sexta-feira, 5 de outubro de 2018

INTERVENÇÃO DIVINA - DEUS CONECTADO COM A HISTÓRIA!

"... Diz o insensato no seu coração:Não há  Deus. Corrompem-se e praticam abominação;  já não há quem faça o bem.  Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens. para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus"( Salmos 14:1,2) 
Esta reflexão  não é para tratar de politica nem de teologia.  Mesmo porque não somos especialistas em nenhuma dessas áreas. Também, não para falar sobre a pessoa de Deus. Mas, sim,  falar da minha crença sobre o meu Deus. A minha crença me leva  a crer no Poder Soberano de Deus. Num Deus que intervém como quer, onde quer, com quem quer que seja. Um Deus que está conectado  com toda a história da humanidade. Um Deus que não precisa de sistemas para intervir na história. Não importa quem esteja no comando e que sistema pertence. Dentre incontáveis conexões, de Deus na história da humanidade, vamos nos valer apenas de uma delas: -   "A intervenção divina no governo de Faraó rei do Egito".  Esse  plano de intervenção divina começa  a partir do capitulo 37 de Gênesis indo  até  Deuteronômio capitulo 14. Alguns destaques dessa Intervenção divina:

. A intervenção deu-se num Sistema que não reconhecia Deus como Soberano.

Os Faraós eram tidos como semi deuses. Faraó significa  'casa elevada'.  A Mitologia  Egípcia  era  uma  mistura de crenças e religiões pagãs. Neste contexto, Deus intervém na história dos Egípcios. Um povo rico que tinha domínio  econômico, politico e cultural da época. Apenas com dois  absurdos e estranhos  sonhos, Deus tirou o sono do poderoso  monarca  Faraó. Os seus 'gurus' intelectuais, suas crenças, não foram suficientes para lhe devolverem  a paz. "De manhã, achando-se ele de espirito conturbado, mandou chamar todos os magos do .Egito e todos os seus sábios e lhes contou  os sonhos;  mas ninguém  havia que lhos interpretasse"(  Gn. 41:8). Veja! homem ateu confesso,  com espirito conturbado. A intervenção divina sempre será de ordem espiritual. Jamais, não para atender questões materiais. Quase sempre quando uma questão espiritual é resolvida a material é consequente.

.  A Intervenção Divina sempre age  num processo  ' Macro Propósito'.
Está claro que o propósito de Deus, no Egito, abençoar  a geração de  Abraão, de Isaque e de Jacó. Deus preparou José para esse momento para uma  intervenção divina. Quando chamado a presença de Faraó e lhe foi  dado a incumbência de interpretar os sonhos, sem titubear, disse ao Monarca: "Não está em mim;  mas Deus dará resposta favorável a Faraó" (Gn.41:16). Deus não precisa de deuses; precisa de  pessoas, como José, que age segundo o Seu  propósito. Falar em grandes projetos sem estar alinhados ao Macro Projeto de Deus é falácia ao vento. O macro de Deus inclui aspectos positivos e negativos. Dois eventos macros importantes marcaram a humanidade:  O diluvio foi um acontecimento macro negativo,  a vinda de Cristo outro acontecimento positivo. Um terceiro acontecimento macro está para acontecer narrado em Apocalipse.

. Intervenção Divina um chamado ao arrependimento e a humildade 
  de reconhecer a Sua Soberania.
Não há informação do arrependimento de Faraó, nem do seu alto escalão de  oficias. Mas há uma certeza que José sobressaiu e elevou o nome do seu Deus. Veja o relato Bíblico: "O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus  oficiais: acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? "( Gn. 41:37). Dá pra dar uma grande GLÓRIAS A DEU!?  A história Bíblica narra o desfecho de um rei que foi comido vivo  de bicho por não dar Glórias a Deus: " No mesmo instante , um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou" ( Atos 12:23). O rei Nabucodonosor comeu capim como boi, por exaltar a sua própria pessoa.  A história se repete na vida de muitos que não se arrependem e não reconhecem a soberania de Deus.

. Intervenção  Divina age em base de  Princípios, utilizando os 
  Recursos Humanos  desde  que estejam alinhados  e  comprometidos  
  com o  Seu propósito.
Deus  sempre age assim: Foi com José, com Noé, Abraão, Moisés, Josué, Ester, Davi, Daniel, Neemias, e outros no presente. Deus age com princípios, utilizando os recursos humanos. Recursos humanos não é a mesma coisa que recursos mundanos. A estratagema que Deus deu a Faraó, se colocado em prática com fidelidade qualquer outra pessoa seria bem sucedido.  O povo Judeu se dá bem em matéria de  economia porque aprenderam com Deus. Não basta colocar um cristão como gestor público, de uma empresa,  ou mesmo de seu propósito negócio, se não seguir os princípios de Deus.  Qual é o propósito que Deus tem para uma nação? Que todos reconheçam a soberania de Deus, não com palavras com atitudes que glorifiquem a Deus.

. Intervenção Divina não precisa de "jeitinhos'   ou "ajudadinhas"  
para que Seu Plano se cumpra.
Fala-se tanto em 'jeitinho 'brasileiro". Essa regra é para todos:  Deus é Deus: ponto final. Deus não precisa de 'jeitinhos' para dar cabo ao Seu plano.  Deus não esteve acordado com Jacó ao dar uma capa diferenciada ao seu filho José, quase provocou uma tragédia familiar.  Deus não esteve no plano dos irmãos venderem José, plano sujo e cruel. Deus não esteve no plano de Jose humilhando seus irmãos quando buscavam comida, um gostinho de vingança. Deus não esteve no plano de Moisés quando matou um egípcio para defender um patrício. Deus não esteve no plano de Sara quando entregou sua ama para Abraão ter um filho. Deus não esteve no plano de Abraão quando mentiu que Sara era sua irmã, por medo de morrer. Intervenção divina se deu em vários momentos:  tempo todo com o Seu filho, Jesus Cristo,  no Plano Redentor; na agonia da Cruz para redimir um povo desordeiro, ímpio que mereceria a morte. O mesmo Deus que não precisou de "ajudadinhas" nem "jeitinhos" para destruir o poder da morte e do pecado, será o mesmo Deus  que não dará "jeitinhos" para todo tipo de pessoas, crenças e raças que não aceitaram o Seu Plano Redentor, desprezaram a Cruz da Redenção.  Essa é uma palavra vinda do coração de Deus: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra: ( Salmos 46:10)
.
Refletindo: 
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra,
 e debaixo da terra" Fp. 2:10)
Está chegando a data mais importante de elegermos nossos representantes para o Brasil e para os estados da Federação.  Uma coisa é certa: seja qual for o resultado Deus está no controle sobre tudo e sobre todos. Deus não precisa de "jeitinhos " nem de "ajudadinhas".  Precisa, sim, contar com pessoas que estejam dispostas a levar adiante o Seu propósito. Deus quer contar com um exército de pessoas que estejam em vários postos para glorificar o Seu nome. Se você já passou pelas provas das tentações e não se deixou levar por elas, se você foi humilhado por ser justo e temente a Deus,  se você preserva os valores  morais, éticos e deseja servir o seu País, o seu Estado,  Deus te convocará para  outras missões dentro do seu  macro propósito. Se você não se eleger para a função que disputou,  sua vida continuará preciosa e sempre em disponibilidade para um outro chamado, tal qual, importante.  O Deus elevado, elevará você a um alto padrão de excelência. Amém!

Brasil, 100% Jesus! Que o seu coração não penda nem para a direita, nem para esquerda: Ele, sim! 


Deus, abençoe o nosso Brasil!

Por amor a Cristo! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário