sexta-feira, 12 de outubro de 2018

CRIANÇAS - O FUTURO EM RISCO!

Estamos na semana da criança. Criança não é um tema a ser discutido, mas uma vida a ser investida. É o futuro em crescimento. Não poderíamos deixar de participar dessa tão importante reflexão - o que intencionalmente temos feito pelas crianças?  Nós, pais e  avós cristãos  temos o compromisso em abordar o assunto, à Luz das Escrituras, como tema relevante e urgente. Não intencionamos polarizar nem transferir responsabilidade, mas  levantar constatações de que há omissões em todos os níveis de responsabilidade, como parte da discussão nos inserimos: 

.  A Bíblia o Principal  Estatuto da Criança
A Bíblia é o principal Estatuto da Criança. Está recheada de recomendações em favor das crianças:.  "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!" ( Pv. 22:6 ).  "Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos , pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz" ( Pv. 3:1-2)O cuidado de Deus é visível com as crianças, assegurando-lhes longevidade e vida próspera. Infelizmente a omissão de ensinar a Bíblia na idade tenra da vida tem levado a ceifa de vidas jovens com  estatísticas alarmantes. 
. Os Pais  e a  Família Agregada sãos os Responsáveis na Formação da Criança.
Seguindo as recomendações das Escrituras os pais e a família agregada como avós e tios, são os principais responsáveis na formação física, emocional, intelectual e espiritual da criança. Veja:  "Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares" ( Dt. 6:7 ). Os pais e a família tem uma enorme responsabilidade em apontar o caminho pelo destino de seus filhos. Se os filhos optarem em seguir outros caminhos, os pais não serão responsabilizados por Deus. Deus não se responsabilizou pelo caminho que seus filhos, Adão e Eva, escolheram no Éden.  Nós, pais, nos entristecemos e clamamos para que retornem aos caminhos do Senhor. Os pais modernos tem optado pela terceirização do cuidado e da educação dos filhos. Isso poderá se transformar numa conta  impagável. O sucesso por mais auspicioso que seja não compensará.
. A Igreja Uma Parceira da Família na Formação Espiritual da Criança.
A Igreja não é uma substituta da família, mas uma grande parceira dos pais. A Igreja é o conjunto de famílias que vivem a mesma fé e costumes cristãos. Funciona como um 'muro de arrimo' de proteção, deve  oferecer um ambiente saudável para relacionamentos. Contribui para o crescimento espiritual e oferece oportunidades para o serviço cristão e a comunidade. A Igreja precisa se atualizar e se aparelhar com ferramentas adequadas e contemporâneas para atender as demandas de um tempo tecnológico e global que influencia a vida de nossas crianças. Enquanto a igreja se reúne periodicamente as influências acontecem em tempo real na vida de nossas crianças. 
. O Estado o Guardião do Cidadão  Criança.
Assim como a igreja é importante no desenvolvimento espiritual, o Estado Institucional  é a grande parceira da família para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da criança. Garantir segurança, oportunidade de trabalho e de exercer  a cidadania na dupla mão de deveres e direitos. O Estado é o guardião da cidadania, da individualidade, da crença e dos valores que a sociedade adotou como princípio de vida.  O estado que não cumpre o seu papel está praticando um tipo de 'aborto' interrompendo os sonhos de gerações. 
Refletindo: 
Esta é uma  reflexão que não se alinha ao sistema pervertido do mundo. É para nós cristãos. Se quisermos contribuir com ações que impacte o mundo precisamos fazer nosso dever de casa: "Ensinar nossos filhos a andarem nos caminhos, nos valores, do Senhor". Quando Deus resolver fazer algo  diferente em alguma parte do mundo tem alguém que possa confiar a tarefa. Foi assim que Deus encontrou, Noé, Abraão, José, Moisés, Ester, Neemias, Daniel, e tantos outros... A pergunta é: "temos gerado filhos para Deus ou para o mundo?.

Por amor a Cristo! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário