Terminamos o ano de 2020
profetizando um ano de 2021 desfrutando do "Infinitamente Mais de Deus'.
Iniciaremos o ano escolhendo o tema ' Generosidade - Principal Pilar da
Prosperidade'. A Bíblia diz que somos conhecidos pelas práticas de boas obras. A
generosidade é uma fiel alinhada da fé. A bênção da prosperidade só fará
sentido se alargarmos as fronteiras da generosidade. Como saber se meu estilo
de vida cristã se encaixa intencionalmente generosidade? A Bíblia aponta
princípios como fazer:
. Princípio 1: Tudo pertence a Deus somos apenas administradores.
A compreensão de que tudo pertence a Deus começa com o reconhecimento que os recursos inerentes em mim (internos) e os recursos externos são providências divinas a meu favor: " Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele" Colossenses 1:16. A tendência humana colocar Deus como coadjuvante; assim, nos colocamos como protagonistas de nossos sucessos criando nossas próprias regras de generosidade. Quando os revezes acontecem dividimos com Deus os fracassos e frustrações. Em síntese: A generosidade é um dom divino que se verbaliza em uma alma que reconhece que tudo pertence a Deus.
. Princípio 2: Administramos as coisas de Deus para um propósito divino. O cristão passa pela faculdade da Teologia Divina. Nessa escola recebe o titulo de mordomo de Deus para administrar tudo o que for colocado em suas mãos: " E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim" Lucas 12:42,43. Um profissional qualificado ao se formar faz um juramento de fidelidade ao exercício da profissão. O cristão assume esse compromisso ético, moral e espiritual com Deus. Tudo que conquistar e administrar é com o proposito de glorificar a Deus. Erramos ao interpretar as Escrituras achando que entregando os dízimos, ou pequena parte em ofertas designadas estamos de bem com Deus. O fato é que Deus nos coloca como administradores estratégicos nesse mundo, capacitando-nos e ampliando os recursos, para que as necessidades do seu Reino sejam atendidas. Inclui nesse pacote generosidade e justiça.
. Principio 3: A prosperidade fora dos propósitos de Deus gera avareza. . Esse é um texto bíblico que não pode passar batido e negligenciado: " Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação" I Timóteo 6:17. Perceba que se trata de uma ordem divina, todos precisamos saber disso e praticar. Toda prosperidade fora dos propósitos de Deus gera arrogância, disfunção e corrupção. A cultura do mundo não gera generosidade; mas sim, dependência, fisiologismo arrogante e escravizador.
. Princípio 4: A generosidade é um dever moral em um mundo desigual. Vivemos em um mundo caído. Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem em situação de extrema pobreza. Ajudar os pobre é um dever moral, universal. Aplica-se em todas as culturas e povos. É uma essência do caráter de Deus. Cuidar dos pobres e dos necessitados é um mandamento divino, um investimento que se reverterá em bênção: "Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições" Provérbios 28:27. Não se trata de uma lei religiosa, trata-se de uma lei moral. Nesse sentido nós cristãos perdemos de goleada para outros segmentos religiosos, até para os ateístas. A Bíblia ensina práticas de boas obras como dever moral motivada pelo amor. A negligência de ajudar os pobres, por achar que a Graça basta, e a prática de fazer boas obras para ganhar a salvação, não encontram guaridas nas Escrituras. Provérbio 28:27 (acima) e todo ensino de Jesus conduzem à pratica da generosidade: " Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; ..." Mateus 25: 35. O Senhor deixa claro que fazendo essas coisas como se fosse para ele próprio.
.Princípio 5: A generosidade uma ação voluntária até mesmo sacrificial. . A generosidade é um fruto espiritual, gerado pelo Espirito Santo. Nenhum de nós, vivendo em um mundo corrupto em todos os níveis, voluntariamente se propõe a ser generoso a ponto sacrificial. A vida de Cristo, em nós, que gera essa comoção interior de generosidade. Não estar mais sob escravidão financeira, dominado pelo espirito de Mamom que gera egoísmo e avareza. Generosidade é viver em plena liberdade de escolher amar o próximo na mesma condição de amar mim mesmo. A questão não é o quanto que devo ser generoso; mas sim, glorificar a Deus com o pouco ou com o muito: "Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra" 2 Coríntios 9:7-8. Não deixe esse principio bíblico ficar fora de sua agenda financeira.
Refletindo ...
Comece bem o ano de 2021 em que a fé e a generosidade se alinhem em seu estilo de vida financeiro. Generosidade ampla, robusta, radical, rompe com o poder do amor ao dinheiro ( 'raiz de todo o mal') . Se a Bíblia afirma que é melhor 'dar' do que 'receber', entendemos ser o bastante para atrair prosperidade. Se você crê como princípio de vida, então, o que te impede fazer? Por outro lado fique atento com as armadilhas de Mamom, de levar a um consumo desenfreado e a ganância. A Bíblia tem uma palavra sobre isso: " Aqueles que desejam enriquecer caem em tentações e armadilhas e em muitos desejos tolos e nocivos, que os levam à ruína e destruição" I Tm 6:9 .
Por amor a Cristo!
Li e fui abençoado com este recado de Deus através do ir. Arão. Generosidade é uma característica de uma alma piedosa e agradecida
ResponderExcluirGenerosidade é a antítese da Avareza, (que a Bíblia diz ser idolatria)o que pratica a generosidafe não terá amor ao dinheiro.
Muitas lições a mais. Recomendo a leitura.
Amei .
ResponderExcluir