quinta-feira, 9 de agosto de 2018

PATERNIDADE - MISSÃO INDISSOLÚVEL!

 
“ E Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” 
( Gênesis 1:28)

A figura do pai tem um simbolismo extraordinário. Deus  criou o homem, um ser único, com livre acesso ao Criador. Esse seria o plano original, se não fosse a quebra de um dos mandamentos: “Não comer do fruto da árvore do bem e do mal”. O pecado rompeu o pleno relacionamento do homem com Deus; o homem passou a viver à deriva de suas próprias vontades. Isso mudou todo projeto original de Deus para a humanidade.  O papel mais importante de Deus para o homem sem nenhuma dúvida é  o da paternidade. Nesta reflexão vamos pensar: 'Paternidade-Missão Indissolúvel!".  Nenhuma Lei humana pode mudar esse princípio divino.  Veja porquê!

1..Paternidade, Investe Para a Posteridade.
”....Sede fecundos, multiplicai-vos...”. fecundidade faz parte do projeto original de Deus. O pecado não mudou esse princípio de Deus de  fecundidade e multiplicação; mas interferiu no DNA original da criação. Os filhos de Adão já nasceram com as consequencia do pecado. O pai Adão já amargou o sofrimento de ver um de seus filhos assassinando o próprio irmão. O pai ao gerar um filho já deve pensar na posteridade de sua geração. A posteridade é uma promessa divina para o homem temente a Deus; uma receita bíblica do Salmo 128. Essa é uma receita espiritual, universal, enquanto durar a raça humana. Pais cristãos biológicos tem a missão de ser pais espirituais de seus filhos.


2.. Paternidade, Um Formador de Gerações.
“... enchei a terra e  sujeitai-a...”.  Essa expressão bíblica é um princípio  universal da criação; uma delegação que Deus delegou ao homem que criou. Numa linguagem de hoje como se Deus estivesse dizendo ao homem Adão, algo assim:  ‘ estou dando a você, aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos, a responsabilidade de cuidar,  multiplicar as riquezas da terra;  prepare seus filhos a ser bons administradores de tudo que estou lhe entregando’. Esse em tese deve ser o modelo do pai preparar o filho, a filha, para a vida.  Paternidade é formar indivíduos que saibam gerenciar, multiplicar e preservar valores, valorizar a disciplina e aperfeiçoar habilidades. Reflita sobre isso: "Que você seja um garimpeiro de ouro nos solos da mente de seus filhos. E, ao garimpar, que você se transforme num inteligente educador. E, se educar, que não tenha medo de fracassar; e, se fracassar, que não tenha medo de chorar; e, se chorar, repense sua vida, mas não desista, dê sempre uma nova chance para si e para quem ama..."( Augusto Cury }

3. Paternidade, Deixa Legado aos Filhos.  
Há uma corrida  frenética dos pais modernos lutarem para deixar uma boa herança aos filhos. Isso é muito bom, não o mais importante. O legado é o bem mais precioso  que um pai pode deixar ao seu filho, a sua filha; são os valores e as crenças  que defendemos  como prática cultural e religiosa. O legado é tão importante que na cultura Hebraica um marido que morresse sem deixar filhos, o irmão mais velho casaria com a viúva; o primogênito seria  assegurar o legado do falecido ( relato Deuteronômio 25:5)
4. Paternidade,  Missão  Indissolúvel
O pecado adulterou o plano original  de Deus, o mais afetado o plano de  família indissolúvel.  A sociedade decaída, a seu bel prazer, vem criando formas de  modelo de família que afrontam o princípio de paternidade indissolúvel. Ninguém muda o DNA de um filho gerado não importa se desejado ou não. O padrão do mundo cria formas paliativas e  alternativas na figura de padrasto, pai substituto, pai adotivo, pai afetivo, pai pensionista... (assim vai). O Estado  na intenção  de dar ao cidadão  o direito à vida,  regulamenta  leis atendendo  anseios sodomitas em total afronta aos princípios de Deus. A legalização do aborto é um forte exemplo da ocultação de responsabilidade da paternidade; mesmo que custe a eliminação de um vida indefesa. Infelizmente a maioria dos defensores desse tipo de genocida vem de família disfuncionais marcadas por traumas e abusos. Deus não idealizou esse formato de família. 

5. Paternidade, recebe a missão como bênção de Deus.
Deus me deu a bênção de ser pai de três filhos, que já me deram 4 netos e uma neta a caminho. Confesso que gostaria de ser pai de mais filhos. É uma grande bênção. Ao escrever esta reflexão estou como avô cuidando de dois preciosos netinhos, possibilitando ao filho e nora uma viagem internacional. Esse tempo com os netos é precioso para transmitir bençãos para minhas futuras gerações. 
Refletindo
"...Porém se vos parece mal servir ao Senhor  , escolhei hoje, a quem sirvais;... eu e a minha casa serviremos ao Senhor" ( Josué 15:24).
Vivemos uma geração de pouco compromisso com Deus e com a família. Como homens cristãos precisamos assumir a coragem de Josué, tomar posição de seguir  e servir ao Senhor. A paternidade responsável conduz os filhos a Deus.  
"Falhar na educação dos filhos  transforma reis em frágeis súditos, 
generais em trôpegos aspirantes, empresários em fracassados
endinheirados, intelectuais em frustrados letrados.  Filhos produzem 
os maiores alegrias ou as maiores  decepções para os pais"
Augusto Cury
Feliz dia dos pais!
 Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário