quinta-feira, 5 de novembro de 2020

VOCAÇÃO - ENCONTRANDO O MELHOR CAMINHO

                                  










"Faça bem feita as coisas que você tiver que fazer. Depois da morte, para onde você  vai, não se pode fazer planos, nem trabalho; lá não há conhecimento nem sabedoria" ( Ecl. 9:10).
 
Eclesiastes 9:10 mexeu comigo desde a adolescência. Quem não passou por dúvidas quanto a vocação?  A vocação mal definida  pode levar a grandes frustrações na vida. 
'Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão' ( extraído).
Lendo o Livro 'Vida Integrada', autor Ken Eldred, trouxe uma rica contribuição  para um entendimento mais claro da minha vocação.  Compartilharei  com você um pouco desse ganho:
. O cristão e a  vocação integral. 
Com os meus 70 anos bem vividos permita-me compartilhar a minha própria experiência de vida. Sou cristão chegando seis décadas (12/março/2021) sempre servindo o Senhor com muito amor e dedicação.

Nesta altura da vida sinto-me maduro e suficientemente responsável por compartilhar lições as duras penas que a vida me ensinou. No meu tempo de juventude não tive clareza que a minha vocação seria onde  fui chamado a servir através de concurso público, com os meus  22 anos de idade. Por ter sido um jovem comprometido com Deus e com a Igreja, fui muito assediado e estimulado a ir para o Seminário para ser pastor. Muito tempo depois fazendo o teste vocacional, tranquilizei-me, por saber ser compatível com as funções que exercia em minha carreira profissional. Essa pressão interior não teria acontecido se falsas crenças não tivessem contaminado a mente e o meu coração. Por motivos óbvios posso afirmar com plena  convicção  que o meu  chamado foi exatamente onde exerci  a minha  principal aptidão.   

Essa dicotomia, que distinguia o espiritual do secular, sempre pesou sobre mim. De certa forma houve prejuízo no meu chamado principal no âmbito do meu trabalho, por acreditar que trabalhar em funções seculares seria um trabalho mundano e que não me traria nenhuma virtude espiritual. 

Acreditando nessa falsa duplicidade só me  passava uma coisa: chegar a hora da aposentaria para servir a Deus. Que engano! Aposentei-me, prematuramente, deixando para trás grandes oportunidades de servir no meu verdadeiro chamado. Fica a lição que em qualquer área que atuarmos inevitavelmente  enfrentaremos grandes desafios e oposições. É  o preço que deveremos pagar para cumprir o proposito que Deus tem para cada um de nós.

Percebi na minha jornada que não me encontrava sozinho, muitos outros viviam e vivem essa  dicotomia, separando o espiritual do secular; isso vem trazendo prejuízos enormes para o Reino de Deus. Resultado: muitos se frustram por não encontrar o seu proposito de vida. Uma legião de pessoas potencialmente vocacionados para o  sucesso em suas profissões, abandonam  os seus postos de trabalho, para uma aventura em outras áreas  sem nenhuma habilidade para tal missão. 
O Propósito de vida passa por filtros que não devem ser ignorados:
1- O Filtro da Identidade.
. A identidade define quem a pessoa é na sua essência. Cada indivíduo possui caracteres próprios internos: personalidade, interesses , aptidões naturais e valores.  Como consultor de carreira, do Instituto Career Direct Internacional, tenho constatado muitos desvios de propósitos por conta de não conhecer essas quatro áreas importantes da vida. 
2- O filtro da vocação.
- O teste do Career Direct mostra uma variada possibilidades para desenvolver as aptidões naturais. O sucesso está em agregar as essas forças internas focando na aptidão principal. A minha primeira aptidão foca em  áreas que envolvem, planejamento, controle, auditoria.... Foi o que fiz por muitos anos. A segunda aptidão é a escrita. Após minha aposentadoria ( primeira aptidão) tenho dedicado a escrita, razão pela qual esse Blogger foi criado e escrevo esses textos.
3- O trilho  para uma carreira de sucesso passa por quatro fatores:
- Essa é uma regra geral e vale para todos e em todas as vocações. O trilho para uma carreira de sucesso passa por essa ordem: (1) Aptidões naturais - Cada indivíduo nasce com aptidões naturais. É sábio descobrir quais aptidões possuem antes de partir para uma aventura incerta e colher frustrações na vida; (2) Qualificação - a qualificação é o caminho natural da vida. O despreparo tem colocado muitas pessoas em níveis abaixo do seu potencial; (3) Validação -  quem se forma médico, engenheiro, tantas outras profissões qualificadas, após qualificar-se passa por testes de validação.  Em um mundo globalizado essa validação de competência tem se tornado mais exigente. Prontidão -  prontidão é estar pronto. Significa passar pelas etapas anteriores tornando-se apto para o exercício da vocação com excelência.
4- Aptidões naturais não são condicionais mas potencializam os dons espirituais.
. Essa é outra questão que tem trazido muita confusão em distinguir aptidões naturais de dons espirituais. As aptidões naturais são habilidades dadas por Deus a cada individuo para cumprir um proposito aqui na terra. Tudo que fazemos, tudo que produzimos no âmbito terreno, são gerados do trabalho e das habilidades inerentes a cada um. Os dons espirituais são capacitações especiais dadas pelo Espirito Santo, para o exercício da fé cristã e da edificação do Corpo de Cristo. Os dons espirituais são exercidos no contexto da Igreja do Senhor Jesus Cristo na expansão do seu Reino aqui na terra  ( I Coríntios 14:1-19). Uma pessoa pode ser iletrada e ser tremendamente usada no Reino de Deus. Também a capacitação intelectual potencializa missões em ambientes culturais elevados, a exemplo de Paulo,  defendendo sua fé nos Areópagos  onde os intelectuais se reuniam. 
5- Deus chama e capacita os seus vocacionados.
. O chamado e a capacitação dos vocacionados a serviço do ministério integral  passa por um segundo filtro mais exigente: 
- Eliseu  ao receber o chamado de Elias  teve que desfazer de suas juntas de bois e de seu objeto de trabalho para  se dedicar exclusivamente a sua nova missão.
- Gideão abandonou a sua colheita deixou tudo para trás para ser um libertador livrando o seu povo das mãos dos Midianitas. 
- Paulo considerou tudo como perda para ser tornar o apóstolo dos gentios. As suas  habilidades, coragem,  preparo intelectual, acompanharam  para o exercício de sua missão. 
6- Vocação no contexto de um  chamado hibrido.
. O chamado hibrido foi muito aplicado no Antigo Testamento. Ou seja, atuar ao mesmo tempo em duas funções. Samuel exerceu a função de Sacerdote e Juiz do povo Hebreu. O Apóstolo Paulo, por um tempo, teve que fazer tendas, uma de suas habilidades, para  sustentar-se e manter-se no campo missionário. Tive a oportunidade em exercer, simultaneamente, funções em minhas atividades profissional secular e em atividades eclesiásticas. Nada incompatível.  Pode acontecer  no mesmo dia,  um cristão realizar sua jornada no ambiente secular e em outro momento conduzir um estudo bíblico, uma visita ao enfermo, uma atividade em sua Igreja.  Seguramente esse  é o maior contingente de pessoas chamadas a servir nessas  duas frentes.  São  engenheiros, médicos, enfermeiros, dentistas, professores, comunicadores, todo tipo de atividades, prestando serviços relevantes na sua comunidade e   em suas Igrejas.  A Igreja é a maior e mais eficiente instituição que está a  serviço da comunidade local.
"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" I Tm 4:14-16)
 
Reflexão: 
- Precisamos registrar com muita alegria. Há um time de vocacionados para um chamado especial. Os chamados para o ministério integral para servir à causa do evangelho do Senhor Jesus Cristo.  Para esse time a ordem bíblica é: "não desprezar o dom que  foi dado por profecia e com imposição de mãos do presbitério e ocupar nelas...". A vocação  é um chamado para um proposito: glorificar a Deus. Para nós, outros, a recomendação da Bíblia é:  Cada um fique na vocação em que foi chamado "  . I Co 7:20).
Não importa a sua idade ou em que área esteja atuando, se está  confuso, infeliz, frustrado pelo que faz, faça o teste para ajustar o seu foco. Fiz um novo teste aos 62 anos e aos 70 anos. Estou em plena atividade dentro de minha vocação e chamado. Vocação é por toda vida, entretanto, sempre precisaremos  reformular, fazer ajustes, requalificar, revalidar.  Recomenda-se a cada ciclo que se encerra.     
 . Se você deseja  fazer o teste - do Career Direct, ou o teste de Perfil de Comportamento ( DISC) - entre em contato no meu e-mail, darei informações como funciona  ( araosalgado@gmail.com ) 
                                                                                      Por amor a Cristo!


3 comentários:

  1. Que colocação maravilhosa sobre dons e chamado.Glorias a Deus por sua vida irmão que continue sendo Benção na vida de muitas pessoas.🙏

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber mais fedeebeak desse assunto. Precisamos enfre
    ntar temas como esses com coragem e transparência.

    ResponderExcluir
  3. Amado Varão
    Arão Salgado,
    Este texto traduz em palavras muitos dos dilemas que ouço e recebo no meu Ministério.
    Tenho visto pessoas certas nos lugares errados, no que tange a igreja.
    Tenho visto pessoas erradas nos lugares errados.
    Mas tenho visto mais pessoas certas nos lugares errados.
    Neste último caso, exemplos dramáticos de pessoas que se julgam vocacionados para o Ministério como um todo e às vezes o são para alguns aspectos apenas, mas se sentem "obrigadas" a carregar pesados fardos ministeriais, que os desgastam, que os adoecem e pouco a pouco, vai minando forças e energias, despendidos inutilmente, ainda que pensem ser para a glória de Deus.
    Como o irmão, eu também creio em vocações integrais e bem sucedidas. Mas quando vejo a plêiade de Ministros e Missionarios que estão à beira de um ataque cardíaco.
    Defendo que sim, deve-se fazer testes vocacionados sérios que podem ajudar a definir carreiras e ministérios.
    Defendo também, a bi-ocupação, especialmente para colegiado de lideranças, onde pode haver Pessoas super qualificados ministerialmente, mas que não se sentem desejosas de trabalhar em tempo integral.
    Enfim, quis apenas endossar o assunto e estou me prolongando....
    Quero parabenizar o Autor por levantar esta "bola"....dei meus "chutes". Passo a bola agora🤣

    ResponderExcluir