sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CIDADANIA - VIVER COM EXCELÊNCIA!


" Ninguém faça pouco caso de você porque você ainda é moço. Seja o exemplo deles; que sigam o caminho que você ensina e vive; seja modelo para eles no seu amor, na sua fé, e na pureza dos seus pensamentos." I Tm 4:12
O grande desafio da vida exercer uma prática de cidadania relevante. E ser relevante exige uma conduta cristã com excelência. Somos relevantes quando incomodamos o sistema do Reino  das trevas. Fomos buscar na fonte, na Bíblia Sagrada, cinco atitudes que nos tornam  cidadãos cristãos relevantes no contexto integral da vida:

1. Saber viver a liberdade que Cristo nos deu com responsabilidade.
Saber  lidar com a liberdade é seguramente a tarefa mais difícil do ser humano. Adão e Eva não souberam lidar com a liberdade de escolhas, mudou a história da humanidade. Muitos cristãos  não estão sabendo lidar com a liberdade que graciosamente receberam de Cristo Jesus; consequentemente não vem desfrutando da vida abundante prometida pelo Senhor Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo escreve aos cristãos em Corinto, sobre o abuso de usar a liberdade buscando seus próprios interesses, não se importando com o próximo. Enfatiza, que o equilíbrio é o  ponto moderador para não pender para o legalismo religioso nem para o pode tudo.  (leia o texto I Corintios 10:23-33).

2. Saber viver a "Doutrina da Fé Evangélica' repeitando as diferenças de
    outras crenças .
Tradição é a continuidade de crenças, costumes, doutrinas  que passam  de uma geração a outra. Para o cristão um novo padrão de vida começa com a experiência do novo nascimento, em Cristo Jesus. Quaisquer que sejam  as tradições e costumes o importante é que o Evangelho de Jesus seja o divisor de água para um novo padrão de conduta.  A 'Doutrina da Fé Evangélica' é uma referência de uma nova postura de conduta  de vida; tendo, Cristo, como modelo perfeito. O equilíbrio é sempre o ponto moderador para se viver em harmonia entre povos de línguas e crenças diferentes. O Evangelho de Jesus Cristo é universal, Cristo o cabeça; a cruz uniu  todos os povos e raças ( leia o texto I Corintios 11:1-3). 

3. Saber lidar  com as diversidades  no Corpo de Cristo.
Saber lidar com os de fora já é um grande desafio da fé cristã. Não menos desafiador saber lidar com as diferenças no Corpo de Cristo, com as diversidades naturais de ordem social, cultural e  intelectual. A igreja é por natureza agregadora, de pessoas que foram alcançadas por Cristo, que precisam de doutrina, curas de consequências de pecados cometidos e abandonar  maus hábitos da velha natureza. O Apóstolo Paulo condena atitudes de superioridades que são extremamente destrutivas. A salvação igualou a todos, não há graduação de pessoas menos ou mais importantes. Quando reconhecemos nossas diferenças e nossas deficiências são compartilhadas com outros irmãos, haverá um ganho espiritual que nos tornam mais humanos e semelhantes a Cristo (  leia o texto de I Corintios 11:17-33).  Essa metamorfose  interior  nem a Filosofia  nem a Psicologia humana explica. Só a Bíblia Sagrada.

4. Saber lidar com os diferentes dons espirituais.

O Apóstolo Paulo trata essa questão com muita seriedade. Deixa claro que a graça de Deus é o maior valor que recebemos. Os dons  espirituais são capacitações exclusivas  do Espírito Santo:  habilitando o cristão  para o  serviço no Corpo de Cristo e para edificação e crescimento da Igreja. Quando não fazemos corretamente uso dos dons que recebemos trazemos grandes prejuízos de crescimento e edificação da Igreja. Cada membro do Corpo de Cristo tem um papel relevante a exercer, para seu próprio desenvolvimento espiritual e abençoar outros. Quando esse processo é interrompido perdemos a qualidade da prática da fé cristã.  Deixamos de ser relevantes ( leia com atenção  I Corintios  Cp.12).

5. Saber viver  o perfeito amor na sua essência. 
De tudo que foi dito nada se compara viver o perfeito amor vindo da fonte.  A essência do amor é divino: Deus é amor. Cristo foi para o sacrifício por amor. O capitulo 13 de I Corintios, trás uma linguagem literária  enriquecedora sobre o amor como valor supremo. -  Como o oxigênio está para a vida de uma pessoa, o amor está para o cristão. A fé para práticas de boas obra, o amor faz a diferente em todos os aspectos da vida.
Reflexão:
Para o cidadão  cristão brasileiro o ano de 2018, pela sua importância de passar o Brasil a limpo de condutas políticas marcadas de corrupção, deveremos eleger como o ano da relevância cristã.  Relevância em defesa de princípios.  Sem pendermos para o campo do  partidarismo, seja da direita, seja da esquerda.  A intenção  da escolha  em  defesa da  ordem, da  moralização da gestão pública e em defesa dos valores individuais e da família. A relevância do nosso voto deve estar isento de paixões partidárias, de tornar um candidato  um  'mito' ,  'milagreiro' ou um justiceiro.  Nosso compromisso deve estar comprometido com Deus, que é amor e justiça. Comprometido com quem defenda as causas legítimas de uma nação democrática, com direitos e deveres iguais.  Quem não serve a Deus, não serve para servir.  Servir a Pátria, Servir a Deus! Amem!

Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário