sábado, 17 de dezembro de 2016

NATAL! CELEBRE O VERDADEIRO NATAL.

“... Assim como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente;
 o último Adão, em espírito vivificante” (I Coríntios 15:45).

Chegamos na semana do Natal! Historicamente todos concordamos: trata-se do natal de Jesus. Na prática o foco muda a motivação da comemoração. Deixou de ser o aniversário de Jesus Cristo para atender interesses comerciais. O natal comercial não nasceu por acaso, há uma raiz histórica. Baseado no texto (acima) vamos pensar em dois tipos de natal:  o natal  do Adão que caiu,  e o natal do Adão que triunfou.  A Bíblia apresenta Adão como o primeiro homem, e dá  ao Senhor Jesus Cristo, como último Adão. A diferença, que o primeiro Adão representa a humanidade decaída. Cristo representa uma geração espiritual, que triunfará. Discirna você mesmo o paralelo desses dois personagens que marcaram a história da humanidade: 

A origem...
O primeiro Adão foi gerado de uma forma singular, única. (Gênesis 1:26a.). Gerado da terra, para a terra retornou. Não nasceu bebezinho, recebeu um corpo de adulto, perfeito, vigoroso, com plena capacidade de interagir com o Criador e desenvolver as suas funções ( Gênesis 1:26.b). Já nasceu pronto para sua missão.  

O último Adão, o Senhor Jesus Cristo, igualmente gerado de uma forma singular e única (Lucas 1.35). Gerado do céu, para o céu retornou. Nasceu bebezinho, passou por todo processo de crescimento de uma criança. Aos 30 anos alcançou a maturidade, um corpo perfeito, vigoroso, pronto para assumir a sua missão.

Não é uma afirmação, mas quero crer que a aparência física de Jesus, aos 30 anos, assemelhava-se com a aparência do primeiro Adão, no momento da sua criação.  Ambos perfeitos em tudo. Jesus assumiu completamente a Sua humanidade, sem, contudo, perder  a sua divindade.  Sujeitou-se, sem reservas,  à vontade do Pai na  missão em favor da  humanidade decaída.

A Missão...
A missão do primeiro Adão: ser pai de uma descendência humana que mantivesse plena relação com o criador. A vida na terra seria insuscetível a dor, pragas, enfermidades e morte. Sua missão fracassou! Por conta desse fracasso, está em curso uma humanidade decaída, afastada de Deus, condenada a morte eterna.

A missão do último Adão, Jesus Cristo: gerar uma nova geração, espiritual, com as mesmas características da vida do Adão, antes do pecado. Sua missão triunfou! Com a ressurreição de Jesus, a vitória sobre o pecado e a morte, a operação de Sua igreja na terra, está em pleno curso o crescimento de uma geração eleita, que reinará com Cristo, no novo céu e na nova terra. Para quem vive uma humanidade decaída, encontra, neste tempo da graça, vida eterna em Jesus Cristo. Esta é a mensagem central, do natal! Cada natal de Jesus, comemora-se a inclusão de  novos eleitos que vão triunfar com Cristo. Aleluia!

A tentação...
O primeiro Adão, foi tentado por Satanás, que o convenceu que seria igual a Deus (Gênesis 3:5). Adão preferiu acreditar em Satanás e desobedecer o Criador. Cedeu a tentação comendo do fruto do bem e do mal. Adão possuía autoridade, do Pai,  para repreender, Satanás, não o fez. O que pareceu um triunfo se transformou numa queda irreversível. 
O último Adão, Jesus Cristo, logo após o seu batismo foi conduzido ao deserto; assim como Adão, foi tentado por Satanás. Fiel ao Pai, não cedeu a tentação; repreendeu Satanás, ao declarar: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”. ( Mateus 4:10). O triunfo começa quando a tentação é convictamente rechaçada. Todo crente, possui autoridade espiritual para repreender o mal quando bater à porta do coração. Adão foi tentado quando materialmente nada lhe faltava. Jesus foi tentado quando  materialmente tudo lhe faltava. Pense nisso! Satanás não escolhe ocasião, nem condição social. 

O Natal  do Adão que Caiu....
Vamos  criar um cenário imaginário. Dia do aniversário do Adão! Eva decidiu fazer uma surpresa para o marido; preparando uma festa. Com o seu toque feminino preparou  uma  linda mesa, com muita fartura de frutos, castanhas e assados de vários tipos de animais. Expectativa! Ao cair da tarde, receberiam a visita especial, do Criador. Em  meio aos preparativos, aparece uma visita inesperada  - a serpente enganadora. Dá o seu palpite, a Eva, dizendo-lhe: está faltando, à mesa, o melhor fruto do jardim. Aponta para árvore, do bem e do mal, e diz: Com certeza você agradará o coração do seu marido Adão, é muito saboroso. Além de tudo, essa data marcará a vida de vocês;  ao comer do fruto,  ficarão famosos, com muito poder e autoridade. Eva se empolgou da ideia, pegou do fruto e colocou-o à mesa. Enquanto comiam, de tudo à mesa, o Criador chega. Percebe algo estranho acontecendo. Um absoluto silêncio tomou conta do ambiente. A alegria da festa desaparece dando lugar a um clima de tristeza.  Adão tentou se justificar;  até tentou jogar a culpa na mulher. E a mulher também tentou justificar jogou a culpa na serpente. O Criador não se sentiu um convidado especial naquela festa. Adão e Eva sofreram as consequências da desobediência.  Foi a última festa de aniversario de Adão  no Paraíso..
Quantos natais semelhantes! Onde  as trocas de presentes, as mesas fartas, ocupam o lugar de Jesus. Um natal de férias dos sonhos em hotéis de luxo, com  requintes de ostentação e sedução. O Senhor Jesus ao chegar nessa festa não se sentirá confortável. Não há lugar para Ele. 

O Natal do Adão que triunfou...
O natal, do Adão que triunfou, nada tem a ver com o natal do Adão, que caiu. Jesus nasceu numa estrebaria, por não haver um lugar para Jose e Maria numa hospedaria. Jesus nasceu em meio aos animais, não havia absolutamente nada que pudesse saciar a fome de José e Maria. Um natal materialmente pobre, espiritualmente rico de Deus. Um coral angelical recepcionou a chegada do menino Jesus ( Lucas 2:12,13).
Imaginemos um dos aniversários de Jesus acontecendo na casa de Marta, Maria e Lázaro.  Enquanto Marta se ocupava em preparar um bom almoço para o aniversariante especial, Jesus lhe diz: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" ( Lucas 10: 41,42). Para alegrar o aniversariante Jesus Cristo basta ocupar-se  em uma só coisa: o espiritual prevalecendo sobre o material. Ao lavar os pés dos discípulos, próximo de sua morte, faz a seguinte  admoestação:  " Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" ( João 13:14). Quer alegrar o coração do aniversariante Jesus? Faça algo relevante à alguém que não terá pelo menos um abraço, um prato de comida, e nada que possa oferecer algo em troca.

O legado deixado ....

. O legado do Adão que caiu 
"...O ladrão não vem senão a roubar, a matar e  a destruir..." ( João 10:10a.)
Esse é o legado deixado por Adão: roubo, morte e destruição. Um legado que se espalhou na semente humana. A cada dia 26,  após o  natal, os jornais estão recheados de notícias de  mortes, estupros, acidentes por bebedeiras, separações,engano, roubo..... Esse é o natal da humanidade do Adão que caiu. 

. O legado do Adão que triunfou. 
"... Eu vim para que  tenham vida e a tenham com abundância" (João 10.10b.)
Esse é o legado deixado por Jesus: vida abundante. O natal do Jesus triunfante é marcado por amor, paz e alegria. No natal de Jesus, as manchetes não  noticiarão  acontecimentos trágicos. Esse é o natal verdadeiramente  cristão. Aleluia! Gloria a Deus nas alturas. O Seu nome é Maravilhoso, Conselheiro e Príncipe da Paz!   

Refletindo: 
Tivemos todo cuidado em fazer esse paralelo, para você não ser enganado, trocando  o verdadeiro natal  pelo falso. Se você está desejoso em comemorar o verdadeiro natal de Jesus, não participe de qualquer festa.  Se você deseja celebrar com os seus amigos, e irmãos, testemunhe o que Jesus representa para a sua vida. Lembre-se uma só coisa é necessária: honrar o nome do aniversariante.    Satanás tem seus mensageiros, poderá dar seu  palpite para tirar Jesus de sua festa.
FELIZ NATAL!


.... O que a Bíblia tem nos ensinado.....

Nestes anos de aprendizado e de ministério com família,  preparamos duas apostilhas nas áreas de Família e Finanças. Quem desejar receber  uma ou as duas apostilas, poderá entrar em contato conosco,  através do - e-.mail  
( araosalgado@gmail.com )  - teremos o prazer em chegar até você 
> via  On line  ou   via  Correio.

- Planejando a Minha Família a Maneira de Deus.


- Finanças & Vida - Uma Combinação de Sucesso.