domingo, 22 de janeiro de 2017

CAMINHADA DA FÉ - POR QUE MUITOS CRISTÃOS FICAM PELO CAMINHO?

  

A caminhada da fé tem inicio e fim. Iniciei minha jornada no dia em que entreguei a minha  vida para Jesus. Essa jornada encerrar-se-á com a morte ou quando o Senhor Jesus buscar à Sua igreja. Quando perdemos a percepção de que a vida cristã é uma maratona, muitos correm  de pressa e se cansam, outros desistem pelo caminho. Por quê muitos cristãos ficam pelo caminho? Nas minhas observações de uma caminhada de mais de cinco décadas  as razões mais constantes são:  

1-      Motivações  erradas.
Motivações erradas destroem a carreira de  qualquer pessoa. Muitos talentosos jovens movidos pela ganância de uma carreira que lhe tragam segurança e uma garantia de uma vida boa no futuro,  acabam  destruindo sua vocação profissional.  A  jornada cristã é uma escolha de vida. Essa  escolha submete a viver um estilo de vida que não tem nada a ver uma vida boa aqui na terra. Quando alguém abraça a caminhada cristã com a motivação de prosperidade terrena acabará ficando  pelo caminho.

2- Compromisso sem comprometimento.
Um compromisso assumido sem comprometimento é decretar ficar pelo caminho.  A Bíblia, diz: “que aquele que perseverar até o fim será salvo”.  É um principio que se aplica na profissão, no casamento, em todas as áreas da vida. O cristão descomprometido com Cristo vai perdendo a motivação, o ânimo, a prioridade do Reino de Deus vai cedendo lugar para as preocupações passageiras deste mundo. Esses  vão ficando pelo caminho.

3-  Distração  no caminho.
A distração é perigosa porque desvia a mente do  foco principal.  O entretenimento faz parte da vida, mas deve ser comedido e com sabedoria. Com os recursos da internet, somos tentados a passarmos longas horas distraídos em redes sociais. Crentes distraídos na sua fé vão ficando pelo caminho. Satanás usa muitas armadilhas para surpreender crentes distraídos.

4Enganado por falsas  promessas.
Multidões vão em busca de promessas e não de salvação. Muitos experimentam  as promessas de Deus e não experimentam o Deus da promessa. Por receberam bênçãos materiais se enganam por acharem que também receberam bênçãos espirituais. O  engano  é a pior das armadilhas que Satanás ardilosamente prepara para pessoas que não andam por fé.      

5-  Jesus deixou  de ser o foco da vida.
Quando o Senhor Jesus deixa de ser o foco da vida a jornada cristã perde o seu referencial pelo qual luta. Quando o Senhor deixa de ser o caminho, é como se perder o mapa para se chegar um destino desconhecido. Quando o Senhor Jesus deixa de ser a verdade a mente e o coração são invadidos pela mentira e pelo engano. Quando o Senhor Jesus deixa de ser a luz, a escuridão toma conta da vida. Quando o Senhor Jesus deixa de ser o pão da vida e água viva, Satanás, entra em ação para oferecer vida fácil regada de tudo do que há no mundo, que Jesus chamou de caminho largo que conduz à perdição.  

6 – O talento  passou ser mais importante que o caráter.
O talento é um dom de Deus para que desenvolvamos nossos projetos de vida. Há muita gente talentosa que chega no topo de uma carreira em uma empresa bem sucedida. Mas desaba tudo; porque não cuidou do caráter. Nosso país está vivenciando um triste  cenário  de homens e mulheres, talentosos, sendo engolidos pela fraqueza do caráter. Lideres religiosos reconhecidos pelo talento que possui mas fracassaram em suas condutas.

7-  A verdade Bíblica tomou  uma  dimensão relativa.
Quando a Bíblia passa a ser relativa em nosso padrão de vida o declínio é inevitável. A vida cristã é pautada por único padrão, a Bíblia. O grande rei Salomão relativizou  alguns princípios inegociáveis que Deus havia estabelecido para o povo Hebreu. Por exemplo: não casar com mulheres de outros povos porque contaminaria a fé; não fazer nenhuma aliança com povos pagãos; não desfraldar os pobres, sobrecarregando com pesados impostos. O homem mais sábio da história dos Hebreus acabou seus anos de uma forma desastrosa. A nação de Israel teve que amargar o retorno de viver em um  cativeiro babilônico.

8- Faltou encorajamento
O que mais o ser humano precisa é de encorajamento. Muitos ficam pelo caminho por falta de um palavra encorajadora. Filhos se perdem no caminho da vida porque os pais nãos os encorajam. Josué enfrentou o grande desafio de substituir o grande líder Moisés, porque o senhor o encorajou. Davi ao final de seus dias encorajou seu filho Salomão. 

Refletindo:
As estatísticas  nos assombram em apontar que há mais cristãos fora da igreja que dentro dela. Provavelmente essa mensagem chegará a um desses irmãos fora do lugar. Seja qual for o motivo que o levou a ficar pelo caminho, o Senhor Jesus está lhe dizendo, agora: "O Senhor levanta do pó o pobre, do monturo levanta o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória." (1Sm 2:8). 
Você é um herdeiro e está próximo a herdar, com Cristo, tudo que Ele conquistou na cruz. "Levante-se... tome a sua cruz e siga-O".

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário