sábado, 11 de fevereiro de 2017

OLHOS E OUVIDOS - PORTAS DE ENTRADA PARA A MENTE E O CORAÇÃO!

Os ouvidos e os olhos sãos portas de entrada que acessam a mente e o coração. Quando Satanás abordou, Eva,  sobre o que comer e não comer, teve acesso a sua mente pela porta dos ouvidos, ao provocar uma dúvida: " foi isso mesmo o que Deus disse?" ( Gn. 3:1.b). Na sequencia teve acesso ao seu coração através da porta dos olhos, despertando o interesse pelo fruto proibido: "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos, e desejável para dela se obter entendimento, tomou do seu fruto e comeu..." (Gn.3:6). 
A mente e o coração tem acesso ao mundo exterior pelas portas  dos olhos e dos ouvidos. O coração absolve informações e  desenvolve planos e ações - provérbio 4:23, diz: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida". Os acertos e os desacertos brotam dos desejos do coração. Satanás é um ser inteligente, sedutor e cruel, trabalha incansavelmente procurando brechas e oportunidades para disseminar o seu veneno mortal. Suas ações visam, matar, roubar e destruir ( Jo 10.10a.).
Vamos entender como essa sua estratégia funciona:
1. Cobiça - Acesso  Pela Porta Dos Olhos.
O coração de Eva teve acesso a cobiça pela porta dos olhos. Outros exemplos são citados na Bíblia: Ló ao separar do seu tio Abraão, fez a sua  escolha pelo acesso dos olhos que cobiçou o vale irrigado do Jordão. Escolheu as campinas verdes dos vales  de Sodoma e Gomorra: "Olhou então Ló e viu todo o vale verde das campinas de Sodoma e Gomorra: todo ele irrigado, até Zoar; era como o Jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra" (Gn. 13:10). Outro triste exemplo do rei Davi, manchou a sua vida permitindo que  a tentação da cobiça tivesse acesso ao seu coração pela porta dos olhos: " Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem  era .... mandou que a trouxessem, e se deitou com ela...." ( 2 Sm. 11:2-3). Você já passou por uma experiência em que os seus olhos alimentaram o seu coração com desejos ilícitos?
2. Sedução - Acesso pela porta dos ouvidos.
Satanás teve acesso à vida de Eva pela porta do ouvido. Semelhantemente ocorreu com Sansão, Juiz de Israel. Propositalmente seduzido por uma  mulher adúltera contratada para desvendar o segredo de sua força: " Então ela lhe disse: "Como você pode dizer que me ama, se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me faz de boba e não contou o segredo da sua grande força. Importunando-o todo tempo, ela o cansava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer" (Jz. 16:15,16). Quantos vidas  jovens com um futuro brilhante, tem suas carreiras interrompidas porque seguem o caminho de Sansão. Quantos divórcios por conta de casamentos de que nem deveria ter acontecido. Satanás coloca pessoas no caminho dos cristãos, de forma proposital para destruir, matar e roubar os seus sonhos e propósitos em Deus. Você já foi surpreendido com um tipo de trama para tirá-lo do foco de sua vida?.

Pequenas brechas são suficientes para Satanás ter acesso a mente e o coração:

. A brecha da Ociosidade.
A ociosidade é uma brecha perigosa. Foi numa daquelas tardes ociosas que Davi foi atraído por um olhar despretensioso. Por trás de um olhar despretensioso há uma tentação à espreita. A ociosidade   corrobora para  esse tipo de conveniência da tentação. Pode levar a  pessoa a estar no lugar errado, na hora errada e com a pessoa errada. Muitos homens caem na armadilha de Satanás nos momentos de ociosidade. A pornografia entra pelos olhos através de uma telinha em momentos descontraídos. O suficiente para Satanás amarrar a mente da  pessoa no pecado da lascívia. Sinceramente você já passou por esse tipo de situação? O que fazer? Sair imediatamente da zona de risco.

. A brecha da Carência.
Uma pessoa carente de afeto é uma presa fácil de Satanás. Uma carência nunca deve ser preenchida por um momento de prazer irresponsável. A mulher de Urias, por conta do seu marido estar na guerra por muito tempo, cedeu sexualmente a Davi para suprir   sua carência sexual. A tentação é uma falsa e momentânea solução para suprir uma carência. Há muitos cristãos vivendo uma vida de derrota, na escravidão dos desejos e na luxúria; porque tem permitido que Satanás tenha acesso ao seu coração pela brecha da carência.  Nessas horas o que devemos fazer? Fugir da tentação e buscar refugio em Jesus. Ele sempre estará pronto para suprir todas as nossas carências e necessidades.

. A brecha da Negligência.  
A negligência é uma brecha preferida de Satanás. Porque? O negligente viola regras e princípios, quebra condutas elementares. Tardio em agir, caminha pelos atalhos. Constrói qualquer coisa e em qualquer lugar. Não é um bom ouvinte, se fosse, daria maior atenção  ao  Salmo 127.1, que diz: " Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil a sentinela montar guarda...".  Não é um bom praticante, se fosse,  aprenderia com a vida de Neemias muito rica em atitudes, estratégias e proatividade. Três elementos indispensáveis à vida: atitude - propósito claro do que  quer fazer da vida; estratégia - desenvolver um esforço coletivo; proativo - conhecer os fatos e agir diligentemente sem procrastinação. Seja qual for o seu propósito de vida, a obra não será concluída se houver brecha da negligência. 

. A brecha da obsessão pelo Sucesso.
Há uma corrida desenfreada na obsessão pelo sucesso. A Teologia da prosperidade é a que mais atrai multidões. As pessoas não são tão  atraídas pela cruz tanto quanto são atraídas para prosperar no plano material. A obsessão pelo sucesso é uma brecha para Satanás entrar com seu plano de fama, poder e mulheres. O rei Uzias enquanto era reto ao Senhor foi abençoado em tudo; porém, quando o seu coração foi contaminado pelo sucesso, foi excluído da casa de Deus (2 Cr 26:21). O grande rei Salomão enveredou por esse mesmo caminho, não teve um final feliz. O Brasil está vivendo um momento histórico no desmanche desse império da obsessão pela fama e pelo poder. Espessa lama  de corrupção  e imoralidade, recheados com escândalos financeiros e extra conjugal.  Os homens podem mudar seus costumes e caráter,  mas a Palavra de Deus permanece inviolável. Infelizmente, nessa avalanche de homens e mulheres  que caíram no engano de Satanás, encontram-se pessoas conhecedoras do evangelho e  até confessam a fé evangélica.  

REFLETINDO:
Uma reflexão bastante forte.  Infelizmente retrata o estilo de vida de muitos de nós cristãos. As portas de entrada da mente e do coração precisam ser protegidas. As brechas precisam ser tapadas. Não desperdice nenhuma ideia - considere as lições de Neemias: atitude, estratégia e proatividade. Circule ao redor de sua vida, de sua família, do seu ambiente de trabalho e  social;  circule  ao redor onde você  congrega,  ou se abandonou por qualquer motivo; faça você mesmo reconhecimento, se há portas e brechas, que precisam de reparos, urgente. Circule ao redor do  seu coração e verifique: se há brechas de ociosidade, carências, negligência e obsessão pelo sucesso. Arrependa-se, confesse-os a Deus,  busque o Seu perdão que trará cura e libertação. Amem!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário