sexta-feira, 19 de outubro de 2018

EXCEPCIONALIDADE DA GRAÇA, GERA FÉ EXCEPCIONAL!

Excepcional é definido pelo Dicionário, como: "que está acima do padrão ou da qualidade normal...".  Assim, deve ser definida a excepcionalidade da Graça redentora do Senhor Deus. Uma Graça excepcional gera uma fé excepcional, ou seja, acima do padrão considerado normal. A fé cristã é firmada no fundamento de uma Graça excepcional. Vamos usar a palavra  'C R I`- Convição, Renuncia, Inclusão -  para discorrer uma "Fé Excepcional". Três  exemplos de   personagens bíblicos que vivenciaram  esse tipo de fé:
Convicção -  
Maria - Uma jovem cabocla de Nazaré. Na cultura Hebraica comprometida para casar-se com Jose. Nesse contexto, um anjo lhe apareceu com uma auspiciosa  notícia: " Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você   ... Você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho e lhe dará o nome de Jesus..." ( Lc. 1:26-31). Maria, ao mesmo tempo  foi tomada por um surto de alegria e de perturbação. Tomada, pelo Espírito Santo, de uma plena convicção: Creu no seu chamado; gerando uma fé excepcional. Responde, ao anjo: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo segundo a tua palavra" ( Lc. 1: 38)
Pedro - Um jovem empreendedor no mercado da pesca.  Ele e seus companheiros, receberam a visita de Jesus, após uma noite frustrante de pesca. Nesse clima de frustração,  o Senhor convida a  retornarem ao mar e lançarem as redes;  foram surpreendidos com uma quantidade de peixes em uma só lançada de rede. Amedrontados pelo que aconteceu, o Senhor Jesus faz um convite, a Pedro,  dizendo-lhe: " Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens..."  Tomado por uma firme convicção: Creu que Jesus  era o Messias esperado. Pedro, foi revestido de  uma fé excepcional:  'deixou tudo e O seguiu' ( Lc.5:10,11).

Mulher Samaritana - Trata-se de uma  pessoa duplamente rejeitada pela sua comunidade. Por ser mulher  e com reputação moral reprovável. Teve um encontro ocasional  com o Senhor Jesus.  O Senhor Jesus introduziu um dialogo com a  mulher  se apresentando como água viva.  Ela, cheia de temor e dúvidas, perguntou:  'aonde adorar a Deus?'.  A resposta de Jesus inundou o seu coração de esperanças, de uma convicção que estava  diante do Filho de Deus. Uma reação sobrenatural  gerando, nela, uma fé excepcional: " Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo; Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que não é o Cristo? Então saíram da cidade e foram para onde ele estava" Jo 4: 28-30).   Alcançada por uma graça excepcional. Creu! Sua vida se transformou numa nova esperança para ela e o seu povo.

Renuncia 
Maria -  renunciou o seu projeto pessoal para inserir num mega projeto de Deus, para a humanidade. Entendeu que a sua vida não seria  mais de uma pessoa comum. Renunciou o seu "status quo". Consciente  que  enfrentaria difamação pela gravidez antes do casamento. Enfrentaria desconfiança do seu noivo, José. Sua renuncia foi incondicional: " De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome" Lc. 1:48-49). Uma Graça excepcional gera uma  renuncia excepcional.

Pedro renunciou  a vida de um pescador profissional Atendeu o chamado do Senhor Jesus: "Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo". Lc.14:33). De um pescador de peixe tornou-se em grande pescador de almas. Uma Graça excepcional gera uma renuncia excepcional. O Senhor lhe confiou o pastoreio de Suas ovelhas. 
Mulher Samaritana a sua renuncia foi não aceitar mais o seu "status quo": tomada de um espirito destruir,  sem valor como mulher, desprezível aos olhos das pessoas. Sua vida mudou para ser o que Jesus  disse quem ela, era: liberta para ser uma verdadeira adoradora. A Graça excepcional está ao alcance de todos os níveis de pecadores.
Inclusão 
Maria - A excepcionalidade da Graça de Deus conduz a todos os pecadores a inclusão no Reino dos Céus. Esse é o  maior feito da Graça Redentora! Quando o Senhor Jesus, diz: " muitos são chamados, poucos escolhidos", no sentido de muitos cristãos serem alcançados, por essa Graça excepcional, no entanto,  não vivem uma fé excepcional, como Maria. Vive uma crença limitada para para si mesmo. A fé excepcional de  Maria, contribuiu para inclusão de multidões de pessoas para o Reino de Deus.  A inclusão não combina com gestos, do tipo: desagregação, desamor, competição, difamação...
Pedro - no seu primeiro sermão, no pentecostes, incluiu mais três mil pessoas ( atos 2:14-41).  Muitos eram incluídos, diariamente, pela pregação dos apóstolos e dos discípulos de Jesus. Inclusão não combina em dividir atenção a dois senhores, ou seja, não priorizar o Reino de Deus em primeiro lugar. Incluir é cumprir a ordem  do Senhor Jesus:  "Ide a todas as gentes, em todos os lugares, até a sua volta" ( Matos 28:19,20).
Mulher Samaritana -  uma pecadora que simboliza a humanidade decaída. É o ponto alto da excepcionalidade da Graça de Deus. É tão profunda que alcança o pecador no mais baixo degrau. É tão ampla que alcança onde o pecador esteja. Uma Graça intemporal, alcança todos os povos em todas as gerações. Que não pode ser controlado pelo tempo; que não se limita a um tempo determinado. Sobrenatural! O tempo da Graça se encerra com a Volta de Jesus!
Refletindo
Pense nessa palavra  C R I. No sentido de: Convicção - Renuncia - Inclusão. Você é o quarto personagem dessa reflexão. Tire um tempo escreva a sua história. Qual dos personagens você mais se identificou?  Faça um  roteiro de vida  para seus dias futuros.  Você precisará de uma fé excepcional? Então, encha-se de uma Graça excepcional. Seja um dos personagens de Atos 29. A narrativa de sua vida, incluirá muitas pessoas no  Reino de Deus. Amem!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário