sábado, 4 de agosto de 2018

INTEGRIDADE - NO SUCESSO, NO FRACASSO!

 
“Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos 
será conhecido.” (Pv.10:9)
"Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honraéticaeducada, brioso, pundonoroso , cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocênciapureza ou  o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito".
Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível. Um ser humano cristão vai além desse conceito; seu limite é viver o caráter de Cristo.  Vamos entender 'Integridade` no entendimento bíblico: 
1- Integridade -  Base   Suportar o Sucesso ou o Fracasso.
"Deus pode permitir que seu servo seja bem sucedido depois de tê-lo disciplinado a um ponto tal em que ele não precise ser bem sucedido para ser feliz. O homem que se deleita com o sucesso e fica abatido diante do fracasso ainda é carnal. Na melhor das hipóteses, seu fruto terá um bicho dentro" (H.W. Tozer - pastor e escritor Canadense). Assim  como o alicerce é a base de uma construção a integridade a base da vida. A base para suportar tanto o fracasso quanto o sucesso. Muitos não sabem lidar com o sucesso e fracassam e outros quando o fracasso bate a porta da vida dão cabo dela. A integridade é linear sua conduta não altera com os resultados. Uma pessoa integra é medida pelo que é quando seus atos não alteram quando estão diante dos  holofotes ou  em ambientes desconhecido.

2- Integridade -  Forjada por  Provações.
As provações são o grande teste da vida. Reflita sobre esse texto bíblico: "Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes"( Tiago 1:2-4).  Deus é o maior interessado em que nos tornemos pessoas integras; porque  o Seu caráter é perfeito e íntegro. A experiencia de Jacó no Vale de Jaboque, teve que  lutar com  um anjo  transformando o seu caráter para ser o pai das doze tribos de Israel.  De um homem 'enganador' forjado pelas provações transformou-o em 'príncipe de Deus. 

3- Integridade - Gera Crise Intencional.
" Senhor faz de mim uma crise.  Que aqueles que entrarem em contato comigo sejam levados a tor uma decisão. Que eu não seja uma simples placa à beira da estrada. Faz de mim uma bifurcação, para que os homens precisem optar entre um caminho ou outro a ver Cristo em mim" (autor desconhecido). Quase sempre pessoas íntegras são provocadoras de crises. Intencionalmente provocam crises para defender uma crença, um caminho, uma verdade. O Apóstolo Paulo após sua conversão por onde passava provocava crises, sua vida era uma bifurcação, as pessoas viam Cristo em sua vida e o seguiam.  Quando não há integridade gera outros tipos de crises, corrupção espiritual, moral e ético. 

4- Integridade - Gera Respeito, Dignidade e Confiança.
A integridade é a  matriz que gera qualidades indispensáveis para uma pessoa exercer uma liderança influenciadora saudável, como: respeito, dignidade e confiança. O compromisso com a integridade prima pelo caráter antes do ganho pessoal, pelas pessoas  antes das coisas, pelo serviço antes do poder, pelo principio antes da conveniência, pela visão e longo prazo antes do imediatismo. Qualquer fissura não importa em que área da vida abre brecha para corromper o caráter. 

Refletindo
Jacó um homem natural precisou de quebrantamento da parte do Senhor para ser Israel 'príncipe de Deus`. O homem natural precisa de uma experiência pessoal com Cristo para que as suas habilidades se transformem em um dom de Deus para cumprir o propósito pelo qual foi criado. Deus quer transformar suas habilidades naturais em um dom sobrenatural para algo que Ele já lhe chamou  e comissionou. Amem!
Por amor a Cristo! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário