sexta-feira, 27 de julho de 2018

CREDIBILIDADE - NÃO É POSIÇÃO, É CONQUISTA!

"Não se esforce para se posicionar diante da luz dos refletores; não abra caminho aos empurrões para atingir um lugar de proeminência. É melhor ser promovido a um lugar de honra do que enfrentar a humilhação de ser rebaixado" ( Pv.  25:6,7).
A credibilidade é uma conquista, a posição nem sempre é.  A influência não se dá pela posição mais pela credibilidade. O que faz a diferença na vida da pessoa é o poder da credibilidade. Como  funciona na prática? Vamos considerar cinco ações, sugeridas no livro " Liderança - John C. Maxwell, Edição nov .2010" - adaptado":

1Desenvolver ações consistentes e  Coerentes.
As nossas ações funcionam como bolsas de valores, investimos pensando em resultados. Na bolsa de valores ganhamos ou perdemos, as ações da vida não fogem a regra. A consistência e coerência  são determinantes para construir um valioso capital chamado credibilidade. O Senhor Jesus é nosso exemplo, e nos ensinou a  praticar  o mesmo: " Assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a levar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura" (Jo 13:4,5). 

2- Saber Usar Bem as  Escolhas.
As escolhas são  prerrogativas individuais faz parte do livre arbítrio que Deus deu ao ser humano. As decisões  atendem as nossas demandas pessoais, geralmente motivadas em beneficiar a nós  próprios,  a outras pessoas, ou a ambos. Quando nossas  escolhas tem sentido  corporativo, focadas em benefícios de outras pessoas, o resultado acumular dividendos para o capital credibilidade. Sansão e Davi dois personagens bíblicos que tinham tudo para brilhar. Conhecemos o história de ambos, Sansão, escolheu o caminho do egoísmo, da satisfação pessoal, não se deu bem na vida; enquanto, Davi, brilhou porque escolheu o caminho corporativo se tornando o rei de maior credibilidade.

3- Reconhecer  Que o  Sucesso  Envolve  Participação de Outros.
O sucesso por si só não é um troféu de conquista pessoal. Ninguém vence sozinho. Nem mesmo um atleta de modalidade individual, sempre dependerá de um bem sucedido  técnico e uma boa estrutura logística que envolve  dezenas de pessoas. Quando o sucesso é compartilhado estou conquistando credibilidade para alçar novos desafios. O reconhecimento é uma forma de distribuir os dividendos com pessoas importantes na participação do sucesso, como os pais, professores, conselheiros e colaboradores. 

4-  Cuidar da Imagem,  Mais Importante  que o Sucesso.
O caráter é o espelho que revela o que somos. As pessoas nos enxergam pelo espelho do nosso caráter. Um caráter deformado cai por terra toda uma construção de credibilidade conquistada por conta de habilidades  profissionais. O  sábio rei de Israel, Salomão, coloca a reputação como a maior riqueza de uma pessoa. O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro"( Pv. 22:1).  Em nossa cultura a credibilidade está associada ao nome. Fulano falou, então é verdade. Votarei em fulano, porque acredito ser verdadeiro.

5-   Entender que Credibilidade é  Uma Conquista, não  é Uma Habilidade 
O mundo corrompido não chancela esse principio bíblico. O mundo não valoriza caráter, mas habilidades  associadas a espertezas. Vamos usar uma linguagem livre de Provérbios 11:4 " uma conta-corrente substanciosa não vale nada quando a vida está em ruínas, mas uma vida íntegra pode resistir ao pior". O sucesso da credibilidade está no desenvolvimento do caráter e não das habilidades. Nenhuma pessoa pode se elevar acima dos limites do próprio caráter. É o extrato bancário do quanto temos de credibilidade.
Refletindo
Nosso País, Brasil, está com  uma conta corrente negativa no quesito credibilidade. Em todas esferas  do Poder Constituído; repercutindo  na sociedade, na família e na Igreja, infelizmente. Estamos em processo  de eleições em nosso País. A lista de pessoas descredenciadas (fichas sujas) para ocuparem  funções importantes na política, no judiciário e de  lideranças nas  igrejas é sem precedente. Muitos desses, ocupam ou ocuparam posições relevantes, entretanto, não estão com suas contas correntes de credibilidade no positivo. Como cristãos e cidadãos responsáveis, precisamos refletir, orar e praticar  nosso direito democrático e soberano de escolher pessoas com credibilidade. Você tem credibilidade para fazer isso?   
Por mor a Cristo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário