sexta-feira, 19 de maio de 2017

DINHEIRO E CASAMENTO - COMO LIDAR COM ESTILOS DIFERENTES!




“... Considerei todas as obras que fizeram minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” ( Eclesiastes 2:11)



Dinheiro e casamento tem sido motivos de grandes discórdias entre casais. Por conta de fatores como estilos de vida diferentes que o casal leva para  o casamento, perfil de personalidade e cultural. A maneira como lidamos com o dinheiro influencia positiva ou negativamente o relacionamento conjugal. Como caminhar juntos quando os estilos, a personalidade e a influencia cultural  são diferentes? O que é mais importante para você:  o dinheiro ou o seu casamento? Se  você for casado ou pretende se casar,  gaste um tempo para refletir em qual dos perfis se encaixa? Se for casado/a, que tipo de consequência tem trazido no seu casamento? Faça o seu próprio teste:
POUPADOR X GASTADOR
Casal nesse perfil as disputas estarão sempre focadas  em poupar ou  gastar.  Se não houver bom senso o relacionamento será  de constantes crises e brigas.  A solução, buscar o ponto de equilíbrio: o poupador seja convincente nas razões do porquê  guardar dinheiro,  e o gastador,  se convença da necessidade de refrear seus impulsos.  

POUPADOR X DESCONTROLADO
São perfis opostos, que exigirá do casal grande esforço para não afetar  o relacionamento conjugal. Se não buscarem o equilíbrio muitos dos sonhos e objetivos  comuns não serão concretizados. O  desperdício de hoje é o que faltará no futuro.   

POUPADOR X DESLIGADO
 O poupador e o desligado caminham sem discussões quando o assunto é   dinheiro. O desligado tende a concordar com a necessidade de poupança para o futuro e até  colabora com  esse objetivo. Esse perfil de casal  pode chegar à velhice acumulando duas coisas: dinheiro e frustração.  Um planejamento ajudará a saber quando  é a hora de gastar e quanto pode gastar.  

POUPADOR X FINANCISTA
O  poupador é um conservador, pensa sempre a longo prazo. O  financista é girador, quer que as coisas aconteçam rapidamente.   Se ambos trabalharem bem as suas ideias , podem construir juntos bons resultados,  será a união do  sucesso financeiro.  

GASTADOR X  DESCONTROLADO
Gastador e Descontrolado é o tipo de relacionamento que não vai durar muito para contar a história. O gastador gasta o que não tem, enquanto   o descontrolado gasta além da conta.  Essa conta nunca vai fechar. Tanto o gastador quanto o descontrolado perceberá que não conseguirá  atingir seus desejos pessoais de consumo porque a culpa é do parceiro.  

GASTADOR X DESLIGADO
É uma combinação que dá a sensação de viver em um mar de rosas. Como o gastador se  apega ao  consumo e o desligado não,  ambos se orgulharão do espaço concedido ao outro. 
O grande problema  é  chegar à velhice sem um plano de aposentadoria, não poder manter um razoável padrão de vida que acostumaram viver.
Perfil de casais desse tipo: um puxando o outro, não se sabe pra onde.

GASTADOR  X  FINANCISTA
É o tipo de relacionamento onde  predomina a razão, pelo lado do financista,  com a emoção, pelo lado do gastador. Tudo depende da capacidade do financista de provar que eles podem juntos garantir muito mais conquistas se agirem de forma planejada. O equilíbrio   deve ser  buscado permanente e conscientemente; quando obtido, será a base de um casal que saberá curtir a vida com segurança.  

DESCONTROLADO  X  DESLIGADO
O destino que se dá no relacionamento  de um descontrolado com um desligado,  é como navegar rumo ao infinito, sem nunca saber onde aportar.  O descontrolado estará sempre levando o extrato bancário para o vermelho, mas terá o desligado o seu lado para culpar a todo mundo menos ele próprio: bancos, inflação, juros, governo, financeiras, etc. Nunca conseguirão acumular riqueza, pois acreditam que isso não depende deles. Não acalentam sonhos, não tem o porquê realizá-los.

DESCONTROLADO  X  FINANCISTA
O descontrolado entende  a  importância do planejamento, mas, por mais que  o financista tente,  jamais convencerá a praticar.  O sucesso do relacionamento dependerá de  o financista assumir  as rédeas das finanças e ser criativo na hora de limitar gastos. 

DESLIGADO  X  FINANCISTA
O desligado sempre buscará  uma justificativa em achar que o financista exagera no controle das finanças. Porém, se ambos souberem  lidar com o comportamento do parceiro, esse relacionamento tenderá a resultar em um verdadeiro sucesso  financeiro, pois o desligado não criará empecilhos à construção de planos e saberá  desfrutar cada conquista a seu tempo.  

Reflexão:
Por mais que as diferenças são gritantes num relacionamento conjugal, nada pode justificar o fim do casamento. A busca de outras experiências  vai deparar com pessoas igualmente diferentes.  Busque ajuda, nesta área, faça cursos de finanças,   sobretudo, oriente-se na Palavra de Deus. Um planejamento familiar é importante. Sugestões de  Livros: “ FAMÍLIA S/A”;  “ O SEU DINHEIRO”;  “ BENS,RIQUEZAS E DINHEIRO”. Cursos promovido pela Universidade da família   -  www.udf.org.br
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário