Esse é um tema desafiador. Não se trata de uma equação aritmética, mas sim, uma equação da vida. ' -MDC + MDM - Mais De Cristo, Menos de Mim', será o tema de um Seminário de Mordomia Cristã que estamos preparando para ministrar em nossa Igreja que temos a honra em servir por 42 anos. Vamos encarar esse tema como uma proposta de uma transição de "Menos De mim" para "Mais de Cristo'. Uma jornada de cinco Princípios Bíblicos:
1- Valores Que Formam as Nossas Crenças. . O ser humano luta para estabelecer o seu 'Status' buscando uma melhor posição profissional e social. Os valores têm grande impacto sobre o Status em um mundo desigual e competitivo. O cristão não deve entrar nesse jogo. Os nossos valores tem o seu próprio padrão ético e moral independente de posição social e nível profissional definido pelo sistema do mundo. Para nós cristãos, Cristo, passa ser o nosso padrão perfeito. Quanto mais de Cristo em mim, mas parecido fico com a sua santidade. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" ( Gál.2:20). Os valores formam as nossas crenças que são combustíveis para acreditar naquilo que fazemos. Os valores nos levam a um comprometimento colocando nossa meta em Cristo " Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" ( Col 3:3,4). Se o meu valor é Cristo, logo, minha meta "Menos de Mim, Mas de Cristo".
2- Definir o Nosso Verdadeiro Papel. . Se já tenho definido o meu valor, que é Cristo, preciso definir o meu verdadeiro papel na vida de Cristo, que sabemos que é através da sua Igreja. Nesse contexto, Qual é o meu papel? Se Cristo é o meu Valor, se estou decido a viver "Menos de Mim e Mais de Cristo', então, devo viver na dependência do Espirito Santo, que me capacitará para o exercício cristão. Fazer parte do ministério de Jesus Cristo não há lugar de preferencia nem papéis divididos em categorias. O Espírito Santo capacita a Igreja para edificação dos santos para o exercício dos ministérios ( leia Efésios 4:11,12). Na verdade o nosso papel é de servo: " O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado" Mateus 23:11,12.
3- Definir o Nosso Verdadeiro Objetivo de Vida. . Se o meu valor já está definido, 'Mais De Cristo', se o meu papel é de servo, então, ficará fácil definir os meus objetivos:
a) Cooperar com Cristo na expansão do seu Reino - as últimas instruções de Jesus aos seus discípulos: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações..." ( Mt. 28:19.a).
b) Cooperar no desenvolvimento dos novos convertidos - as instruções do apóstolo Paulo, à Igreja em Éfesos: " E Ele mesmo ( Cristo) concedeu uns para apóstolos,; outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo" ( Ef. 4:11,12). O cristão comprometido com a Obra de Deus, nesse mundo, não tem outra alternativa, precisa encaixar-se nesses objetivos já estabelecidos no ministério de Jesus cristo. Não existe um plano B, nem para pessoas nem para corporações religiosas.
c) Cooperar para que haja unidade na Igreja - esse é um objetivo nobre que exigirá de minha parte 'Menos de Mim, Mais de Cristo'. Cooperar com a unidade no corpo de Cristo é a chave para atrair as pessoas à Cristo: " O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" Romanos 15:5,6. A visão original de Jesus Cristo de alcançar o mundo perdido não seria através de divisões, mas sim, pelo processo da multiplicação, da cooperação e da unidade.
4- Programar o "G P S" Financeiro nos Padrões Bíblicos. . Se todos os princípios ( 1 a 3) são difíceis de gerir na prática cristã, o que dizer do princípio financeiro nos padrões bíblicos. Como deve funcionar o ' G P S ' Financeiro nos Padrões Bíblicos? G P S= ( GASTAR, POUPAR,SERVIR). no próximo tema discorreremos um pouco mais sobre o GPS. Como introdução, em tese, o 'GPS' nos conduz a um destino. Esse destino poderá ser promissor, mas poderá ser trágico. Isso dependerá a forma como lidamos com as questões financeiras. Se gastamos tudo, comprometemos nosso futuro. Se poupamos o máximo que pudermos, comprometemos o Reino de Deus. O 'GPS' financeiro bíblico nos padrões Bíblicos oferece um estilo de vida ( - MDM + MDC). Será prazeroso contribuir para o crescimento das pessoas e para cumprir a ordem de Cristo: de chegar o Evangelho de salvação a todas as pessoas da terra. Os recursos financeiros só terão sentido para o crente se alcançar esse objetivo: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" Mateus 6: 19-21).
5- Ter uma Mente Aberta para Crescer e Contribuir. .Uma mente aberta não significa que é para tudo absolver de tudo o que se tem no mercado das informações. Vivemos a era de muitas informações. Precisamos filtrar o que serve e o que não serve. Nosso Filtro é cristo: "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo" 1 Co 2:16. Se minha meta é 'Mais de Cristo' preciso renovar minha mente a cada dia " Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Rm 12:2.
Refletindo:
.Amor a Cristo!
Fui abençoado com a leitura deste artigo. Tenho desejado, desde muito tempo viver esta equação Muito Menos de Mim e Muito MAIS DE CRISTO. tenho procurado viver os principios de 01 a 03 e com a ajuda do meu Coach, sr. Arão Salgado, sim, o próprio Autor deste artigo, estamos, minha Esposa e Eu, colocando em prática o "GPS", mas estamos no inicio deste caminho e ainda temos alguns "ruídos", mas estamos progredindo. Mas a despeito de tudo temos vivido intensamente o 5º passo. Temos crescido e contribuido. Louvado Seja Deus! Obrigado ir. Arão!
ResponderExcluirFico feliz em ouvir esse depoimento vindo de um mestre altamente qualificado e de uma simplicidade de humildade que me constrange.🙌
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGlórias à Deus!
ResponderExcluirInfelizmente muitos estão longe desses princípios, mas não vamos desistir, vamos continuar fazendo nossa parte, e Deus, com toda certeza, estará fazendo a Dele. Amém!!!