sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

JESUS - O MODELO PERFEITO!



Então, disse-lhes Jesus: “Vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens”.
 ( Mt. 4:19) 
Estamos no mês de dezembro sem dúvida o mês mais esperado. Filhos entrando em  férias, planejamento de viagens, comemorações natalinas e  expectativas da chegada de  um novo ano.  Uma aliviada na pesada rotina. Até um dinheiro extra entra em nosso bolso com o décimo terceiro. Tudo isso é muito bem vindo. Mas, não deve ser o principal motivo da nossa satisfação. Há um motivo especial a comemorar: o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo.  Sua vinda, ao mundo decaído, dividiu a história ao meio. Trouxe esperança eterna à humanidade. Nas próximas semanas vamos relembrar feitos extraordinários do Senhor Jesus Cristo.  Vamos começar abordando: “Cristo – O Modelo Perfeito”.  Para ficar bem gravado  em sua mente e  no seu coração guarde essa palavra  
‘A - P - O – S `.......

1.      Amar, como Jesus amou.
“....... “  ....O amor de Jesus é perfeito. O amor é a principal marca da Trindade. Deus amou o mundo doando o seu próprio filho pelos pecadores ( Rm.5:8). Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim ( Jo 13:1.b) . Um dos fruto Espirito Santo é o amor (  Gal.5:20). O amor é a principal marca do crente. “... amemos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus...” ( I Jo 4:7). O Senhor amou o tempo todo e até o fim.  Amou pessoas importantes da sociedade, pessoas marginalizadas da sociedade, pessoas que os religiosos condenavam à morte, pessoas dominadas por espíritos demoníacos, pessoas com todo tipo de enfermidades e deficiências. Todos foram alvos do amor de Jesus.  ‘Após’ o amor vem a prática do perdoar.

2.      Perdoar, como Jesus perdoou.
O último gesto de Jesus na Cruz foi liberar perdão: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). A autoridade de perdoar não estava sobre Jesus, mas sobre o Pai. Reivindicou, ao Pai, perdoar os seus algozes. As ofensas que Jesus recebeu não se tratava de atos pessoais que praticara, isso precisa ficar claro. A sua condenação deveu-se por levar sobre Si,  as ofensas de todos os pecadores,  todos os tipos de transgressões e iniquidades gerados pelo pecado. (Isaías 53:4,5). O crente precisa entender a dimensão do perdão, em dois níveis: deve perdoar aquelas ofensas que foram geradas no ambiente relacional, pois, continuamos pecadores e muitas vezes agimos na força da carne; pedir a Deus que perdoe ofensas que foram geradas pelo testemunho da fé, perseguição por defendermos os valores cristãos.

3-      Obedecer, como Jesus obedeceu.
A obediência é sujeitar-se a uma autoridade em cumprimento à uma missão. O Senhor Jesus aceitou ser o protagonista no cumprimento do resgate da humanidade decaída. Aceitou as regras da missão e submeteu à risca a autoridade do Pai. Mesmo sabendo que chegaria um momento crucial na missão que ficaria absolutamente sozinho.   O Pai, nada poderia fazer, por Ele. A fé cristã não foge à regra: há momentos na caminhada que ficamos sozinhos. E haverá um momento crucial que ficaremos absolutamente sozinhos diante da morte. A obediência é a chave para vencer o poder da morte.  A chave para o cumprimento da missão.

4-       Servir, como Jesus serviu.
Servir outra marca perfeita do Senhor Jesus. Não basta apenas servir, precisa da combinação motivação certa e servir em amor. O Senhor Jesus deu a receita para ser grande no  Seu Reino: servir (Mc 9:30-37). Os discípulos  de Jesus disputavam quem ficaria em posições mais privilegiada no  Seu reino . Essa foi a resposta de Jesus:    ‘Se alguém quiser ser o primeiro,  que seja o último de todose aquele que serve a todos!’ . Servir exige motivação certa, amor naquilo que faz e lealdade. O Reino de Deus não funciona servir a dois senhores. O “Após” de Jesus exige outro quesito importante que deixamos para consideração final do texto. 
Refletindo:
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" ( Mt. 16:24)
Negar a si mesmo é deixar em segundo plano seus próprios interesses em favor de uma missão  O Senhor Jesus é o nosso modelo perfeito. Para isso, teve que fazer a coisa mais difícil:  Negar a Si mesmo. Só após isso, praticou o “APÓS”: Amar, Perdoar, Obedecer e Servir.   Não é algo fácil para se praticar. Ele renunciou a sua natureza divina se tornando humano com todos os riscos até de pecar. Assim como Adão foi tentado o Senhor foi  proporções maiores. Enfrentou  as mesmas necessidades humanas, fome, sede, cansaço e sono. Ser semelhante a Cristo  é o desafio de cada um de nós cristãos.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário