quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CONQUISTAS - BOAS E RUINS !

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" ( Josué 1:9 ).
Conquistas  é palavra de  ordem neste tempo em que o empreendedorismo é o foco das atenções.  A Bíblia registra  dois tipos de conquistas: a conquista boa, a conquista ruim. Nosso país, Brasil, vive um tempo de conquista. Como saber se  será boa ou ruim?  Oportuno, para nós cristãos brasileiros, refletir, orar e decidir:  

Quando a Conquista é boa?

.   Quando a estratégia vem do sistema de  Deus. 
O sucessor de Moisés, Josué, enfrentou muitas batalhas. Conquistou todo território  de Canaã porque obedeceu, à risca, as estratégias de Deus. Os juízes, os reis, que o sucederam tiveram conquistas umas  boas outras  ruins. As conquistas  boas seguiram as estratégias de Deus. A juíza Débora, Gideão, Jair, Jefté e outros.... Suas conquistas, foram boas; porque libertaram, seu povo, do jugo politico de outros povos e de grupos descomprometidos com Deus. ( relatos no livro Juizes). 

.  Quando a motivação é servir o povo  e não de ser servido.
O declínio do rei Saul começou quando deixou de servir a nação para defender o seu próprio posto.  Dedicou, boa parte do seu tempo e do seu exército, para perseguir, Davi, o seu genro, que se tornou uma ameaça ao seu reino.  Davi, assumiu o reino de Israel, por quarenta anos, trouxe paz e  prosperidade ao povo. Os sucessores de Davi foram marcados, por reis, que alternavam:  alguns, tiveram motivações para servir; o povo vivia em paz e prosperava. Enquanto, outros, com motivações partidárias e egoístas; o povo sofria perseguições e pobreza ( relatos I e II Reis).

Quando a Conquista é ruim?

. Quando a estratégia vem do sistema do mundo.
A estratégia do mundo é  oposto da estratégia de Deus. A base da estratégia de Deus é a verdade. A base da estratégia do mundo é a mentira. Um produto gerado no  laboratório do inferno, tendo,  Satanás, o pai criador. Os  'Fake News''  é gerado no laboratório do inferno. 'Fake News ' não é um mal deste século. Satanás, falsificou uma ordem de Deus dada à Adão e Eva : " De toda árvore do jardim comerás livremente , mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" ( Gn. 2:17). Onde aparece o Fake News?: " Então, a serpente ( Satanás) disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que que de (fruto) comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal"  ( Gn 3:4,5). Satanás, introduziu o modelo 'Fake News' no mundo. Sua missão é perverter todos os princípios estabelecidos por Deus. Trocar a verdade pela mentira. O certo pelo errado.  Convencer a criatura (homem) que não precisa de Deus.

. Quando a Conquista é motivado pelo ódio.
Davi foi duramente perseguido pelo rei Saul. Davi teve o seu inimigo à mão para tirar do seu caminho. Não fez, porque temia a Deus. A Bíblia relata comportamentos de juízes e reis que suas conquistas foram motivadas pelo ódio, pela vingança. Gideão entrou para a história com conquistas de livramento do seu povo dos Midianitas. Enquanto, o seu filho, Abimeleque, entrou para história como um libertador do ódio e da vingança ( Juizes cap. 9). Nenhuma conquista marcada pela disputa, pelo revanche, pode resultar em boas coisas para o povo. 
Refletindo:
"... Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva.  Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros . E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês" ( Efésios 4:31,32) 
Sem Deus na causa não haverá conquistas boas. Não se trata de uma frase de efeito; trata-se de  uma posição bíblica e contundente. Para entendermos com mais clareza - Sem Deus na causa não haverá conquista boa -   vamos ouvir o que ensinou o próprio  Senhor Jesus:  " Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.....  Quem permanece em mim, e eu, nele,  esse dá muito fruto.... sem mim nada podeis fazer" ( Jo 15:16,5,6). Essa  aplicação bíblica, de Jesus,  é para quem segue a estratégia  de Deus.  Seja,  para avida pessoal,  familiar, empreendedorismo,  governos.

Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor!  Que o Senhor abençoe nossa Nação. Desejamos uma conquista, cuja estratégia venha do Senhor! Queremos uma conquista que traga paz e prosperidade para nossa Nação. Sem ódio, sem rancor, e liberação de perdão de  ofensas.  Amem!


Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário