quinta-feira, 1 de novembro de 2018

RECONSTRUÇÃO - O CHAMADO DE DEUS, É AGORA !

"... Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém   e deixemos de ser opróbrio" ( Neemias 2:17)
O mundo está  debaixo de tensões permanente. Nada está fora do controle  e do aviso de Deus. Nada está fora das profecias das Escrituras Sagrada. A natureza está em fúria: tornados, terremotos, maremotos; tudo acontecendo com mais intensidade e agressividade. Satanás está em fúria. O seu tempo está no fim; com isso, vem  intensificando  suas ardis ações: de matar, roubar e destruir. Diante de tempos difíceis, que lições o passado nos ensina?  Vamos  construir algumas ideias do processo  de reconstrução de Jerusalém, comandada por Neemias - É preciso acontecer fatos e reação: -

. Conhecimento Da Realidade.
"... então lhes perguntei pelos Judeus que escaparam e que não foram levados  para o exílio e acerca de Jerusalém . Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas" (Neemias 1:2,3). O cativeiro dos Hebreus, em Babilônia, não foi um acontecimento ocasional. Deus havia prescrito esse acontecimento caso os Hebreus, como nação,  se contaminassem com a idolatria dos povos pagãos. Contaminaram, o exílio aconteceu. O retorno dos Hebreus, Deus prescreveu, duraria 70 anos. Neemias, foi  o personagem chave que Deus usou para reconstruir Jerusalém. Após ouvir de seus irmãos um triste relato, como encontrava a cidade dos seus pais, as ruínas, o desprezo, o seu coração foi tremendamente tocado e sensibilizado diante do que ouviu.

- Liderança Comprometida.
"... O rei me disse:  Por que triste o teu rosto, senão estás doente? Tem de ser tristeza de coração. Então, temi sobremaneira e lhe respondi: viva o rei para sempre ! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas  consumidas pelo fogo? "( Neemias 2:2-4). O comprometimento de Neemias foi algo notável.  Após ouvir o relato o seu coração não ficou mais em paz. O conforto do palácio perdeu o sentido para ele. Tão explicito ficou o seu semblante decaído o próprio Rei notou algo estranho em seu comportamento. Mesmo não tendo nenhuma experiência de liderança, nem tão pouco de comandar uma reconstrução de tamanha envergadura, o seu comprometimento foi o suficiente para Deus usá-lo. Conquistando a confiança o engajamento de todos seus compatriotas exilados a retornarem com ele. Esse é o padrão elevado que Deus usa para todo tipo de liderança, pessoal, familiar, na igreja, no público e no privado.

. O Povo  Abraçou a Causa.
É surpreendente a disposição do  povo em cooperar com a obra de reconstrução de Jerusalém. Houve uma grande mobilização entre os exilados com os demais compatriotas que permaneceram em Jerusalém. Todos abraçaram a obra ( Neem.7:5-69). O sentimento patriótico continuava latente em cada exilado, muitos deles, estavam estabilizados e vivendo confortavelmente em Babilônia. Toda reconstrução requer uma liderança firme, comprometida e uma causa que valha apena lutar. Vivemos um momento de reconstrução que não é apenas  física, mas  principalmente, espiritual, moral e ético. Uma causa que cada um de nós se disponha a ser um reparador de brechas. 

. Saber Lidar Com os Impedidores.
Neemias deu uma grande lição de como lidar com os inimigos. Principalmente aqueles inimigos que se fazem amigos até  se dispondo em ajudar. Uma lição extraordinária que Neemias não perdeu o foco , permaneceu concentrado em sua missão. Quando induzido pelos inimigos a não prosseguir com a reconstrução, dá uma resposta de impacto: " Estou fazendo uma grande obra". Nada o tiraria do seu propósito. Que lição! Muitas carreiras destruídas, famílias destruídas, igrejas destruídas, empresas destruídas, governos destruídos, relacionamentos destruídos, por descuidar do propósito, dar ouvidos a opositores. Quando se trata de reparar brechas as oposições se potencializam ainda mais.

. Trabalhar Com os Recursos Que Tem.
Outra grande lição de Neemias, trabalhar com os recursos que tinha disponível. Fez uma convocação para o povo se unir ( Neem.4:6). Uma parte pegava na arma para proteger, outra parte pegava na obra ( Neem 4:15-23). O maior recurso e mais  poderoso que Neemias dispunha a oração. Deus acima de tudo. ( Neem 4:9). Não baixou a guarda arregimentou todo os recursos humanos. Abriu mão de suas vantagens como governador.  Combateu a zombaria com sua firmeza de fé ( Neem 4:4-,5). A  fé aliada a oração continuam  sendo a arma poderosa dos cristãos. Nenhum inimigo vencerá.

. Deus na Causa.
Toda tentativa de oposição foi frustrada. O tempo da conclusão da obra surpreendeu os inimigos (Neem. 6:15,16). Uma cidade desolada  por quase um século foi restaurada, bastou apenas 52 dias de trabalho. Deus pode fazer esse tipo de milagre na vida de qualquer pessoa que queira fazer parte do Seu projeto de reconstrução. Também é verdade que nenhuma obra de reconstrução terá êxito se Deus não estiver na causa. Como nenhuma obra de reconstrução acontecerá, com êxito, se não for seguido o manual, as Escrituras Sagradas. Deus é  o protagonista de toda essa façanha orquestrada por Neemias, no passado. Continua  sendo protagonista em grandes obras de reconstrução, no presente,
Refletindo:
É confortador saber,  como cristãos que somos,  que o modelo padrão de Deus não é obsoleto  para os tempos atuais.  O padrão de Deus continua sendo o mesmo.  Nasce, em nossos corações, uma viva esperança que Deus está levantando 'Neemias' para esse tempo de restauração  em nosso Brasil. De  nossas riquezas naturais, dos valores familiares, éticos e morais. Nós, cristão, por co-responsabilidade temos o compromisso de nos apresentar ao chamado  de Deus nesse momento de convocação. Cada cristão é um reparador de brechas, naquilo que lhe couber. Essa convocação é extensiva à Igreja do Senhor Jesus Cristo; para que viva o padrão elevado ensinado e vivido pelo Senhor da Igreja. As famílias convocadas para reconstruir os valores do casamento, da criação dos filhos e dos bons costumes; não importa que nos rotulem de tradicionais. Deus na causa, mãos a obra! Seremos  todos vencedores. Amem.


Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário