aniversario de Adão no Paraíso..
Quantos natais semelhantes! Onde as trocas de presentes, as mesas fartas, ocupam o lugar de Jesus. Um natal de férias dos sonhos em hotéis de luxo, com requintes de ostentação e sedução. O Senhor Jesus ao chegar nessa festa não se sentirá confortável. Não há lugar para Ele.
O
natal, do Adão que triunfou, nada tem a ver com o natal do Adão, que caiu. Jesus
nasceu numa estrebaria, por não haver um lugar para Jose e Maria numa
hospedaria. Jesus nasceu em meio aos animais, não havia absolutamente nada que
pudesse saciar a fome de José e Maria. Um
natal materialmente pobre, espiritualmente rico de Deus. Um coral angelical recepcionou a chegada do menino Jesus ( Lucas 2:12,13).
Imaginemos um dos aniversários de Jesus acontecendo na casa de Marta, Maria e Lázaro. Enquanto Marta se ocupava em preparar um bom almoço para o aniversariante especial, Jesus lhe diz: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" ( Lucas 10: 41,42). Para alegrar o aniversariante Jesus Cristo basta ocupar-se em uma só coisa: o espiritual prevalecendo sobre o material. Ao lavar os pés dos discípulos, próximo de sua morte, faz a seguinte admoestação: " Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" ( João 13:14). Quer alegrar o coração do aniversariante Jesus? Faça algo relevante à alguém que não terá pelo menos um abraço, um prato de comida, e nada que possa oferecer algo em troca.
O legado deixado ....
. O legado do Adão que caiu.
"...O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir..." ( João 10:10a.)
Esse é o legado deixado por Adão: roubo, morte e destruição. Um legado que se espalhou na semente humana. A cada dia 26, após o natal, os jornais estão recheados de notícias de mortes, estupros, acidentes por bebedeiras, separações,engano, roubo..... Esse é o natal da humanidade do Adão que caiu.
. O legado do Adão que triunfou.
"... Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (João 10.10b.)
Esse é o legado deixado por Jesus: vida abundante. O natal do Jesus triunfante é marcado por amor, paz e alegria. No natal de Jesus, as manchetes não noticiarão acontecimentos trágicos. Esse é o natal verdadeiramente cristão. Aleluia! Gloria a Deus nas alturas. O Seu nome é Maravilhoso, Conselheiro e Príncipe da Paz!
Refletindo:
Tivemos todo cuidado em fazer esse paralelo, para você não ser enganado, trocando o verdadeiro natal pelo falso. Se você está desejoso em comemorar o verdadeiro natal de Jesus, não participe de qualquer festa. Se você deseja celebrar com os seus amigos, e irmãos, testemunhe o que Jesus representa para a sua vida. Lembre-se uma só coisa é necessária: honrar o nome do aniversariante. Satanás tem seus mensageiros, poderá dar seu palpite para tirar Jesus de sua festa.
FELIZ NATAL!
.... O que a Bíblia tem nos ensinado.....
Nestes anos de aprendizado
e de ministério com família, preparamos
duas apostilhas nas áreas de Família e Finanças. Quem desejar receber uma ou as duas apostilas, poderá entrar em
contato conosco, através do - e-.mail
( araosalgado@gmail.com ) - teremos o prazer em chegar até você
> via On line ou via Correio.
( araosalgado@gmail.com ) - teremos o prazer em chegar até você
> via On line ou via Correio.
- Planejando a Minha
Família a Maneira de Deus.
- Finanças & Vida -
Uma Combinação de Sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário